Segundo Daniel Conde, em comentário ao post comemorativo dos 60 anos da chegada do comboio a Arco de Baúlhe:
"Numa pesquisa pela Internet, recolhi alguns dados sobre ciclovias versus caminho-de-ferro, fiz alguns cálculos, e os números são desconcertantes. Senão veja:
1- A FEVE (Ferrocarriles de Via Estrecha) gere em Espanha 1200km de Vias Estreitas, 300km deles electrificados. Comprou recentemente 120 novos vagões de mercadorias (16 M€), 12 novos comboios (49 M€) capazes de atingir os 120 km/h, gere 8 comboios históricos (Portugal inteiro só tem 2) sendo um deles o Transcantábrico, o mais antigo e luxuoso da Península Ibérica, e REABRIU em 2003 uma linha encerrada em 1991 com 340 km de extensão;
2- Reabrir 340 km de VE em Portugal seria o equivalente a reabrir a Linha do Tâmega (40 km encerrados), do Corgo (71km encerrados), do Tua (76km encerrados), do Sabor (105km encerrados), do Douro (28km encerrados), e com os restantes quilómetros quase que se ia de Bragança à Puebla de Sanábria, almejada meta para a Linha do Tua;
3- Esta reabertura ficou orçada em 42 M€, ou seja, um custo de € 123.500/km. A ciclovia do Sabor está a custar € 125.000/km, mais renda anual de € 10.000 paga à REFER. É utilizada maioritariamente pelos locais, ou seja, representa gastos residuais ou nulos em Turismo, e trata-se tão só de um caminho de terra batida, que demais a mais já existia: era o canal descarnado da Linha do Sabor. Trocado por miúdos, gasta-se mais a ter uma ciclovia sem retorno de investimento, do que reabrir uma via-férrea;
4- Um plano de reabertura de parte da Linha do Sabor, feito em 1995, ficou orçado em 30 mil contos, a dinheiro de hoje seria € 6.500/km. Na altura a CM de Torre de Moncorvo achou incomportável, algo que hoje em dia não acha de € 125.000/km mais renda anual de € 10.000. E a tudo isto o QREN sorri, financiando generosamente projectos sem nenhum futuro.
Como vê, é tão fácil desmontar este erro crasso de estratégia de mobilidade e Turismo que são as ciclovias!"
3 comentários:
Há coisas Ridículas não há????
E pensar que 2KM de auto-estrada dão para reabrir a Linha do Douro até Espanha...
Pensem nisso!!
5 estrelas...palavras para que???
divulga esse artigo...a sério, é um favor que fazes a todos os cabeceirenses!!! a todos!!!
Pois é, talvez um dia aprendamos a aproveitar (e reaproveitar) o que cá temos de bonito e de valioso, em vez de deixarmos as boas ideias todas para os estrangeiros. Mas quem pegará em projectos assim, quem correrá o risco em tempos de crise? Seria preciso haver políticos, gestores e empresários com visão, e disso não temos por cá muito.
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