Em Portugal, um dos países economica e socialmente mais desiguais da Europa, a palavra crise tem um sentido especial. É interessante sabermos que no momento em que nos preparamos para mais uma transferência de rendimentos em direcção ao sector financeiro, através de uma sobretaxa em sede de IRS, esta sobretaxa isenta os rendimentos dos dividendos e dos juros. Paralelamente, soubemos recentemente que os mais ricos de Portugal aumentaram a sua fortuna pessoal em 17,8% em relação ao que possuíam. São os dividendos e os juros que permitem a acumulação de riqueza com esta ordem de valores, não os salários que estas ilustres pessoas auferem. No entanto, nas palavras do actual ministro, são isentos do pagamento da sobretaxa porque devemos incentivar a poupança. Sem dúvida, incentivar a poupança daqueles que mais podem e mais têm. Justiça fiscal? Palavras vãs sem sentido prático algum e, provavelmente, incómodas para os sacrossantos mercados. Temos de cumprir o que nos impuseram nem que isto tenha como consequência o empobrecimento do país. De facto, não fomos nós os culpados pela situação actual? Não somos nós que vivemos uma vida de luxo e de ociosidade muito acima das nossas possibilidades? Claro que sim, mas apenas alguns de nós (um pormenor insignificante) vivem segundo estes chavões. Vivem em cima das nossas possibilidades gloriosamente isentos das políticas de austeridade. Melhores tempos virão.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Até podem vir (melhores tempos) mas para alguns será um regresso tardio e com sabor a injustiça. Os verdadeiros culpados da crise, esse ficarão impunes e até lucrarão com isso - como aliás se pode constatar no post.
Pelas primeiras acções este governo já é uma desilusão. Tão iguais que eles são.
Crise,só mesmo a de valores...
Quando, num dos últimos dias de campanha um desses senhores endinheirados apareceu ao lado do Passos Coelho, cedo se apercebeu que este 1º, a exemplo de todos os outros pós-25 de abril, nada iria mudar!!será que este povo não se cansa dos ps's e dos psd's? não vêm que até hoje, nada de concreto têm feito??eh pá..arrisco a dizer que quem votasse nesses senhores dos ps's e psd's deveria ser logo transferido de país. masoquistas
Não adianta politizar a questão ao nível da politica partidária. É preciso ver que em plena crise esses senhores consehuem ter lucros astronómicos. Mesmo superiores aqueles que auferiam antes da dita cuja.
Claro que é um escândalo, completamente de acordo, mas é o país que temos com os políticos que temos.
Quando o mar bate na rocha ...
Enviar um comentário