quarta-feira, 20 de julho de 2011

o quarto poder ou o poder todo

a profecia de citizen kane sobre um império mediático capaz de se sobrepor a toda a deontologia e normal curso da democracia é confirmada na news corporation de murdoch. grande o suficiente para decidir carreiras políticas mesmo à custa da perfuração da intimidade das pessoas e da gritante deturpação da realidade. mas o escãndalo da news of the world é  também o alerta para o perigo da imprensa privada com poder suficiente para marcar a sua agenda e a satisfazer os seus interesses. já a bbc, pública e autónoma, financiada pelos contribuintes britânicos, é o oposto, o garante do escruínio criterioso do poder, da promoção do conhecimento e a cultura britânica. este é o modelo de serviço público de televisão de que não se deve abdicar, assim como os britânicos não abdicam do seu serviço nacional de saúde, igualmente público e universal. ironicamente, tudo numa das sociedades mais liberais do mundo e que pariu falangetas neoliberais como margaret thatcher.

3 comentários:

Anónimo disse...

E lá, gostam muito de Medicos e Enfermeiros Portugueses, sabia???

Vítor Pimenta disse...

é uma opção. embora preferisse ir para o canadá.

Camarada Pá disse...

Fica por cá, vais fazer cá falta na medicina e na sociedade Bastiana. Esta peste que nos contamina tem os dias contados porque cada vez mais o prazo de validade esta a chegar ao fim.
São menos os anos que restam que aqueles que passaram.
Palavras loucas ouvidos moucos, ha muitos que eu gostava de ver emigrar porque assim tinhamos um pais melhor e mais competitivo.
Na camara devia entrar lá o SEF para extraditar alguns.