segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os "Pastores"



mais aqui.

25 comentários:

Andre Manuel Pereira disse...

fantastico!e pra mim que tou um pouco "longe" da questão e não me é possivel ver a televisão portuguesa, através do blog reparo que nada mudou e que os pastores são sempre os mesmos!!!

Continuamos no mesmo!!!acho que hoje quando há algum comicio PS no distrito(ou mais longe, visto que em lisboa tambem e possivel)os jornalistas já procuram por Cabeceiras...e pelo "pastor", esse que é inconfundivel!!

Enfim..é o que temos, acreditem que quem tá fora sente vergonha pela sua terra, no fim das contas só se fala de cabeceiras quando é para o mal...
como diz o "pastor"..ao menos fala-se!!!

Paulo Vieira disse...

A Democracia é o povo e se o povo quer visitar santuários religiosos e de seguida ir a um comício, desde que aqueles que organizam "estas coisas" não vão contra a liberdade individual de cada um e penso que ninguém que esteve naqueles pavilhões estava lá obrigado por mim tudo bem. Eu não fui mas não censuro quem vá independentemente da bandeira que leva na mão. Vergonha de ser Cabeceirense? Não cabe-nos como Cabeceirenses promover a nossa terra e não é por haver um ou outro relato menos bom que Cabeceiras passa a ser "vergonhosa". É sempre muito perigoso generalizar.


P.S. Hoje é dia Mundial da Criança. Embora alguns adultos nos desiludam as crianças enchem-nos de orgulho e o futuro pertence-lhes.

Anónimo disse...

Chiquinho Panocha... Não é o pastor mas sim o lobo mau!!!

Zé Alberto (Painzela) disse...

Percebe-se que aquela senhora de Cabeceiras não soubesse que ia apoiar o senhor Primeiro Ministro. Porque o que ficou combinado desta vez com os idosos, foi uma visita à Serra do Gerês e ao santuário de S. Bento da Porta Aberta. Em vez disso, o roteiro foi ligeiramente alterado. Paragem nas Taipas para uma almoçarada e demanda a Braga para desembocar no comício. Mais uma vez, os mesmos protagonistas do Lisboeta Hotel Altis. Quem pagou a despesa? há grande Vieira da Silva, por alguma coisa recebeste a medalha. Há dinheiro a rodos para campanhas políticas, que vêm dos cursinhos. Estas figuras fazem lembrar os tempos idos do Oliveira de Santa Comba em que as manifestações eram "espontâneas". Naquele tempo também havia "pastores"... vestidos de negro. Este, embora não vestindo de negro, assemelha-se-lhes em tudo, no nível cultural baixo, nas atitudes, nos modos, na arrogância e no desprezo pela imprensa e principalmente no "cachaço gordo".

Anónimo disse...

Vergonha de ser cabeceirense, não tenho. Agora vergonha de ter esta democarcia na nossa terra isso sim. Vergonha de ver a minha terra a ser aximcalhada nas televisões também tenho. E os portagonistas são sempre os mesmos. Valha-nos Deus.
P.S.: Chiquinho (o acessor-pastor) ve lá se tú ganhas vergonha.

Paulo Vieira disse...

Eu acho que vocês estão a olhar para o dedo de quem aponta em vez de olhar para as estrelas. Eu ficaria preocupado se em algum momento transparece-se que havia ali pessoas privadas da sua liberdade, obrigadas a empunhar bandeiras e a aplaudir em determinados momentos. Os comícios políticos precisam de pessoas e penso que seria dificil convencer as pessoas a deslocar-se a Braga ou a Barcelos exclusivamente para aplaudir políticos. Se o "aparelho" cria um programa para "entreter" as pessoas antes do comício eu, embora não concorde, não vejo nisto nada de errado desde que as pessoas vão de livre e espontânea vontade.

O Seringador disse...

Paulo.

Mesmo que não obrigadas a verdade é que cheguei a falar com pessoas idosas que disseram que o passeio era "pela câmara", e que de repente ali se viram, sabe-se lá porquê... Há sempre a possibilidade de haver alguma confusão uma vez que muitas das pessoas que ocupam funções na na câmara municipal e autarquias também são militantes confessos do PS. A gestão da mobilização é que deve ser mais cuidada para não ir nas embrulhadas de Lisboa, da qual saiu muito mal a concelhia socialista. Vale-lhes a sorte de que a Oposição não tem força suficiente para aproveitar estas pontas soltas.

Repórter Amador disse...

Paulo Jorge Vieira,
Subscrevo inteiramente o que dizes... boa análise, bom comentário.

José manuel disse...

Pois, caro seringador! O problema reside mesmo aí. Hoje em Cabeceiras de Basto ninguém sabe onde termina a Câmara e começa o Partido Socialista e vice-versa. Uma pergunta: Será que o PS/Cabeceiras tem assim um orçamento tão generoso que lhe permita oferecer almoços a mais de 150 pessoas nas Taipas? Não me parece. Parece-me isso sim, embora n tenha provas, que há grandes probabilidades de o orçamento ser camarário e portanto estarem dinheiros públicos a alimentar campanhas eleitorais de partidos políticos. Este poder infelizmente, como outros, que pululam por esse país fora está cheio de vícios.

Anónimo disse...

O que me parece a mim é que só sabeis criticar e não tndes quilhões para dizer sequer o nome do BARRETO ide dizer-lhe cara a cara, caralho tindes medo? Cobardes até vos cagais todos.
Levai pra lá outra vez o campilho ao colo que esse sim dava-vos a mama, agora quem for para lá tem de trabalhar MESMO.
Botai-vos à fossa ou façam alguma coisa pela sociedade.

Tenho dito...

Vítor Pimenta disse...

lol

Paulo Vieira disse...

Caro José Manuel:

Certamente que não é com dinheiros públicos que se levam as pessoas nestes passeios/comícios. São actividades próprias dos partidos políticos e seria demasiado "grosseiro" se a Câmara ou qualquer empresa municipal regista-se nas suas contas despesas desta natureza. Se isso algum dia acontece-se estou certo que os órgãos fiscalizadores (assembleia municipal, oposição, ROC, etc.) denunciariam a situação.

Anónimo disse...

impressiona-me uma certa aprovação por parte de algumas pessoas desta atitude de levar as pessoas para comicios sendo o destino na origem camuflado. e pena-me ver pessoas que ainda á chegada não sabem bem para onde vão. até os dirigentes cabeceirenses têm noçaõ daquilo que estavam a fazer, ou senão não tinham aquela reacção perante a comunicação social. VERGONHA É O ADJECTIVO QUE PODE QUALIFICAR ESTE TIPO DE POLITICA. se assim se ganham votos, tanto pior, e não é uma questão de estar contra o Barreto,ou pro Campilho, mas sim de mostrar repulsa com este tipo de manipulaçao de massas e de tirar partido da santa ignorancia dos seus habitantes de Cabeceiras para fazerem "brilharetes" dentro do partido.Parece que se mistura tudo....

Isto só muda quando as pessoas se manifestarem contra isto.

AQUI BASTO EU disse...

Chiquinho Panocha o verdadeiro inspector da PIDE do regime de Salazar!

Viva o 25 de abril!!!
Viva a liberdade!!!

TEMOS FASCISTAS NA CÂMARA DE CABECEIRAS!

AQUI BASTO EU??? disse...

Não sabia que o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Pedraça também fazia parte da Guarda Pretoriana...

Será que o negócio da informática não rende???

Paulo Vieira disse...

Não se trata de aprovação ou reprovação. Eu embora não concorde com os métodos, como disse acima não vejo é nisto nenhuma ilegalidade. Parto de um princípio base de que as pessoas são livres e tem consciência e vontade própria.
Se vamos por este princípio base da democracia em causa então vamos deixar de discutir passeios/comício e discuta-mos modelos sociais e económicos. Vamos olhar para as estrelas e não para o dedo...

Anónimo disse...

manifestações há muitas!!!resultam!!!!!??..talvez só mesmo em frança!!

"forçados" ou não o que é certo é que o tipo de respostas que as pessoas dão nas entrevistas é de quem não sabe como ali foi parar nem o porque de ali estar "comício..nem sei o q é"!!

se o "aparelho"de fazer política assim o obriga estamos mesmo muito mal!!e caríssimo Paulo Vieira..lembro-me de um post seu onde referia, e bem, uma provável elevada taxa de abstenção nas eleições que aí se aproxima...não serão por motivos como este!!!??
ninguém obrigou ninguém..certo,concordo consigo plenamente, mas mexer com a religião - sobretudo nos idosos- para depois atingir a política não é nada ético..ou será!?

e ja agora..porquê autocarros cheios de idosos e não autocarros cheios de jovens!!!?

Mr.

Unknown disse...

que dizem de levar-mos o vitor a ver um jogo do benfica ao estádio da (sem) luz :p ..de graça inclusivé..e depois parar-mos para assistir a um comício!!!??
será que ele não iria todo contente da vida!!??

ninguém o obrigou..certo..mas MANIPULOU-O!!!
novamente a mesma questão..será ético??

algiubiganga disse...

Mas pelo que eu sei, o vitor nao ia enganado, ele é portista.
E pelo que sei , e tenho a certeza, poucos burros há em Cabeceiras. concorda?

Vítor Pimenta disse...

Lamento desapontá-lo mas não sou portista. De qualquer maneira, o futebol do Benfica nos últimos anos, a mim, pouco vale como engodo. :)

Anónimo disse...

falam falam e a máquina socialista lá continua a fazer ver a quem não quer ver como se trabalha. Bem haja anti-democráticos

Paulo Vieira disse...

Caro Anónimo Mr. 12:46 (!!?) não penso que os autocarros estivessem vedados aos jovens. Talvez estes não estejam para "estas coisas". Já manifestei o meu desagrado quanto á utilização destes métodos de criar multidões mas penso que á medida que a sociedade vai avançando culturalmente esta metodologia terá os dias contados, não sendo porém quanto a mim condenável nem mesmo o facto de passar por um qualquer santuário. Quem quer ir ao santuário vai, quem quiser ir ao comício vai e quem quiser ir ao santuário e ao comício vai. Em qualquer dos locais reserva-se o direito individual de entrar.

Quanto ao facto dos jovens se estarem cada vez mais a alhear da política em minha opinião deve-se ao facto dos políticos portugueses serem políticos de carreira muitas vezes mais interessados em manter o lugar do que em conseguir cativar a atenção dos jovens para as matérias em discusão política. Falta alternancia, falta renovação, faltam caras novas na política portuguesa. Quando olhamos para as TV's, jornais, outdoors vemos vezes de mais as mesmas caras e nem sempre caras jovens com ideias novas nas quais os jovens se poderiam rever. É preciso sangue e irreverência para dar um abanão nisto.

Unknown disse...

caríssimo Paulo Vieira..é com agrado que subscrevo o seu 2º parágrafo!!penso que são essas as "guidelines" que deveriam ser seguidas..

quanto ao 1ºparágrafo mantenho a opinião e quero acreditar, humildemente, que ambos sabemos que não é bem assim.."Quem quer ir ao santuário vai, quem quiser ir ao comício vai e quem quiser ir ao santuário e ao comício vai"!!!..mesmo porque não coloca a hipótese de haver alguém que queira ir APENAS E SÓ ao santuário e não ao comício!!!sería grande o atrevimento não!!!?

cumprimentos a todos..

Anónimo disse...

Caro Paulo o senhor até diz umas coisas acertadas mas neste assunto parece ter falhado redondo.
A manifestaçao politica deve ser LAICA, se não vamos ter sempre uma especie de concordata camuflada por senhores que pretendem a junção para parecer bem aos olhos de uma sociedade que a eles proprios convem que continuem a ser ovelhas incultas para serem faceis de conduzir pelo pastor sem cajado e de leque a abnar por entre a multidão para ver quem se porta bem. as coisas não são tao lineares como diz, se as pessos não alinharem estarão logo condenadas pelo regime instaurado e para a proxima quando precisarem do favor da camara ou do Barreto que infelizmente as coisas se misturam tambem não o vai ter porque ele não quer. a sua opinião e mentalidade só dá azo para que isto continue...cuidado porque ao express-la perante o seu filho que tanto refere estará a semear na cabecinha dele uma podridão que em nada interessa á sociedade.

bem haja

Paulo Vieira disse...

Caro Anónimo, não leu com atenção os meus comentários caso contrário ter-se-ia apercebido que embora compreenda as razões porque se fazem estes passeios não concordo com eles. A única diferença entre as nossas opiniões é que o senhor faz disso um "cavalo de batalha" e para mim "é-me igual ao litro" que alguém vá em passeios, visite santuários e de seguida vá a comícios políticos independentemente da bandeira que leva na mão. Por diversas vezes fui à Quanta da Atalaia vi concertos, teatro, exposições e no final participei num comício de bandeira na mão. Uns gostam de música, outros gostam de santos...

Gostei desta troca de ideias e só lamento que haja tanto receio quanto á identificação dos comentários. Em Democracia não devemos ter receio de assumir as nossas opiniões.

P.S. Não me lembra de me ter referido ao meu filho neste post em concreto, mas não se preocupe porque diariamente tento passar-lhe os mesmos valores que os meus pais me passaram.