sábado, 15 de janeiro de 2011

um concelho suspenso

O processo das obras de remodelação da EB 2,3 de Cabeceiras de Basto já é caso de Polícia. Em causa estão suspeitas no concurso público para a execução de trabalhos complementares. Enquanto isso, alunos têm aulas em contentores há mais de um ano. A obra foi adjudicada, em Junho de 2009, à empresa Alberto Couto Alves (ACA) e deveria ter ficado concluída em Abril do ano seguinte. Mas tal não aconteceu e os alunos da EB 2,3 continuam a ter aulas dentro de contentores. (...) A empresa que se diz lesada neste concurso não percebe, igualmente, "como uma obra orçada em quatro milhões de euros pode ter trabalhos complementares orçados em 3,8 milhões e, perante isso, com provas documentais e testemunhais, vai avançar "através de todos os meios legais" para o apuramento de culpados.

a sucessão de notícias sobre um concelho suspenso em nada abona o último mandato do actual edil socialista em cabeceiras de basto. deste caso, "de polícia" ou não, resta lembrar que não estão apenas os alunos metidos em contentores, é a própria sede física de um megagrupamento de escolas constituído noutra megatrapalhada.

18 comentários:

Eduardo disse...

Dizia Maria José Morgado que a teia de influências, favorecimentos e cumplicidades que se estabelecem entre autarquias, empreiteiros e clubes de futebol. é um factor que favorece a corrupção e mina os fundamentos da democracia e do Estado de Direito

Anónimo disse...

Esta questão da abertura dos concursos públicos em plataformas electrónicasacessíveis a todos é uma chatice das grandes, particularmente para aqueles que estão habituados a decidir o futuro de tudo e de quase todos na protecção e cobardia das paredes dos gabinetes dos Paços do Concelho. Imagine-se agora que todos os investimentos da autarquia tinham de ser publicados desta forma, havia de ser um fartote de sarilhos e aldrabices!Mas atenção, este tipo de coisas só espanta quem não é de Cabeceiras ou, sendo-o, tem andado distraído ou teimosamente fecha os olhos.

Anónimo disse...

A Polícia Judiciária, a meu ver deve entrar em campo de imediato. Como é que é possível a obra começar em Junho de 2009 e só em Outubro de 2010, ser efectuado concurso público para obras, que diz uma empresa concorrente, já estavam realizadas. Só neste país é que estas situações se passam. A teia existente entre Câmaras e empreiteiros, está a sugar o sangue do povo Português. Depois, claro, não há dinheiro para nada. Saúde e Educação são sempre os parentes pobres desta quinta, que só pertence a alguns tubarões da política. Barreto, o autarca de Cabeceiras e poderoso Presidente da Distrital de braga do PS é um desses tubarões, que controla juízes, procuradores e até o Primeiro - Ministro

Andrade Corvo disse...

Por favor, há aqui alguma coisa que não bate certo. então, o valor total do projecto é de 4 milhões de euros e o valor dos trabalhos complementares é de 3 milhões e oitenta mil euros. A obra é para custar o dobro do preço. Para mim, que não percebo nada de economia, há aqui gato escondido com o *** de fora! e dos grandes. O problema é que não temos justiça neste país. Esse Barreto, é um homem que se julga acima da Lei, dos procuradores e dos Juízes, porque é Presidente da Distrital do Partido Socialista de Braga. Está ao nível de um Valentim Loureiro, ou de um Isaltino Morais. Até o Primeiro Ministro lhe tem medo, e a PJ não há meio de lhe pegar, apesar das trafulhices e das carrapatas, que vão aparecendo, associadas à sua gestão.

Anónimo disse...

Chamem a Polìcia... já.

Anónimo disse...

Mais uma infra-estructura premente para o desenvolvimento educativo do concelho e ao que parece segundo o sr. Andrade Corvo foi mal orçamentada, ou convenientemente orçamentada, que vai ficar a aguardar por uma resolução judicial.

Vão todos pra´quele sítio... esta espécie que governa cabeceiras e se governa a si própria, assim como os otários que votaram neles que são uns ignorantes e tachista de 1ª ordem. Fod....vos

O ABRE-OLHOS disse...

O custo total da remodelação da EB2/3 era de 4 milhões de euros, mas, segundo a notícia do JN, vai ser necessário gastar mais 3,8 milhões(!) de euros para que a obra seja concluida. Basta ver o tal concurso fantasma lançado pela câmara. Ou seja: a nova Eb 2/3 do nosso concelho vai ficar o dobro mais cara do que o previsto! Será que eu li bem?
Quem vai "mamar" com este acerto de contas?? O PS local?? A ADIB?? O jornal "Ecos de Basto"?? Ou oitro grupo de utilidade socialista??

A outra também tinha um saco que era azul.....

Anónimo disse...

http://www.base.gov.pt/searchcenter/Paginas/Results.aspx?k=municipio+de+CABECEIRAS+DE+BASTO&s=Ajustes+Directos&x=6&y=12

O ABRE-OLHOS disse...

Tal é o seu sentimento de impunidade que o Presidente Barreto parece não aprender com as suas borradas. Esta ainda não está limpa e já parece querer fazer outra.
Habituado a comprar o silêncio de tudo e todos, como se fossem todos iguais, o Presidente Barreto parece que quer agora comprar o silêncio do empresário lesado no concurso da obra da EB 2/3, acenando lhe com o contrato para a construção de um equipamento de saúde que a câmara tem intenção de erguer, através de uma das suas empresas municipais, no antigo posto da GNR.
Ainda sem projecto, a obra teria já construtor caso o citado empresário se deixasse comprar.
Como se vê os concurso públicos para o Presidente Barreto apenas servem para “Cabeceirense ver”…..
O Armando Vara à beira dele não passa de um aprendiz, apesar da escola ser a mesma...

O ABRE-OLHOS disse...

Parece que já estou a ver o Presidente Barreto a arrebanharas testemunhas do costume e a contratar aquele advogado que é irmão do Paulo Pedroso para lhe limpar mais uma borrada, o problema é que quem paga tal empreitada não é ele, mas sim nós todos, através dos cofres da câmara!

Anónimo disse...

Desde o principio que o "jbarret" foi eleito (1994), as obras foram adjudicadas a quem muito bem quis.
E continuam a ser.Quantas obras o Alberto Couto Alves fez em Cabeceiras. Muitas! O exemplo do Palácio de Justiça. Arlindo Correia de Braga, amigo do Mesquita e muitas outras mais que um dia denunciarei ao pormenor.
O JB tem tido problemas com o tribunal de contas, Justiça e outras entidades, mas depois... controla...

Anónimo disse...

O Sr. abre olhos tem toda a razão.
É assim a maneira de actual do meu grande amigo EngºBarreto.
Quando "rouba" uma obra a um concorrente e este "bufa" logo tenta abafar o caso prometendo-lhe outra obra.
Ele tem muito poder politico, mas é um cagão. Faz parte do stress de começar a sentir o fim do poder.

Anónimo disse...

INPLENITUS - arquitectura coimbra

Anónimo disse...

Chamem a Polícia...já.

Vocês falam, falam, falam... e nada!

Anónimo disse...

Eu gostava de saber o que anda a fazer a oposição (neste caso 'e a não fazer).
Quanto às trapalhadas essas, como alguém disse, já sã0 velhas. Se não vejam o caso do futebol, são milhares para o Atlético, mais milhares para o Arco - tudo justificado com as camadas jovens e é a vergonha que se vê. O Cabeceiras não investe um centimo nos jovens e o Arco á mais de uma d'ecada que não tem jovens a praticar seja o que for.
Estais admirados de quê?
Já agora será que o reclamante não é o que construiu o lar no Arco?
Se fosse até era engraçado ...

Anónimo disse...

Quem faz uma obra para a Câmara, logo faz outra para "JB"liderar.
Quem fez obras em Cavez e a seguir o Lar da ADIB em Vinhas de Mouros?
Coincidências.

Ikídio dos Santos disse...

Anónimo.... anónimo. Está tudo dito.

Anónimo disse...

Porquê são os seguidores a bufar?
Pela prosa também me parece, falta saber (e se calhar até sabemos) quais são as intenções (se calhar até isso se sabe - ou não?)
DE qualquer forma são curiosidades interessantes, fabulosas, estonteantes, bombásticas? (se calhar não).
O citado anda um pouco em baixo e, por sinal, bastante zangado, com tudo e com todos, até com os velhos amigos.
Por agora chega ...