terça-feira, 27 de março de 2007

O "Grande" Sala' e o Desafinado Hino da Alegria


O nosso "estimado" ditador, que tanto emperrou este país e o envenenou de uma mentalidade cusca e beata, é o Grande Português para muita gente, que não tem mais que fazer se não mobilizar-se para ganhar concursinhos de mente diminuída. Isto, para entesar o espírito nacionalista-neofascista e acossar defensores da democracia, com estas picardiazinhas e amostras de vitória - quase como Super Dragões a roerem-se pela Lazio de Roma, contra clubes de ódio de estimação.

De qualquer modo, arrebitou-se o movimento nacionalista, desta extrema-direita pop, que tenta tomar conta agora de Associações Académicas e de Estudantes de Secundário, invertendo o paradigma- a regência que era comum à esquerda e ambientalistas, ou então no centrão (pff - digo eu!). Ora, o que eu quero dizer é que, apesar da ironia com que eu vejo isto, sobra-me um vagão de preocupações pois, mesmo sendo poucos, estes têm tiques de paramilitarismo. Quantos deles não foram condenados por agressões e homicídio de índole racista e xenófoba? Não é este mundo, e este país, de todos os que devem querer viver nele em paz e harmonia?
E por esta Europa fora: vamos cair no engodo fundamentalista do novo pontificado em Roma e da crescente ideia corrente, e despropositada, do Design Inteligente e do Conservadorismo de Família que assola a Polónia, na sua caça a gays e comunistas?

Lá se iam os valores fundadores da União Europeia por estes canos abaixo. É que, também, na impotência de uma Constituição europeia inexistente, o objectivo de Paz e de Solidariedade entre países europeus esvai-se no borbulhar da impunidade destes radicalismos, e com ele o sonho e a utopia - à atenção dos pensadores inconsequentes de (centro)esquerda.

E nós, é nestas figuras que nos mostramos ao Mundo?

1 comentário:

The Perfect Drug disse...

Partilho maximamente da tua opinião. Um brinde à (falta de) cultura portuguesa!