terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Latex do Demónio

Incentivados pela Área de Projecto, um conjunto de alunos do Externato de S. Miguel de Refojos, único estabelecimento de ensino secundário de Cabeceiras de Basto e da propriedade da Igreja Católica em "concordata" com o Estado, decidiu comemorar este ano o Dia Mundial de Luta contra a Sida. Tudo bem, segundo o conselho directivo, desde que não se vejam cartazes com preservativos.

Faz-se a luta, escondendo-se as armas para atacar o problema, e não havendo lugar para se falar de sexo abertamente, nem do que por ele se pode apanhar, resta à juventude cabeceirense - também com indícios preocupantes de maternidade adolescente e consumo de pílulas do dia seguinte (segundo me indicaram alguns profissionais de saúde) - as teoricamente eficazes mas pouco eficientes medidas preventivas: no-sex até ao casamento ou no-sex em altura nenhuma. São estas as condicionantes inerentes à falta de ensino público, laico e responsabilizante em Cabeceiras de Basto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo, os meus sinceros parabéns por meter o dedo na ferida. Esta luta para o Colégio informar devidamente as pessoas já tem décadas. Mas a alternativa continua por existir. Foi por esta ausência de informação que eu, e colegas meus tivémos que estudar posteriormente noutras instituições que não o Colégio de Cabeceiras. Mas, ainda hoje tenho (temos?) tiques que resultam do tipo de ensino existente nesse Colégio. Dos anos que lá passei (passámos, sem alternativa). Que não é necessário descrever. Se um dia for Primeiro-Ministro, a primeira coisa que garanto fazer é uma Escola em Cabeceiras que realmente o seja: que eduque. Que informe. Um abraço e continue o Blog ineterssante.

Andre Manuel Pereira disse...

Isto é mais um motivo para o descrédito em que vai caindo a igreja católica!!!

Mais uma vez...cai-se na politica irresponsavel!!! mas talvez seja melhor morrer com sida e ir para o "reino dos céus", do que viver mais uns tempos e depois ir sabe-se lá para onde!

E é com esta politica católica que se vão formando os jovens d hoje e os homens de amanha!!!

Lutar contra a sida e não divulgar o melhor dos meios contraceptivos é contribuir para a sua propagação!!!

Resta duas hipoteses aos seguidores desta teoria...
Sexo,doenças e problemas,mas a salvação!!!

E assim continua a igreja católica a puxar os jovens para o seu lado!!

Dario Silva disse...

Essa malta é estúpida ou simplemente anda lélé da cuca?

A sério: tratem-se!

Anónimo disse...

Caríssimo bloguista, verifica-se que a sua falta de informação relativamente às actividades que o Externato desenvolve/ desenvolveu no âmbito da Educação para a saúde é marcante. Desde já aproveito para o actualizar fazendo saber que,
esta instituição de ensino desde há muito que implementou um programa de educação para a saúde, na qual são tratados sem qualquer pudor todos os assuntos referentes a comportamentos que visam uma promoção de vida saudável.
Fica um conselho... antes de qualquer comentário maldoso, queira estar correctamente informado, senão cai no erro de se tornar um plágio, na versão provinciana, do Dr. Miguel Sousa Tavares.

Vítor Pimenta disse...

Caríssimo anónimo. Desde já agradeço o seu esclarecimento - que nos deixa a todos muito mais sossegados...

Quanto a isto, acredito que se faça o trabalho possível no Externato. Mas, de verdade, o motivo para o "comentário maldoso” não surgiu em cima de uma azinheira. Não invento assuntos só para comentar. Desculpe a impertinência.