quinta-feira, 21 de outubro de 2010

5 Anos



Um não muito feliz aniversário. Logo no dia em que Portugal caiu para o 40.º posto no Ranking de Liberdade de Imprensa. Esteve em 7º lugar em 2007. E mesmo com a crise orçamental e os ratings da dívida pública, por cá ainda interessam mais os rankings da FIFA e da UEFA. 5 anos volvidos, da proliferação dos blogs à sua decadência, em favor do twitter e facebook, este espaço foi sobrevivendo, ainda que não tenham faltado motivos para o encerrar. Come muito do meu espaço mental. Ainda mal ou ainda bem, com o tempo e a prática, aprendi a escrever inflamado mas com substrato. Um exercício de cidadania que resultou também num exercício pessoal. Se fossem vasculhar o blog até à medula, encontrariam, como encontro muitas vezes, motivos de embaraço ou sorriso. No entanto, as lutas que travei e que travo aqui - certas ou não, o tempo dirá - foram e são legítimas na minha consciência. Esse é o sossego que não se esgota no desassossegado e difícil espaço de intervenção cívica em Portugal. Agradeço aos leitores e aos comentadores, que me foram dando razão, mas sobretudo aos que dei o braço a torcer. Acho que cresci, crescemos todos, com os (1847) posts e com as discussões que se geraram. Mesmo sendo o interlocutor privilegiado deste blog, 'O Mal Maior é sobretudo de quem o lê. Obrigado.

13 comentários:

Eduardo disse...

Muitos parabéns! Não é fácil manter um blog por tanto tempo e com a qualidade do teu. Bem-haja pelo teu trabalho. Tens prestado um serviço público de qualidade à tua vila e ao teu concelho, digno de registo. Num concelho onde se procura silenciar vozes incómodas, se tenta, através da intimidação judicial, condicionar a liberdade de expressão e opinião e paralisar a força das ideias e da cidadania, o malmaior tem sido um "farol", no meio da completa escuridão em que estamos "mergulhados" em Cabeceiras. Que não te falte força para continuar. Há centenas de pessoas que se revêem nas ideias que são expressas neste blog e eu sou um adepto incondicional. Abraço

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu Blog.Tenho casa no Arco há + de 20 anos e por conseguinte, revejo-me nos teus comentários. Continua assim..Irás longe..quem sabe o próximo presidente da Junta ._. (eu sei, é pouco para ti....mas é de "jovens esclarecidos" como tu que esta terra( e outras mais) precisa.

Marco Gomes disse...

Vá, já lá passa o tempo das lamentações. Sem dúvida um espaço essencial para o difícil, mas maravilhoso, despertar da mente. Sou um dos primeiros leitores deste sítio e espero não ser o último. Parabéns!

Paulo´s disse...

Parabéns!
"Alimentar" um blog durante 5 anos é seguramente uma árdua tarefa.

A única compensação é saber que somos visitados por muitos olhos diariamente.

Sou um assíduo convidado seu da cidade do Porto, que por razões que apenas em vida se encontra, o Arco e a região envolvente é alvo do meu gosto, interesse e curiosidade.

Espero que mantenha a sua disponibilidade mental...

Paulo Vieira disse...

Os meus parabéns pela persistência com que tens mantido este espaço de discussão aberto numa sociedade cada vez mais orfã de gente que discuta, que se zangue, que se inflame, que se revolte...
"O Mal Maior é sobretudo de quem o lê" e tu tens a responsabilidade de o continuar a alimentar!!!

Forte Abraço

Anónimo disse...

parabéns e acima de tudo, obrigado,Vitor.podías ter ficado a assistir, da tua varanda, á (des)evolução que tem ocorrido para estes lados agarrado aos principios da ditadura: "não ouves, não vês, não falas" mas felizmente tiveste coragem para quebrar esse sentimento tão português.

sem dúvida que és um cidadão do mundo que -espero-resida no Arco de Baúlhe.obviamente fazes falta e verás com o tempo que apesar de não teres razão em tudo e pensares que estás só nessa "luta", há gente que estará incondicionalmente contigo.só espero é que rejeites o título de "político" porque isso significa "atropelar pessoas, éticas e valores sociais"!!apresenta-ta como alguém que simplesmente se preocupa com o presente e futuro, nunca como político.abraço

Paulo Pinto disse...

Espaços como o teu têm uma acção profiláctica contra o amorfismo e a alienação em que nos arriscamos a cair como comunidade. Os detentores do poder político e económico gostam pouco de espaços assim, e isso é bom sinal. Às vezes com o trigo vem algum joio, é verdade. Só não erra quem está morto, só não diz um disparate quem está sempre calado. Não esmoreças. Parabéns pelo teu blog.

Anónimo disse...

E se o Mal Maior é ( também) de quem o lê, maravilha!... pois então também é meu. E como gosto daquilo que tenho, o Mal Maior não quero perder.
Quem faz falta, por Terras de Basto, não pode "desaparecer"..
abraço e parabéns

alfredo pinto coelho

Unknown disse...

é de louvar o serviço cívico que o blog tem desempenhado.
parabéns uma, outra, e varias vezes.

Anónimo disse...

e faltou acrescentar, além do serviço cívico, o serviço público que nos presta numa terra onde se rema contra a maré.
e o albúm das fotos e memórias, e o excelente musicol fazem-nos esquecer, mesmo que momentaneamente, o "poço" para onde estão a levar as terras do arco de baúlhe.

fantasma

Anónimo disse...

Parabéns, não esmoreças, continua com a saga os arcoenses e, quem sabe, cabeceirenses em geral agradecem. Pelo menos até que chegue de novo a "lei da rolha"

Abel Alves disse...

Muitos parabéns!

Como é hábito ultimamente venho sempre atrasado uns dias. O tempo para andar pela blogosfera tem sido pouco, mas o teu blogue é sempre o primeiro que leio quando inicio a navegação. Nem é preciso elogiar este espaço, a tua postura ou a qualidade do que escreves, pois estaria a ser repetitivo aos comentários anteriores, até porque tenho o previlégio de te conhecer e te poder dizê-lo pessoalmente. Só me resta dar-te força para continuares a abrir as mentes por Cabeceiras e pelo país fora, e dentro.

Grande abraço, e vê lá se dás uma escapadinha cá à capital, depois do Harrison ;)

Anónimo disse...

Ha pide em cabeceiras...
Aki posso dizelo...
Obrigado VP