terça-feira, 24 de junho de 2008

Requiem

Morreu hoje um dos mais geniais homens simples de Cabeceiras de Basto: Joaquim Santos. Tinha 72 anos.

Mais que as missas curtas que dava, quando substituía párocos idos fora, sem maçar-nos a nós, pequenos e cheios de pressa com sermões em léguas -muito mais! digo - era Padre Doutor em Música, um talentoso compositor muito respeitado em Roma. Acessível no sorriso terno, foi também meu professor de Educação Musical. A 13 de Abril deste ano, abracei-o emocionado, no concerto em sua homenagem, quando o Mosteiro de São Miguel de Refojos se tornou ainda mais imponente, enlevado pelas as suas composições cantadas. Do arrepio, d'altura, ainda me ressoa um poema de Torga musicado por ele. É a sua música, daquela que tira aos homens os pés da terra, a sua grandiosa herança. Mesmo assim, Cabeceiras de Basto, o Minho e o País - provavelmente sem dar por isso - estão mais vazios...

6 comentários:

Anónimo disse...

É uma perda irreparável para o concelho e para Portugal. Não sabia, e estou "chocado".
Foi meu professor e era um amigo, para além de ser um dos maiores compositores do mundo. Paz à sua alma.

Gabriela disse...

Um grande Cabeceirense, sem dúvida, caro Vítor... O que vale é que, em nós, o respeito, a admiração e o orgulho em gente de tanto valor é exactamente como a obra que deixa: imortal.

Anónimo disse...

Vi hoje no Diário do Minho e fiquei triste, também estive na sua omenagem, fui sua aluna e fiz parte do grupo coral e instrumental que formamos no Colégio.

é sem dúvida uma grande perda no entanto, o Dr. Santos nunca será esquecido.

Sentidos pêsamos à família.

Anónimo disse...

Também quero prestar a minha omenagem, conheci muito bém o Dr. Santos, penso que a maior parte dos Cabeceirenses foram seus alunos, fizeram parte do grupo coral e instrumental ou comheciam-no pelo seu amor à música.

É sem dúvida uma grande perda não só para Cabeceiras mas para o mundo...

Felicito aqueles que em boa hora o homenagiaram em vida.

Sentidos pêsamos para a família.


Adeus Dr. Santos

Nuno Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Costa disse...

2 poemas de Miguel Torga por Joaquim dos Santos...

www.maestrojoaquimdossantos.blogspot.com