domingo, 30 de novembro de 2008

Um movimento em crescendo

Cavaco vai receber Movimento contra barragem de Fridão

O Movimento Cidadania para o Desenvolvimento do Tâmega, que luta contra a construção da barragem de Fridão, em Amarante, vai ser recebido quarta-feira pelo Presidente da República,
anunciou hoje a organização.

Cavaco Silva visita a 03 de Dezembro o Município do Marco de Canaveses, onde vai inaugurar um parque fluvial no rio Tâmega e as piscinas municipais de Alpendorada e Matos.

Será após a sessão de boas-vindas, na qual o Presidente da República receberá a Medalha de Honra e o título de cidadão honorário do Município, que uma delegação do movimento contestatário das barragens no rio Tâmega entregará a Cavaco Silva um exemplar do Manifesto Anti-barragem «Salvar o Tâmega e a vida no Olo».

O líder do movimento, Emanuel Queirós, disse à Lusa que o lançamento do manifesto anti-barragem serve «para mobilizar a população para a fase da discussão pública» sobre o projecto da barragem, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2009, quando for apreciado o estudo de impacte ambiental, em elaboração.
Além do manifesto, o movimento anti-barragem lançou uma petição na internet, que recolheu mais de 1.100 assinaturas em menos de duas semanas.

Cavaco vai receber Movimento contra barragem de Fridão
O manifesto é subscrito por cidadãos dos quatro concelhos afectados pela construção do empreendimento - Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Amarante.

«As Barragens do Tâmega vêm fazer a artificialização do rio, provocam a implosão do vale, a destruição dos ecossistemas, ou seja, a interrupção da vida natural tal como nós a conhecemos», considera o movimento de cidadãos.

Insurgindo-se contra «a falta de voz de determinação e reivindicação» dos órgãos da região, o movimento quer fazer ouvir a sua voz junto dos órgãos de estado.»
[Diário Digital]

Já agora, qualquer dos leitores interessados (sobretudo de Cabeceiras de Basto) que queiram juntar-se ao movimento, que não tem uma estrutura orgânica que não a da livre vontade e disponibilidade dos seus membros, envie mail para malmaior@gmail.com ou visite o site do Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega

Adenda: Notícia no Marão OnLine

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Vítor, que este mal dizer tem uma sólida vertente cidadã na procura de bem fazer (ou, pelo menos, de fazer bem melhor do que os sentidos percepcionam!)
José Emanuel Queirós