sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

requiem pelo tua

A Linha é TUAhoje o governo patrocina mais uma barbárie contra o património e a cultura do país, nada que surpreenda, aliás, no executivo com a pior política cultural de que há memória, no ministério de canavilhas. mas aqui é o ajuntamento à pompa da edp que arranca irreversível com as obras no vale do tua iniciando o processo de submersão de uma das linhas ferroviárias mais belas do país. tudo pela construção de uma barragem que é somente uma forma desactualizada e ineficiente de produção eléctrica (já me cansei de o dizer).

mas desenganem-se os que pensam que esse seja o único motivo subjacente. a destruição sistemática da ferrovia pelo país é também a imposição aos portugueses, sobretudo aos contribuintes da minguante classe média portuguesa, do paradigma rodoviário cavaquista, continuado pelos governos socialistas e sd's que lhe seguiram: caro, egoísta, ecologicamente desastroso, muito menos seguro, mas altamente lucrativo para as concessionárias de autoestradas, construtoras e sector petrolífero. as mesmas que sustentam o rodopio normalizado entre governantes e as suas administrações.

um outro motivo é o controlo das reservas e distribuição de água. com a mercantilização do sector público, mais cedo ou mais tarde, os credores da dívida do estado, exigirão a privatização da água que ficará nas mãos das maiores empresas portuguesas (ou não) e dos seus accionistas. com um sistema de justiça corrupto, que beneficia uma elite de privilegiados, a coorporatização da economia portuguesa tornará a democracia uma crescente ilusão, se já não o é.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem dito, mas os portugueses(em geral) são demasiado estúpidos para perceber isso...

Anónimo disse...

estúpidos e desinteressados.eles querem desporto(futebol) e elas querem telenovelas (3 ou 4 por noite)!!!estúpidos, desinteressados,irresponsáveis e ingénuos..caem nos contos do vigairo todos..mesmo muito dos recém-licenciados que olharam para a universidade apenas como local de passagem.local onde os aobrigam a estudar, a pensar a debater, a crescer....obrigam, porque por vontade d muitos deles era entrar,pagar e tá feito.pior é quando isso se vê no ensino..na formação de professores!!!!têm aí a causa para se dever estudar em univ privadas e no estrangeiro.o ens público tá cheio de estúpidos...desde a creche ás univ.

Anónimo disse...

O arco ja teve estação ferroviaria e agora temos um aeroporto em abadim..

A isto chama-se evolução lol

mario carvalho disse...

requiem pelo vale do tua

Caros amigos

Deliciem-se com o trabalho do Engº Francisco Gouveia um dos grandes defensores do Douro e Tua e que nos honra com a sua amizade

ninguém pode ficar indiferente … a não ser os carrascos deste povo e do património

volto a enviar o video

http://www.youtube.com/watch?v=rz1p0B1WtyY&feature=youtu.be

e o artigo que publicou

http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=379&id=25672&idSeccao=4337&Action=noticia

abraço

mario carvalho

ps não esqueçam

questão ao prof Marcelo..

perguntasamarcelo@tvi.pt

Barragem do Tua .. ou Douro Património Mundial.. o que é mais importante para o país e para a região?