segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Palmas p'o Sócrates



O Primeiro-Ministro recebido em aplausos na Praça do Município de Braga, na última Cimeira Ibérica. Há quem diga que foi gente contratada, há quem diga que pensavam que era o Zapatero ao longe...

De qualquer modo sempre achei de uma falta de respeito e cultura democrática, para com instituições políticas do País, o protesto e os apupos em cerimónias protocolares ou públicas desta natureza. Sinal de atraso. Não gostei quando o fizeram a Durão Barroso na Luz, não gostei quando o fizeram a Guterres no Pavilhão Atlântico no Final Four da ATP.

Não votei no Cavaco, e tão pouco tenho grande admiração por ele, mas é o Presidente da República, e tal como José Sócrates, eleito pela maioria das pessoas. Meu Presidente portanto e merece o respeito que de um cargo que o é à parte de qualquer homem e qualquer circunstância ...

8 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Quem foi eleito foram os deputados, ninguém vota por definição num primeiro ministro.

josé manuel faria disse...

Bem observado gótico. Os albicastrenses é que votaram em Sócrates.

Francisco Rodrigues disse...

De qualquer modo, acrescento que nem aplaudo nem assobio, são-me indiferentes da mesma forma que eu lhes sou indiferente. Eles infelizmente têm outras preocupações.

Vimaranes disse...

Concordo inteiramente que, pelo menos , quando estão em representação do nosso país, mormente em momentos como aqueles que foram citados no texto, qualquer tipo de contestação do género é reprovável e significa alguma falta de cultura democrática. Também não votei em Sócrates e entendo que haja algumas, ou muitas razões para o apupar, mas... há limites e o maior sinal de contestação que se poderá dar a Sócrates é nas urnas.

Ângelo Pitães disse...

Percebo o teu ponto de vista, Vitor, mas de todo não concordo. Desde que não se chegue a extremos as pessoas têm todo o direito de expressar a sua opinião. A fase que se está a atravessar neste país não poderia resultar em outro tipo de expressão pública para com o Primeiro Ministro. É uma cerimónia de estado mas não vamos ser hipócritas e mostrar aos "de fora" que tudo está bem, quando tal não é verdade. Se o Sócrates tivesse sido aplaudido, aí sim seria um mau sinal da sociedade bracarense no caso.

famalicense disse...

Vaiaram ? deixem lá ! as pessoas que o fizeram, pensavam que estavam a vaiar o Zappatero.

obs: pelos vistos ninguém votou em Sócrates. nem sei como ele foi lá parar, deve ser por isso que alguns dizem estar-mos numa ditadura.

Vítor Pimenta disse...

Não ponho em causa o direito da pessoas vaiarem esta ou determinada pessoa. Mas posso censurar porque tenho esse igual direito. Acho que há melhores formas de protesto, o voto é a melhor e mais responsável de todas.

O mais engraçado é que vejo mais uma tentativa de expiar o bode do que fazer por mudar as coisas do fundo e participar da mudança. Não, a inércia dos brandos costumes dá antes para berrar insultos e assobiar para o lado.

Pedro Morgado disse...

Caro Vitor,

Incorres num erro gravíssimo: as "figuras de estado", ao contrário das missas, não são sagradas.

Por outro lado, parece que estás a defender um "podes votar, mas em caladinho."

É legítimo que não gostes das vaias. Como é legítimo que elas aconteçam.

Abraço,
PM