segunda-feira, 11 de abril de 2011

não havia necessidade

estação ferroviária de arco de baúlhe

os trabalhos de arrancamento da linha do tâmega, para o projecto tolo da ciclovia, já se prolongaram estação terminal adentro. uma vergonha gritante, maior ainda quando a autarquia local (sim, junta de freguesia) e a população arcoense, e cabeceirense em geral, assiste impávida e serena a este grande atentado ao seu património e memória. 

24 comentários:

Paulo Pinto disse...

A Linha do Tâmega, se não pode ser ressuscitada como via férrea de passageiros, poderia pelo menos nalguns troços ser reactivada para fins turísticos, ainda por cima quando associada a um núcleo museológico. Aqui sim, uma parceria público-privada faria sentido!
A ciclovia talvez seja um disparate, mas pelo menos tem o mérito de preservar o traçado da linha e impedir que construções ou plantios apaguem de vez a memória. Quanto aos carris e travessas, será sempre possível assentá-los de novo. Um dia, quem sabe...

Anónimo disse...

VERGONHA

Anónimo disse...

DISPARATE TOTAL.ROUBO ABSOLUTO

Anónimo disse...

Cada vez que vejo esta imagem fico arrepiado...é uma facada na historia e no patrimonio do arco e dos arcoenses...quem ali passa ve que não havia necessidade!

Anónimo disse...

A vergonha instalou-se mesmo no nosso conselho...será k o pessoal não se une em prol de tal situação.Em todo lado vejo o pessoal a manifestar e nós nada ... vamos a eles pessoal isto é a verdadeira aberração vamos nos reunir em algum sitio com a população da nossa terra para debater este tema ainda vamos a tempo...? ou haverá medo?

Anónimo disse...

Afinal ainda temos Junta de Freguesia?!!!
Ahhh já sei o atendimento é feito nos Paços do Concelho ou então numa de duas pastelarias arcoenses...

Eduardo disse...

No fim de semana passado estive em Seia e visitei o Museu do Pão, um importante núcleo museológico e um poderoso factor de atracção turística naquele concelho serrano. Este Museu que foi incialmente centrado na ferrovia, fica a léguas do Museu de Seia. Esta imagem é absolutamente chocante digna de fazer a manchete de uma qualquer revista ou jornal e traduz o abandono a que foi votada a ferrovia neste país, onde a empresa que gere os caminhos de ferro do estado, só dá prejuízo, fruto da rapina e da gestão danosa, dos sucessivos Boys socialistas e social-democratas, que por lá passaram. Parabéns ao Presidente da Câmara de Cabeceiras por patrocinar estas alarvidades.

Anónimo disse...

Sem a linha ferrea que sentido dá aquele suposto museu?

as linhas do comboio são uma elo de ligação a historia daquela estação, daquelas carroagens...

Qui sá os mais pequenos irão pensar que os comboios naquela altura andavam na estrada...

Anónimo disse...

Junta de Freguesia ? não existe, só nas proximas eleições...

Anónimo disse...

a culpa sera so deles.quem votou neles?lembrem-se disso nas proximas eleiçoes. agora dao conta como sera facil outra vez darem-vos uma lavagem mental e colocar-vos a nao votar, a votar em branco ou a nao querer discutir assuntos serios. deixem-se de futebois e telenovelas. em cada cidadao ha um potencial lider..nao um potencial politico, porque esses cheiram mal ao longe.sirvam a politica.nao se serviam dela. deem provas na vida civica que podem ser bons politicos. NUNCA O INVERSO

Anónimo disse...

Com tanta gente a opinar, será que aí no Arco não há alguém capaz de organizar uma manif. chamando comunicação social e tudo?

Liguem ao jornalista Luis de Castro! Ele é daì não é?

Isto tudo (comentários e dono do blog)é só "fogo de palha"? ou é medo?
Acho que é agora a oportunidade, está cá o FMI e tudo o que for obras pùblicas vão ser revistas, acho eu!!

Anónimo disse...

infelizmente já nada nos surpreende.

Anónimo disse...

Alhuém em tempos comentou que os carris, pelo menos podiam ter ficado. POis, nem sequer tiveram vergonha de os arrancar no terreno da estação.
Alguém refere e com razão, o povo do ARco deveria unir-se e correr com esses biltres, crápulas e outros que tais.
Vamos todos puchar para o mesmo lado. Eles merecem esse castigo e muito mais.
Calos C.

Anónimo disse...

meus caros amigos, o povo do arco pouco se importa com o seu património, terras ou gentes. prova disso foi a manif realizada junto à estação do arco de baúlhe, na altura em que a discussão das barragens estava no seu auge, em que se viram meia dúzia de gatos pingados, todos os outros, os que passam a vida a mandar bitaites era vê-los caladinhos e quietinhos que nem uns ratos. e continuam e vão continuar.

Anónimo disse...

pois nao havia necessidade como dizia o herman, mas sera que a ferralha vai parar a barroso como a pedra da serra. a.b

Anónimo disse...

culpados: povo!!!pois sao quel elege os homens que tomam estas decisoes.poucos debatem assuntos importantes

Dario Silva disse...

Lá se vai o sonho barretada de ali fazer andar um "comboio histórico" ao longo de … 300 metros de ex-linha...

Oh…

Anónimo disse...

O povo do arco so tem interesse no tabaco e nas empresas ficticias...

Anónimo disse...

E noutras vigarices que alguém chama de habilidades. Mas cuidado, não são todos do Arco, também são da tua terrinha.

Anónimo disse...

e onde páram os responsáveis pelo museu, os da vereação da cultura, os supostos técnicos de turismo? impávidos e serenos!! cambada de incompetentes para não dizer outra coisa!!

Anónimo disse...

uma grande iniciativa da camara

Anónimo disse...

Responsáveis? Existiram ou foram nomeados?
Só consigo encontrar interrogações.

Anónimo disse...

O princípio do fim da linha aconteceu em 1990 com Cavaco e companhia. Os do presente continuaram o trabalho dos antecessores. As autarquias estão com culpas no cartório como os de Lisboa. E não me venham com aquela máxima "eram deste ou daquele partido", digam eram políticos e dos bons

Anónimo disse...

Barreto e Cavaco.curiosamente ambos ainda coexistem na politica.sao eles os culpados em parte da vinda do fmi