terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pesadelo de Natal



(chegou-me a história por vias indirectas com os seus vieses) A festa de natal das escolas afectas ao extinto agrupamento de Arco de Baúlhe, na Casa do Povo, terá terminado mais cedo, quando um professor desejou "mais educação e menos betão". Ora o Presidente da Câmara, convidado e ofendido pela inocente provocação, terá recomendado um "oftalmologista" aos arcoenses - gente, pelos vistos, pobre e mal agradecida -, iniciando logo ali uma troca de presentes com a assistência, para mal dos alunos e comunidade que celebravam o fim do primeiro período do ano escolar.

Para memória futura, e não obstante o dom da palavra, as qualidades de um político também se medem pela oportunidade e sabedoria de se ficar calado.

21 comentários:

Paulo M. disse...

É o Barreto no seu melhor! Ele acha que nós é que lhe devemos agradecer de joelhos e mostrar a vénia pela excelente obra que fez aqui no Arco.
Ele que se aproveita de todas as mordomias e mais algumas que o cargo proporciona, que engorda associações como a ADIB, a Mútua e outras que ele fundou; ele que mete familiares na Câmara e que patrocina cooperativas como a Rural Basto, onde a nora, mulher do filho Nuno Barreto, adjunto do Secretário de Estado, teve que ir trabalhar, porque perdeu o emprego na propaganda médica; Ele, que traz para a Câmara de Cabeceiras camaradas de partido como o ex. Governador Civil Artur Lopes, Joaquim Loureiro ou o mediático Paulo Pedroso que encaixa dezenas de milhares de euros do povo de Cabeceiras para perseguir adversários políticos incómodos. Esta virgem ofendida é a mesma que quer que o povo do Arco se rebaixe e lhe faça a corte, só porque ele acha que o Arco teve um desenvolvimento enorme graças a ele. Aliás as pessoas do Arco, para respirar deviam pedir desculpa ao Barreto, aquele que por questões políticas fechou o Agrupamento de escolas e que com as suas políticas do betão, colocou milhares de arcoenses no desemprego. Este ditador devia era de levar uma malha, para saber quem é a gente do Arco.

André disse...

Os ditadores nunca gostaram de ser criticados nem em Cabeceiras nem em lado nenhum. Recomendo à população do Arco que lhe erga uma estátua no Nó Viário, igual à que o Santos da Cunha tem em Braga.
O que seria da população do Arco e das tão queridas festinhas do S. Martinho, dos bifes, da castanhada e do Bolo rei, sem o nosso Presidente. Pedimos desculpa a Vossa Excelência e real Alteza, o Rei Sol de Cabeceiras.

Vítor Pimenta disse...

"milhares de arcoenses no desemprego", ó Paulo M. agradeço o comentário irónico mas não se entusiasme muito. lol.

Anónimo disse...

ele erra muito, é certo.mas, enquanto noutros sítios se fecham torneiras de dinheiro aki abrem-se.equanto noutros se fecham escolas aki faz-se novas.
temos correios, centros de saúde, SAP (que já fechou em vieira do mninho), temos auto-estrada (mondim,celorico, vieira nd têm)!!o meio não é o melhor é certo.mas, quem será melhor?o psd..movido por gente que no passado não tem palavra.gente que promete e diz que faz e depois falha..deixando á espera pessoas e famílias que lhes dedicarem cabelos brancos ou calvíces?é o psd elitista de cabeceiras melhor do que o ps trabalhador e lutador?não creio!!e digo mais..tendo em conta a evolução que temos tido, a censura existente é um mal menor

Dario Silva disse...

Todos, todos, todos os moradores do concelho de Cabeceiras têm uma dívida insaldável para com Barreto, o Basto.
Por tal, esse povo MAL AGRADECIDO não deveria sequer frequentar a escola para não aprender a ler blogues e jornais que só dizem asneiras. E, mais, se não fossem para a escola, não aprendiam a pensar pela própria cabecinha e escusavam de andar a faltar ao respeito a quem por vós TUDO tem feito; é por vós, por quem sois, senhores??? É por vós.
Por exemplo, as viagens de autocarro pagas pelas contribuintes desse concelho (e dos outros) para levar os cotas a apoiar as eleições dos amigos de Lisboa?? Então??? Onde está esse POVO, faltar assim ao respeito?
Se fosse eu que mandasse, fechava as escolas todas e mandava vedar os terrenos todos de Cabeceiras ao Arco e Amarante, metia lá portagens e processava quem dissesse que isto é a zona mais pobre do país!!!
Que não é, Cabeceiras é o novo centro do noroeste da península, seus burros.

M.S. disse...

"enquanto não tomarem consciência não se revoltarão"

Acho que chegou a hora de as pessoas tomarem consciencia e de realmente abrirem os olhos e nao idolatrar o Deus Barreto........
Foi mais uma bufetada ao povo arcoense. O Arco tem sido constantemente "gozado", desprezado por o senhor engenheiro.......
QQ dia mudam o nome do Arco passa Arco de Basto e as pessoas nao se importam ......
Defendam acima de tudo os interesses do Arco e deixem os partidos para depois.....

Anónimo disse...

óh Sr. Dario...
Vá chamar Burros aos da sua terra, se não é daqui, qual a sua moral para falar assim??? ou também já tentou taxo e não lhe foi concedido? é que por muito que não pareça, quem fala mal do Barreto é porque já lhe andou a "lamber" as botas ou está para as "lamber".

Tenha tento na língua e não generalize se faz favor...

Marc

Raposo disse...

Mas as pessoas admiram-se? O Barreto é um arrogante de merda há muitos anos e não é de agora...E tem o rei na barriga! Mas que não pensem que ele na Câmara não tem tratado da vidinha dele! Vejam as viagens que ele faz para o Brasil. A Câmara de Cabeceiras deve estar a servir para muitos negócios. mas os arcoenses adoram-no!

M. Sousa Pereira disse...

"ele erra muito, é certo.mas, enquanto noutros sítios se fecham torneiras de dinheiro aki abrem-se"

Ó anónimo das 20.10. O senhor está cheio de razão. Aqui abrem-se torneiras de dinheiro, enquanto se fecham noutros lados. O senhor por acaso já parou para pensar que quem vai pagar a factura, da actual abertura da torneira camarária, são os seus filhos e netos? O senhor até pode ser daqueles que diz: não é nada comigo, os outros que paguem. Mas não é assim! Infelizmente, enquanto outros cortam em futilidades e mordomias como passeios, festas para encher a barriga e comes e bebes e bailes dançantes, nós continuamos à tripa forra. Não tenho nada contra isso, até ao momento em que não me vêm ao bolso. O pior é que vivo num concelho que pago a água mais cara e sem qualidade do Distrito de Braga, em que para frequentar equipamentos públicos como piscinas, pago quase o dobro, do que pagaria, por exemplo em Fafe, em que pago IMI (antiga contribuição autárquica na taxa máxima) em que a autarquia podendo descontar até 5% no IRS que pago todos os anos, fica com o dinheiro todo para ela e podíamos falar de muitas mais coisas... O que eu quero dizer é que quando vejo gastos irresponsáveis, sei que mais dia menos dias, aumentará a carga de impostos sobre os munícipes e eu pago impostos como o senhor paga. A não ser que o caro anónimo viva num outro planeta e ainda não tenha percebido que o país está próximo da falência por causa de empresas municipais, institutos públicos e autarquias locais...!

Later disse...

VÊ-SE BEM A CAPACIDADE DESTE PRESIDENTE DA CÂMARA!!!

Estamos em época Natalícia e o tonto publica um comunicado a dizer que não tem culpa da ARCA ainda não ter o Lar e a Creche aberto.

Vai-se lá perceber isto.
No meu entender acho sinceramente que o Presidente da Câmara anda LOUCO... e mal de nós Cabeceirenses.

Mas onde eu quero chegar é ao seguinte:

Ora se há boato, nenhum politico publica um comunicado a dizer que não tem culpa (sobre um boato existente).

Sendo assim só compreendo uma coisa o homem está a enterrar-se...

É como este exemplo.
" Eu fui roubar o Blog ao PI.
Entretanto quando eu encontro o PI, digo-lhe de imediato, olha, não fui eu que te roubei o BLOG."

-E claro que pensa o PI: foi este o gaijo que me roubou.

Acho que merece aí um destaquezinho esse comunicado no teu blog.

Bom anos de 2011
fiquem bem

Anónimo disse...

"É como este exemplo:
Eu fui roubar o Blog ao PI.
Entretanto quando eu encontro o PI, digo-lhe de imediato, olha, não fui eu que te roubei o BLOG.
-E claro que pensa o PI: foi este o gaijo que me roubou"

eh pá:admira-me que com a idade que tem já consiga escrever;loooool;então e o direito de defesa?defender-se dá direito a denunciar-se?looool;saia de lá do mundo da fantasia;isto cá fora é duro,looooool.o exemplo é mt infeliz..barato e infantil.arranje outro por favor

baixa o rabinho disse...

Ohhh anónimo, percebe lá isto: vou ver se te consigo fazer um desenho.

Desde quando é que uma câmara municipal... em vez de estar a trabalhar vêm para a rua alimentar cochicho.... pois, é o que o presidente da câmara gosta é do cochicho e fazer que trabalha, pois segunda a informação que tenho é uma palhaçada a câmara na produtividade.

Ai santo antónio. lol

Então se a ARCA, não tomou posição sobre o assunto, para que é que uma câmara municipal se vêm manifestar a dizer que a culpa não é dela.

Certamente deve ser porque o sr. presidente gosta tanto de aparecer nas câmaras de televisão (aliás até é apelidado de emplastro dos políticos Socialistas) e esta semana recusou-se a tal para a TVI, e no dia seguinte aparece com o comunicado para manipular as massas do Arco de Baúlhe (o costume, é continuar a meter o rabinho entre a pernas que ides ter futuro), mas a ARCA está tão importante que o dito comunicado vai sair no ECOS (no Jornal do Presidente da Câmara)
Isto da câmara querer mandar na ARCA têm alguma lógica!!? mandar no chiquinho ainda estou como outro, agora em associações sem fins politicos (POIS DEVE LHE DAR MUITOS VOTOS SE ASSIM ACONTECER).

Que trabalhem em vez de querer obrigar muita gente a ser vassalagem (ou estás comigo ou ficas sem emprego, mais do costume), mas o problema passa por aí, controlar os ordenados para obrigar as pessoas a fazerem o que esses políticos querem.

Ele que vá mandar para onde o Professor Alexandre Vaz o mandou.

Independetemente de tudo bom ano.
Que vão mamar todos pro cr****
POLITICOS!!!

Anónimo disse...

Claro que o barreto foi grosseirão e mal educado, mas atenção não foi para responder a ninguém do Arco, porque as pessoas a quem ele respondeu não são do Arco apesar de uma delas lá trabalhar. Uma das "rabecadas foi para a Responsável do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras e a outra para o responsável da escola da serra que a certa altura terá referido a tal blasfémia "mais educação e menos betão". Ele certamente saberia o que dizia, aliás penso que esse tema já foi aqui tratado (escola da serra e seu provável encerramento). pois o que consta é que pelo menos naquela escola os materiais se encontram todos avariados e que os tércnicos camarários não conseguem remediar as situações que vão sucedendo. Claro que quem paga são as criançãs. Estas até tiveram que ouvir os exageros do presidente que nunca soube lidar bem com situações que lhe são desagradáveis.
Claro que depois ouviu alguns encarregados de educação que (e muito bem ) lhe lembraram que afinal se tratava de uma festa de natal das crianças e não de um comício político.
Mais comentários para quê ...

Andrade Corvo disse...

Está infelizmente a acontecer à ARCA meteu licença há mês e meio na Câmara e o processo está engonhado, porque houve um denunciante (bufo) que se sentiu lesado por a estrada encurtar em frente ao Lar creche (esta até me dá vontade de rir). Já sabemos quem foi que mandou o bufo queixar-se. Como é óbvio tem que se arranjar um pretexto qualquer para que a ARCA não obtenha licença para poder funcionar. Está a acontecer o mesmo que aconteceu à Misericórdia de cabeceiras aqui há uns anos, quando teve um projecto para recuperar o Hospital Júlio Henriques. A Licença ficou a hibernar na Câmara durante meses e anos e o financiamento para o projecto foi-se, um projecto que contemplava pelo menos 30 postos de trabalho. Agora está a acontecer a mesma coisa. A Câmara vai exigir à ARcA o impossível, se não for a estrada encurtar, vai ser outra merda qualquer. O Barreto não quer que o Lar abra. Senhores Arcoenses: Quem perde com esta guerra Barreto / Arca? O Barreto não é com certeza. São dezenas de famílias que podiam colocar as crianças naquele equipamento, assim como alguns idosos que não têm para onde ir. Infelizmente é sempre o povo a foder-se, quando políticos sem escrúpulos como o Barreto, mandam na Quinta!

Anónimo disse...

apenas digo que a ARCA e os seus líderes são iguais ao Barreto na mentalidade na forma de estar na forma de agir.saõ invejosos não partilham a riqueza não aceitam novos elementos não abrem as contas ao povo não deixam trabalhar todos por igual e auto-proclama-se os donos do pedaço.a ARCA já foi e já fez muito daquilo a que se propôs quando foi criada.neste a ARCA é um espaço de tachos, de cunhas, de padrinhos e de sangue-do-mesmo-sangue.de que se queixam eles?no fundo são todos iguais.até os arcoenses vos odeiam vos rejeitam e sabem a lixeira que corre nos corredores da ARCA e dos seus elementos.ganhem vergonha e o respeito desses mesmos cidadãos e aí atirem pedras para o ar.com telhados de vidro é complicado.

ao fim, o que dizer desta minha esperta ideia?vou abrir um restaurante com o apoio da população e vou criar emprego para a vila.mas,espertamente, já arranjei pessoas e já as coloquei a estudar e a aprender para depois ocuparem aqueles mesmos lugares.sou ou não sou um grandessíssimo chico-esperto?
mude-se o nome á associação pois esta não representa a sua história e a autenticidade.nela coabitam alguns dos elementos mais interresseiros e de baixo nível que a vila do arco criou.basta de chicos-espertos
estará a arca preocupada com as crianças e idosos ou com os empregos que têm na algibeira e que tardam a ver cair tinta no papel?xêxêMr

Anónimo disse...

Um complexo de inferioridade, nos campos da psicologia e da psicanálise, é um sentimento de que se é inferior a outrem, de alguma forma. Tal sentimento pode emergir de uma inferioridade imaginada por parte da pessoa afligida. É freqüentemente inconsciente, e pensa-se que leva os indivíduos atingidos à supercompensação, o que resulta em realizações espetaculares, comportamento anti-social, ou ambos. Diferentemente de um sentimento normal de inferioridade, que pode atuar como um incentivo para o progresso pessoal, um complexo de inferioridade é um estágio avançado de desalento, freqüentemente resultando numa fuga das dificuldades.


Causas

Por nascimento – todo ser humano nasce com sentimentos de inferioridade porque quando de seu nascimento, é dependente do que para ele são super-humanos ao seu redor;
Atitudes dos pais – 1-comentários negativos e avaliações de comportamento que enfatizem erros e lapsos determinam a atitudes de crianças até os seis anos de idade; 2-comparação que os pais fazem dos seus filhos com outras pessoas, geralmente, enfatizando que seus filhos são errados, enquanto que os outros são certos em determinada coisa;
Defeitos físicos – tais como ser manco, características faciais desproporcionais, defeitos da fala e visão defeituosa causam reações emocionais e se conectam a experiências desagradáveis anteriores;
Limitações mentais – provoca sentimentos de inferioridade quando comparações desfavoráveis são feitas com as realizações superiores de outrem, e quando performance satisfatória é esperada, mesmo quando as instruções não possam ser compreendidas;
Desvantagens sociais – família, raça, sexo ou status econômico.

Anónimo disse...

muito boa a resposta barata vida da wikipédia ou de algum site brasileiro.mais uma vez, cresça!o sentimento de inferioridade por vezes leva-nos a ser grandes, já a teimosia, falta de humildade, arrogância, necessidade extrema do poder, necessidade extrema de mandar e necessidade extrema de se exibir levam ao descalabro e ao buraco em que a arca está metida.a arca é a imagem de alguns dos mais iluminados e frustrados arcoenses, ditadores até, que não sabem coabitar com a sociedade a não ser para pedir dinheiro.não culpem o barreto pelas suas atitudes.vocês no lugar dele seríam humanamente piores.já por aí estive e assisti á vergonha, mesquinhice, cunhice e teimosia dos "arquenses".felizmente já sou livre e desimpedida

Anónimo disse...

Pelo que se vê parece que a ARCA agora tem escribas com pouca vergonha - pois que ninguém bem (in)formado produz prosa desta - .
Mais parecem mercenários, que se calhar fazem questão de ser bem remunerados. Os textos, no entanto, mais parecem plágios, não direi da Wikipédia mas de um ou outro aprendiz de filósofo.
Só espero que a vossa azia se prolongue ... no tempo, doutoras de lareira.

Anónimo disse...

A discussão vai mesmo acesa!!!
Vejo por aqui uma enorme quantidade de dor de "coto"... Pareceis serpentes a cuspir veneno na direcção da ARCA, valha-nos ainda o bom senso de alguns e a tolice de outros que ainda vos dão alguma importância!

Ó anónimo das 22.48, parece-me, que não teria outra atitude senão aquela que descreve tão detalhadamente, se por um eventual acaso estivesse no "poder" da ARCA. Com tanta certeza do que fala, acerca do que, eventualmente, se passa na ARCA, só me deixa a certeza que não passa de um ignorantezinho(a) que se iria limitar a desempenhar o papel do qual acusa a actual direcção da ARCA. Tem cá umas ideias... A sua frustração dá-me vontade de chorar (a rir, claro!!!)

Mas eu até entendo que haja uma grande preocupação em se falar da ARCA, é uma grande associação, (tal como outras aqui no Arco, CVP, Caça e Pesca, o Desportivo) só não entendo uma coisa... para quê perder tempo com coisas que não interessam para nada, tal como o Barreto??? Para quê dar importância a quem não a tem??? Ultrapassa o meu bom senso...

Ele é como é porque quem está à volta dele lhe deu esta importância toda, e claro pôs o homem neste estado lastimoso, e mais nada meus amigos!!!
Tenho dito.

Anónimo disse...

Como diria o outro - também está bem.

Anónimo disse...

Nao consigo compreender...tanta burrice junta, tanta ignorancia junta...está de perto da associação~?? tenha vergonha, qê tb o processou foi? Pq rejeitaram-lhe protagonismo???
Oh caros façam-se à vida como todos aqueles que lutam por um bem comum...Imigrem, saiam do vosso conforto façam-se à vida, vao dar aulas para os açores e madeira, vao trabalhar como prestadores de cuidados para espanha, frança,etc Dediquem-se à pesca, à caça, aos desporto ao raio que vos parta...mas deixem em paz quem trabalha por amor a camisola...apontam tanto o dedo aos outros e esquecem-s que quem fala d orelhas é pq é orelhudo...
Deixem a ARCA em paz, deixem os voluntarios em paz, deixem lá as cusquices do sr eng e olhem pela vossa vidinha que ja têm mt para onde olhar..