terça-feira, 18 de setembro de 2007

No rodeo da novidade Barack Obama e do decote de Hilary Clinton...

...surge uma terceira via nos Democratas. É ele - e já o anuciava no fundo da coluna lateral do blog - um pequeno grande congressista que por mim, fosse eu americano, levava os votos todos.

Dennis Kucinich é um timoneiro de paz e relax. Defende eutanásia, liberalização das drogas leves, um sistema nacional de Saúde universal nos Estados Unidos, o aborto, a prostituição legal, o direito a casamento e adopção por casais de pessoas do mesmo sexo, a legalização dos imigrantes ilegais. Além disso é contra a pena de morte, ecologista - quer mais aposta nas energias renováveis e mais taxas sobre as petrolíferas - e defende relutantemente as vias diplomáticas como forma de resolução dos conflitos. Foi e é contra a intervenção no Iraque, e actualmente evita uma nova no Irão. Mas basta ver o slogan de campanha completamente atípico na América recente: "Strenght Trought Peace", que é como quem diz, "Força através da Paz".

Ainda lhe abonam outras interessantes coisas: no YouTube tem um canal no qual responde directamente a cada cidadão interessado que lhe faça perguntas e a sua mulher, Elizabeth Harper, é um pedaço de britânica ruiva de 30 anos...

E perdoem-me este devaneio com gente que me agrada, mas isto sim é ser político em Democracia.

6 comentários:

Anónimo disse...

relutantemente = com reservas, sem convicção; não me parece que fosse essa a intenção do termo utilizado naquele contexto

Marco Gomes disse...

Dennis Kucinich é um bom candidato, mas penso que é muito atípico para o conservadorismo da política americana.
Por isso, sem hipóteses para a governação.
O que é um mal maior, porque parace ser o melhor dos candidatos, pelo menos aos nossos olhos.

Anónimo disse...

Há aqui um anónimo que deve consultar outro dicionário. Relutantemente=que tem relutância;
obstinado;teimoso.
Mudando de assunto, ainda não disse ao Vítor que gostei muito de ver o Zé e a Estela no vídeo da festa do Arco de Baúlhe:).Estão muito bem:).
No que respeita ao post, o candidato agrada-me deveras:))perante as posições assumidas.Cumprimentos.

Anónimo disse...

Concordo com o Marco. O Kucinich é de tal forma «diferente» para o pensamento americano vigente que não tem qualquer hipóteses de chegar à investidura democrata, quanto mais à presidência.
Para mal dos nossos (Mundo) pecados...

Anónimo disse...

Eu gostaria de deixar um comentário com maior numero de conteúdos mas, quem comentou antes de mim ja clarificou a essencia deste post.
Digamos que ele é o "Louçã Americano", mas com uma mulher mais bonita.

Vítor Pimenta disse...

Eu quando disse que "isto sim é político em democracia" falo da proximidade e do respeito ao eleitor. Por outro lado o mundo na escalada que está, ambiental e de violência, precisa de tudo menos de soluções ao jeito conservador e à moda de sempre. É tempo de uma volta por cima e não de redundâncias...