terça-feira, 7 de junho de 2011

rezai-lhe pela alma

U1987698

juntamente com salazar ou dom sebastião, sá carneiro compõe uma espécie de trindade messiânica. a primeira figura viveu demasiado tempo para chatear, o segundo viveu o suficiente para fazer borrada, já sá carneiro não viveu que chegasse para justificar fosse o que fosse. manteve-se na santidade do benefício da dúvida. tanto sócrates em 2005 como passos coelho hoje, ambos com um saco cheio de boas intenções, podiam cair no mesmo limbo se fossem abatidos precocemente por uma tragédia. mesmo assim, na noite do passado dia 5, lá se invocou o nome do beato, como modos de abençoar o seu sonho cumprido de "um governo, um presidente e uma maioria", ainda que com a muleta da madre portas de calcutá. um sonho que não passará de uma mera coincidência de alinhamento dos astros na roda vida da alternância política. o povo assim quis, e merece o respeito devido, varrer sócrates da cama do fmi e da sua agenda de desmantelamento do país. o empobrecimento quase certo de grande parte da população, o fim dos serviços públicos essenciais, a substituição da pedinchice ao estado pela pedinchice a um punhado de tias bem intencionadas, é coisa pouca perante o prazer de ver a agonia de um qualquer távora estendido no patíbulo mediático. como diria sá carneiro, "portugal não é isto, nem tem de ser isto" e tão pouco tem de ser o que se arrisca a tornar. rezai-lhe pela alma.

7 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, não me recordo de nada (efectivo, vá lá) que a governação de Sá Carneiro tenha feito que merecesse o estatuto dele dentro do PPD. Porque, se pensarmos bem, é apenas naquele círculo político que faz escola (ou melhor, serve de citação).

Anónimo disse...

Geralmente ele é evocado como alguém que estava predestinado a algo (nunca ninguém me soube explicar o quê) mas, de facto, não mostrou obra - nem material nem política.
Isto para dizer que também não entendi bem a alusão a esse político.

Anónimo disse...

ignorancia a vossa.foi o unico que tinha um porograma ancorado a uma estratégia para o país.
A forma como Sá Carneiro pretendia cooperar com as antigas colonias, foi algo unico e visionario de Sá Carneiro, que tinha tanto de bom para portugal, que ousava beliscar os interesses americanos.Custou-lhe a vida.
uma visão para o pais, equilibrado, sem norte nem sul...mas unido.

portugal nao era pobre nem tinha que ser pobre...isso incomodou muita gente...3 anos depois estava cá o FMI e depois outra vez e agora outra vez.

Leiam-lhe o manifesto

Eduardo disse...

Lembro-me como se fosse hoje da morte de Sá carneiro. Foi um grande Estadista. Acreditava numa social-democracia de centro esquerda, à sueca. Mário Soares nunca aceitou isso de bom grado. Por isso, lhe negou sempre a entrada na família social-democrata, trabalhista e socialista europeia. Mas foi um lutador pela liberdade e democracia do País no antes do 25 de Abril, em posições duras e corajosas contra o regime de Marcelo Caetano, que tomou enquanto membro da ala liberal, com Balsemão, Mota Amaral e Magalhães Mota, e depois do 25 de Abril, contra a influência dos militares. Morreu precocemente em circunstâncias ainda hoje e provavelmente nunca por apurar. Assim como o PS, o PSD é fundamental na afirmação da democracia portuguesa e até ver, são os partidos com vocação de governo e que efectivamente querem governar, a quem poderemos dar o benefício da dúvida, não obstante as confusões e trapalhadas.

Anónimo disse...

Não era o Sá Carneiro o alvo dos militares que supostamente colocaram C4 no avião. Era Adelino Amaro da Costa, Sá Carneiro foi um "efeito colateral".

Anónimo disse...

e o Freitas que era para ir com FSC e AAC e ficou mal disposto e não apanhou a boleia...essa foi de mestre

Anónimo disse...

Pena não existirem ainda os tipos do CSI. Sim, porque tudo se tinha aclarado, penso eu de que.