segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quem diria...

«Especialistas consideram urgente investimento num Plano Ferroviário em Portugal nos próximos dez anos, (...) [considerando] o comboio como a solução de transporte mais viável e criticam a obsessão dos últimos governos pela construção de estradas.

“Quando se decide construir uma autoestrada neste país os decisores políticos validam o projeto, fazem-se os estudos estritamente necessários, decide-se e constrói-se. Quando se trata de uma ligação ferroviária, passam-se às vezes 30 anos de estudos, re-estudos e não se faz”, afirmou o especialista em transportes Manuel Tão, investigador na universidade do Algarve, salientando que o ciclo de “actividades económicas ligadas à estrada e ao petróleo, à venda de viaturas e à venda de combustíveis está atualmente em ruptura”.

Manuel Tão realça apenas dois momentos nos últimos anos com algum investimento significativo na via-férrea, principalmente a nível da electrificação da via e investimentos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto: por altura da Expo 98 e do Euro 2004.

“Claro que existem outros investimentos previstos, nomeadamente ao nível da alta velocidade, mas são insuficientes”, afirmou, considerando que Portugal precisava “urgentemente, e nos próximos 10 anos, de um plano de recuperação da rede ferroviária tradicional”[i]

1 comentário:

Catarina disse...

Se estivesse no facebook diria "gosto" :P