segunda-feira, 6 de julho de 2009

Autárquicas nas Terras de Basto: Bet and Loose

Terras de Basto: Prognósticos Autárquicas 2009

Estas são as minhas apostas. Se em Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto, a cores vencedoras parecem mais que óbvias, quer pela obra - goste-se ou não - quer pelo deserto de oposição ou pelos tímidos ventos de mudança; em Celorico, Lopes Machado pode dar algum abalo ao Marcelistão - isto porque se confunde a paróquia com o pregador - contra a sempre incómoda ponta solta da "hereditariedade do cargo", que muito ajudou na vitória de Barreto em 1993, no município a norte. Duvido sinceramente é que consiga ganhar.

Já em Mondim, o prognóstico é reservado. Nas encostas do Monte Farinha, as hostes animam-se por uma disputa democrática que vai dar pano para mangas. A costura pode ser acompanhada no Mondim: leituras , n'O Chato e no Casa do Eiró, que alberga dois potenciais vereadores, um socialista outro social-democrata. O PS de Humberto Cerqueira, que perdeu por uns meros 31 votos para o PSD nas autárquicas anteriores e afectado recentemente pela saída de Fernando Gomes (Presidente de Junta da Sede de concelho), tem de aviar-se agora também com um CDS-PP motivado e pronto para colher dos votos sobrantes que fugiram com o decano Fernando Pinto de Sousa para o PSD. O actual edil mondinense ainda não disse um não definitivo à política, irritando os estrategas laranjas. O caldo está prestes a atingir o ponto de fervura.

1 comentário:

Eduardo disse...

Não andarás mt longe da realidade. No entanto, há quanto a mim, duas incógnitas e que são Celorico e Mondim. Julgo que em Mondim, dado o completo desnorte do PSD e as divisões internas ( tenho conhecimento de que há graves problemas para fazer listas nas freguesias, precisamente por não se saber quem é o candidato PSD à Câmara), Humberto Cerqueira tem condições muito favoráveis para vencer a autarquia. Julgo que o CDS subirá a votação e conseguirá eleger um Vereador ( ficou a escassos 6 votos de o conseguir nas últimas), mas penso tb que não obstante o caso Fernando Gomes, de contornos difíceis de entender, o PS conseguirá pela primeira vez ser poder em Mondim. É indiferente se o candidato PSD será Pinto de Moura ou Francisco Ribeiro, pelo simples facto que se instalou na população local a ideia que o concelho parou nestes ultimos 4 anos e que é preciso mudar para que as coisas voltem a mexer. O PSD também vai partir muito tarde, numa altura em que quer o PS quer o CDS já têm as máquinas partidárias nas freguesias afinadas e a trabalhar.
Em Celorico, para mim continua a ser uma incógnita. Há três, quatro meses, eu diria que Lopes Machado tinha as eleições ganhas. Aliás conheço sondagens fiáveis que lhe davam uma diferença assinalável sobre Joaquim Mota e Silva. No entanto, nas últimas três semanas o filho do presidente Albertino terá recuperado bastante terreno e as coisas estão muito equilibradas. Julgo que Joaquim poderá beneficiar muito pelo facto de a onda nacional não estar mt favorável ao PS e as legislaticvas serem 11 dias antes das autárquicas. Este facto, julgo que joga contra Lopes Machado. A ver vamos. Ribeira de pena está tudo dito e Cabeceiras nem vale a pena falar. Se o PSD apresentar uma solução do tipo Luís Miguel Gonçalves ( Luís do Souto), ou João Sá Nogueira, poderá acontecer um "remake" do filme "Massacre no Texas". Barreto ( apesar das asneiradas e de muita burricada que tem andado a fazer entre algumas (poucas) obras bem feitas), poderá conseguir um resultado histórico próximo dos 6/1. 5/2 penso que terá de certeza.