segunda-feira, 28 de maio de 2007

Esquizofrenia Generalizada?

Eu surpreendo-me como de repente tudo e todos ficaram medrosos com um suposto cerco do Governo de Sócrates à liberdade de expressão. Balelas digo: fosse isso verdade e não se colavam cartazes a chamar "camelo" a um ministro - por muito digam que a interpretação estará na cabeça de cada um; nem se chegaria ao paradoxo de se defender a legitimidade do livre insulto com uma fome de quem defende um direito fundamental consgrado na Declaração dos Direitos do Homem, nem tão pouco o director de programas da RTP estaria em funções com programas tão jocosos (esses sim) como o Gato Fedorento ou o Contra-Informação.
As pressões, por muito fascizóides que sejam, sempre existiram com este e com qualquer governo ou desgoverno. E não foi por pressão que se deixou de fazer isto ou aquilo, de se contar esta ou outra piada. Valha-nos a panóplia das divindades! O Governo pode não agradar mas não se rotule de papão governos socialistas sempre que os há: ou são fascistas, ou são pedófilos, ou são despesistas... As eleições existem para corrigir atitudes governamentais, ou também têm as pessoas medo de serem empurrados na escolha? É o exagero!

3 comentários:

Pedro Morgado disse...

Caro Vitor,
O texto do António Barreto acusa todos: Governo e oposição são responsáveis por este degradar da democracia para níveis desconhecidos após o 25 de Abril.

Só não vê quem não quer (ou quem não pode).

Anónimo disse...

O mais grave do caso do professor Charrua não é a acção do governo ou do nosso primeiro. Preocupante é o regresso à cultura do bufo, da acusação e da queixa face ao vizinho do lado: no local de trabalho, no café ou em casa.
Actuar em nome da bufisse, promovê-la ou premiá-la é um sinal extremamente preocupante do regresso aos tempos da outra senhora.
Depois queixem-se...

Vítor Pimenta disse...

Eu sei que acusa todos. Mas só o contextualizei neste ambiente de ressabiadismo apalermado. Sinceramente acho que se tem exagerado. Não noto nada que não seja comum desde sempre na Democracia. Há demasiada emoção no ar por um medo que eu acho desporporcionado. E sim Pedro, concordo contigo, é culpa de todos pois é... Pena que raramente o afirmem. Estamos mal? Em Espanha pelos vistos o mal da corrupção democraticamente compensada existe também...