terça-feira, 22 de março de 2011

sem traço de memória

linhatameganow

o que sobra da linha do tâmega está à vista a quem se deslocar ao local por onde os comboios chegavam e partiam. assim, uma estrada da gravilha marca agora o percurso despido do ferro paralelo e travessas, colocados à força de braço e picareta na feitura da ferrovia pelo vale. tenho imensa pena que o projecto tolo da ciclovia não tenha tido a inteligência de preservar os carris para herança futura. das toneladas de ferro sobra pouco mais que um punhado de cavilhas e parafusos esparsos por entre o entulho. assim se faz do património histórico e de todos, lucro para uns ilustres anónimos do regime. lamento ainda mais que a desmontagem da memória se faça com tanto silêncio dos arcoenses e das gentes das terras de basto.

34 comentários:

Anónimo disse...

houve gente que noutrora lutou e remou(muitas vezes sozinho) contra o que hoje está a acontecer!!

esta é a vontade do povo.

por isso é tao fácil ser-se politico neste país.por isso as mentes mais brilhantes e visionárias deste país não querem a política: o povo não as vai entender.
na politica nacional os lideres lideram o seu povo e tocam a música conforme o ritmo do povo.na politica nacional o lider age conforme o povo acha que ele vai agir.convenhamos, o povo tem miopia e para além disso só se preocupa com xutos nas bolas e telenovelas.como poderemos deixar nas mãos do povo tamanhas decisões!!!
a política é uma atividade nobre desde que tenha lideres fortes,que produzam a própria música e que envolvam o povo nela.por cá(país) o que há em demasia são interesseiros, oportunistas.gestores ou engenheiros.porque será!?

viva o betão e os sucessivos projetos de construção.vivam os pacotes e esqueçam os novos e os velhotes.Mr

Anónimo disse...

pergunta: "com o preço a que o petróleo está não seria vantajoso o comboio"?"não achas isto uma vergonha"?
resposta: "hum..talvez.mas vergonha é o que se passou ontem com o autocarro do benfica.isso é que não entendo como acontece e não fazem nada.este país é mesmo uma vergonha"

Anónimo disse...

É muito bem feito para os Socialistas e Democratas(2s partidos mas a mesma merda) e as Mentes Brilhantes que sobram em Cabeceiras e Arco de Baúlhe agora que destruíram a possibilidade de turismo e a possibilidade de criar algum desenvolvimento e alguns empregos arranjem soluções e empregos para o concelho ou mais tachos para os proximos JS JSD.

Anónimo disse...

pá, realmente.fundam o ps e psd numa espécie pssd.ao menos param de enganar as pessoas ao tentar faze-las acredita q há alternativas.uns querem betão com força, outras querem betão á força.uns querem pacotes e mais pacotes, outros dão-no para chegarem ao poleiro.uns fogem do fmi para proteger os boys, outros fogem do país para proteger a europa.eh pá, não haverá forma de acabar com isto. não haverá niguém capaz de servir a politica e não servir-se dela.e, já einstein dizia que "é incompreensível como é que alguém inteligente se prende a um partido político"a mente quer-se livre e "aberta" para poder atingir outro nível de pensamento.acabem com os partidos

Eduardo disse...

Eu continuo a pensar que se tivesse havido vontade política, as autarquias de Basto poderiam ter avançado com um projecto intermunicipal de revitalização da Linha para fins turísticos, apoiado por fundos comunitários. E isto não é aluvcinação ou lirismo da minha parte. Nas Escócia e nos países baixos, há casos bem sucedidos de revitalização de linhas desactivadas, reconvertidas para o turismo. Infelizmente não houve essa visão. É preferível continuar a privilegiar projectos sem qualquer retorno, como a famosa Pista de aviação dos Moinhos do Rei, que condumiu dezenas de milhares de euros ao erário público, ou então o Centro Hípico, que para pouco mais serve do que efectuar chegas de bois ou corridas de cavalos duas ou três vezes por ano, ou então para espetáculos do Quim Barreiros nos aniversários do PS de Cabeceiras. Que se fodam todos mais a visão de desenvolvimento que têm

Anónimo disse...

Calma amanhã ja vai td com o carvalho...

Anónimo disse...

O povo manda ou não...

Anónimo disse...

Now 2011 da Câmara:

Apita o Comboio e Chamem a Policia

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que a recuperação da linha não era viavél nem para efeitos turísticos (só quem não quer ver é que tem opinião contraria), se bem se lembram foi desactivada por falta de passageiros. Se têm o comboio não o usam, se o não têm faz falta vá se lá saber!!!! Em Fafe a via foi reconvertida para ciclovia, e muito bem pois tornou-se util, pode-se fazer passeios passeios pedonais e de bicicleta com segurança. Agora é preciso que o povo de Basto perca a perguiça e faça exercicio que bem andam a percisar!!!

Vítor Pimenta disse...

caro anónimo das 11:01, o seu raciocínio é falacioso. basta ver a reportagem que a rtp fez nos anos 80 (http://malmaior.blogspot.com/2010/04/linha-do-tamega-o-principio-do-fim.html) para constatar que o processo de fecho da linha do tâmega foi feito com a perversidade de quem tinha todo o interesse em que esta fechasse.

de resto, quanto ao exercício, exija antes aos doutos autarcas da região que façam parques verdes e pistas de manutenção e que assegurem a segurança dos peões nas bermas das estradas de que tanto se babam.

Eduardo disse...

É pacífico dizer-se que a retirada da linha ferroviária do Vale do Tâmega às populações em 1988 contra a sua vontade, foi um processo em que o Estado se portou como "ladrão" com a cumplicidade de todos os Governos desde essa altura. E o Estado comporta-se como um ladrão porque assinou com promissos em 1984, de que não encerraria a linha sem que se fizesse uma via rápida para a Amarante e se desencravasse Mondim. Quase 30 anos depois estamos sem linha e sem via rápida. Podem dizer-nos que temos a A 7, mas para mim a A7 não está acessível aos bolsos das pessoas, porque é portajada a preços proibitivos, ainda mais com a actual penúria financeira. Ainda não houve verdadeiramente tomates para avançar com um processo crime contra um Estado Ladrão por incumprimento. Os de Celorico ainda ameaçaram há uns anos mas baixaram a bolinha, quando a REFER lhes facultou as estações e a Linha para fazer uma pista para bicicletas. De Cabeceiras a Celorico, os autarcas e as dinastias que comandam estes municípios são todos um bando de hipócritas. Agora dizer-se que a linha não tinha viabilidade para fins turísticos? Eu pergunto: E o asnódromo de Moinhos de rei tem viabilidade para aeroporto? Não me fodam!

Miguel (anónimo das 11.01 disse...

O meu comentário não e falacioso, é a pura realidade, senão giga-me se não tenho razão, existe uma rede de transportes rodoviaria em Basto partilhada pelas enpresas mondinense e transdev, do qual utilizo regularmente e o que verifico é que a taxa de ocupação dos autocarros raramente ultrapassa os 30%. Agora diga-me se não há passageiros para encher um autocarro para que precissam de um comboio? Para turismo.... não vejo viavilidade em tal projecto, é dinheiro gasto sem retorno. Deixem-se de olhar para o passado e virem-se para o futuro!!!

Vítor Pimenta disse...

"virem-se para o futuro"? é pá, o futuro é a ferrovia, democrática, eficiente e amiga do ambiente. não é por acaso que na europa se investe enquanto aqui desinveste-se. razões? fácil. há uma economia dos interesses que tem toda a vantagem em obrigar o comum dos portugueses a usar o carro. de resto, basta perguntar a qualquer conterrâneo deslocado, na universidade ou em trabalho, se não preferiam usar o comboio como meio de transporte preferencial.

Miguel disse...

É pá, melhor do que isso é a ciclovia, pois não se gasta combustiveis fosseis, promove-se a utilização da bicicleta (que é o que se faz na Europa) e ainda se faz exercicio fisico. Agora não me venhas com tretas que a linha era viavel porque não o era. A linha é obsuleta, não electrificada e de linha estreita, as automotoras eram a diesel e pelo que sei gastavam bem.....!!!!!!

Vítor Pimenta disse...

também não estava a ver uma reabertura da linha sem ser nessas condições.

Anónimo disse...

O Miguel por favor aterra ninguém irá usar aquilo.
E os teus comentarios so me fazem pensar que não és da região porque atraves do turismo a ferrovia era rentável sim senhor,secalhar não é aquilo que tu e os autarcas querem porque o que deves achar de interesse po concelho deve ser os magustos,as touradas, a pista de Abadim, etc.
Por isso aterra ou então não fales do que não sabes.
Já agora recomendo-te que vejas o documentário "Pare Escute e Olhe" pá abrires a pestana!

Miguel disse...

pois, e eu não estou a ver a cp, refer ou outra entidade a gastar alguns milhares de euros para recolocar a linha em funcionamento,para algunas dezenas de pessoas poderem vir a usufruir deste meio de transporte.

Anónimo disse...

bicicleta?num terreno montanhoso como o nosso?em regiões onde os motards abundam e de certeza abusarão do traçado "familiar!!?? tenham tino no que pensam e afirmam. nem todos os exemplos podem ser seguidos.há que adequá-los á realidade.
O Vitor fala bem..ainda na semana passada foram atropeladas crianças na vila do Arco de Baúlhe á custa da ausência de "passeios" (o que lá há são ~~~~~~~~~~)!!

e quanto ao prejuízo da linha: lembra-te da metro do porto e da carris..empresas que segundo se afirmou: "existem para manter o bom funcionamento do país.não são pensadas para dar lucro"!!queres mais?deviam ser presos por afirmações antiquadas como essas.os problemas de hoje não são os mesmos de antigamente, portanto é necessário mentes actuais e corajosos.entreguem a política aos novos pois muitos deles têm mais experiência de vida do que muitos "politicos" de 60 anos.e mais: se acham que estes jovens não percebem nada de política, ainda bem, porque o que se ensina na política não dá resultado nenhum.mR

Anónimo disse...

Não se esqueçam que nessa altura a linha, neste caso as composições, ainda serviam bastantes passageiros. Estes começaram a diminuir devido às alterações sistemáticas dos horários , com o intuito de encerrar a linha. Aliás como aconteceu noutras localidades.
Mas temos um exemplo bem actual - o metro do Porto dá milhões e milhões de prejuizo todos os anos e não é encerrado. o pior é que vai acabar por falir. Agora dirão aquilo não é para dar lucro. Pois não e a ferrovia também não. Era para servir as populações. Mas voltando ao Metro, o pior são os milhões anuais gastos com o conselho de administração. São tantos a mamar.
Mas por falar em Porto, alguém (ou tanto se falou nestes dias na comunicação social)falou dos apedrejamentos aos carros do benfica , actos que devemos recriminar. Mas o mal (e penso que não seja o maior) é que aconteceu o mesmo ao autocarro do FCP e ao automóvel do seu presidente, no ano passado, e não se viu esta barafunda com ministros e doutores atentar chamar a polícia. como diria um famoso jogador na sua camisola Porque será? do guaraná não é certamente.
então em cabeceiras fizeram como em celorico, toca a vender o material. Concordo com a opinião de que o material podia perfeitamente ficar o pavimento. Só que rendia menos uns cobres, e com esta crise..

Anónimo disse...

E aquela
para ir a VIla Nune que fica mesmo ao lado.
Claro que podemos ir igual, se estivermos no Arco, mas não é de comboio.

Anónimo disse...

O futuro é o metro hahahaha

Miguel disse...

Caro anónimo das 23.59, vender material.... que eu saiba o espolio encontra-se quase todo no museu das terras de Basto, pelo menos da ultima vez que visitei o museu estava lá por isso não fale do que não sabe. Em relação ao resto faça-se como no alentejo nas linhas urbanas a funcionar a cp tinha um custo de 125€ por cada passageiro que transportavam e estes só pagavam 5 € de bilhete.

Anónimo disse...

Mas , já agora façam as contas ao METRO do Porto e ao de Lisboa. pode ser que cheguem a conclusões interessantes.

Vítor Pimenta disse...

o transporte público é subsidiado pelo estado, por isso é que é público e não tem de dar lucro em capital, tal qual a saúde a educação. a economia é que lucra indirectamente, quer com a melhor qualidade de vida e instrução dos seus cidadãos como com a melhoria da mobilidade. desculpe, miguel, mas esse argumento é mirrado das vistas.

Miguel disse...

Mirrado nas visitas, nem sequer a região possui densidade demográfica para que o projecto saia do papel, quanto mais haver retorno economico para a região. E com esse tipo de ideologia que o país encontra-se como está, vamos dar comboio aos Arcoenses e para custear esse (luxo) vamos emitir mais uns bilhetes de tesouro a 8% para custea-lo IoI. Saúde e educação estam consagrados na constituição para todos e (tendencialmente) gratuito, mobilidade transporte não vejo lá nada......

Anónimo disse...

Tanta coisa com o comboio que ja "ENJOA" o arco merecia era uma central nuclear!

Anónimo disse...

és muito inteligente ó Miguel, ou não.lamento que não tenhas visão, que vejas apenas aquilo q te mostram e pior, que usas palas como um certo animal para não alargar horizontes.o comboio permitiu um crescimento incrível no Arco de Baúlhe.ao nível de infra-estruturas mas melhor, ao nível de mentalidades.adiante.
que me dizes dos barcos no Douro??que me dizes desse que é o maior investimento no turismo que há em Portugal desde que há memória?por cá nem de forma privada deixam avançar a linha.

acrescento ainda que o comboio sería muito mais do que um meio de "luxo" (em que mundo vives?)!o comboio é o maior exemplo democrático que há pois todos viajam juntos..o pobre ao lado do rico, todos partilham o mesmo espaço e meio de transporte.e, para além disso o comboio permitiria poupar dezenas de euros em petróleo(enriquecimento dos boys)!!

se assim não fosse países como a Espanha não teriam uma rede super desenvolvida de caminhos de ferro.Miguel, acabo como comecei, tira as palinhas e olha para os lados.quiçá, tendo ainda uma posição neutra..apartidária

Miguel disse...

Concordo com o anónimo das 21.16, já agora também dava jeito.... e mais não digo ..... cansei.....

Anónimo disse...

ainda bem que cansaste.talvez tb devesses cansar da politica pois, com esse tipo de visão, deves mesmo ser ou fazer parte de algum partido politico.a ver as coisas tão retrogamente de certeza que estás preso a alguma cor política,lamento por ti.se refojos tivesse o museu de comboio a tua conversa de certeza que sería outra

Anónimo disse...

Pois, isso ainda não nos conseguiram roubar. Mas atenção, vontade não lhes falta.

Anónimo disse...

o anonimo das 21:16 devia era ir pro caralh

Anónimo disse...

Tal como se previa, este governo que quer fazer o TGV, continua a encerrar a linha do Tamega. Desta feita , e depois do encerramento para requalificação em Março de 2009, a linha Amarante Livração continuou encerrada e o governo diz que não avança com a obra, nem dá satisfação a ninguém. Depois vem o José Sócrates e as carpideiras Socialistas para a praça publica queixarem-se de falta de dialogo.
Os Amarantinos choram e o seu presidente sente-se engando, mas este ultimo bem podia saber com a escumalha que estava a lidar.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/autarca-de-amarante-diz-sentir-se-desrespeitado-pelo-governo

No rescaldo disto tudo a unica coisa que se fez na linha foi o levantamento dos carris, talvez o godinho estivesse a precisar.

Força Socrates, o novo cavacozinho.
porreiro pá

Anónimo disse...

Coitado, também foi dos que deu por ela tarde. Aconteceu por cá a muitos.

Anónimo disse...

o anonimo das 21:16 trata-se do presidente da js ou jsd cabeceirense. ambos unem-se contra o comboio e o Arco.ambos unem-se no elitismo do automovel. ambos unem-se na ignorancia e falta de palavra com os compromissos que assumem e, acima de tudo, falta de inteligencia para identificar e ouvir as razoes da populaçao arcoense.ambos unem-se no perfil do "politico" atual: ser popular, ver e ser visto. quanto ao resto nao interessa.nao interessa ser uma referencia na sociedade. nao interessa dar o exemplo. nao interessa fazer em x de falar. nada interessa a nao ser "ver e ser visto"!preocupa-me o futuro deste pais com esses jovens adultos no poleiro a aguardar vez para darem continuidade a esta pseudopolitica