chego de fim de semana para constatar a obra com estes olhos que a terrinha há-de comer porque já os ouvidos estavam cheios de cera em redor da coisa. a verdade é que não é empreitada que me passe ao lado porque precisamente fica paredes meias com a residência do agregado.
certo é que não contesto a boa solução de uma rotunda para um cruzamento que tinha uma sinistralidade preocupante, mas é absurda a dimensão da mesma. tal que tiveram de adquirir terreno para suportar asfalto em redor, quando a área original comportaria uma rotunda de tamanho suficiente e eficiente. o pior mesmo nesta situação é que se cria um enorme espaço morto, impossível de ser utilizado pelas pessoas e com o provável fim de servir de viveiro de mato, tal qual as rotundas da auto-estrada e variante.
certo é que não contesto a boa solução de uma rotunda para um cruzamento que tinha uma sinistralidade preocupante, mas é absurda a dimensão da mesma. tal que tiveram de adquirir terreno para suportar asfalto em redor, quando a área original comportaria uma rotunda de tamanho suficiente e eficiente. o pior mesmo nesta situação é que se cria um enorme espaço morto, impossível de ser utilizado pelas pessoas e com o provável fim de servir de viveiro de mato, tal qual as rotundas da auto-estrada e variante.
com uma rotunda mais pequena, podia alargar-se a área pedonal e arboriza-la naquela zona, parte movimentada de uma vila com grande carência de passeios e cujo planeamento nas intervenções camarárias deixou quase sempre muito a desejar para com os peões.
só mais dois apontamentos no arruamento tão bem propagandeado no perfil da c.m.c.b. no facebook: a entrada junto ao caneiro era também merecedora de uma rotunda dada a curva fechada onde se entronca, desconhecendo-se o que lá vão fazer, além de que a mesma rua nova merecia um pouco de mais largura, sobretudo quando possui uma curva de ângulo perigosíssimo a meio do percurso. não sei se vão a tempo de remendar. se não vão, paciência. não se pode estar sempre a meter e a tirar tapete.
34 comentários:
Já pensas-te fazer oposição construtiva?
se nao sabes ficas a saber que a rotunda inicialmente era de facto mais pequena, mas um engenheiro(?)mandou levantar as guias ja colocadas e fazer o serviço que esta a vista.
primeiro: não estou a fazer oposição. segundo: eu refiro alternativas dentro da mesma ideia, estou a ser construtivo. se achas que estava a ser destrutivo, então "pensas-te" mal.
Essa agora!!!
Mas o inginheiro via bem ou será que olhou mesmo para lá?
Deve ter sofrido um desvio (na visão, claro).
Mas atenção isto tem que se lhe diga. então os camionistas não andan a dizer que a rotunda tem como objectivo mandar os camiões para a circular - arco - fais - lameiros?
Malandros, nõ é nada disso, é mesmo azelhice.
A rotunda para a freguesia que é bem serve...
Estes projectos deveriam ser colocados para consulta da população e discutidos. Se o fossem muitos teriam questionado a dimensão mas seria também a oportunidade para os responsáveis explicar as razões para esta mesma dimensão. O mais importante é garantir que no futuro o trânsito fluirá normalmente e em condições de segurança para veículos e peões.
Segurança esta que não foi devidamente garantida enquanto decorrem as obras uma vez que a estreita via que foi destinada á circulação automóvel é também partilhada pelos peões. Penso que não seria difícil criar um corredor para os peões e desta forma facilitar a circulação das pessoas e minimizar os riscos de acidente.
Sr. Victor muito obrigado por me deixar publicar este comentário anónimo.
Essa obra é mais um esqueleto como o autor e ancinheiro da mesma, reparem lá:
-A rotunda deve ser para por mais um cartaz do barreto e um parque de merendas.
-Quem avança do Centro de Saúde para o Caneiro por essa moderna estrada ao chegar ao ponto onde o Sr.Vitor refere que devia ter uma rotunda; não vai ter nem pode e os condutores são obrigados a virar para a direita, pois o IEP, não dá autorização devido ao perigo. (coisas à pressa e com muitos favores)
-Primitivamente a estrada na parte referida no ponto anterior era acima da casa dos Pimenta onde se podia irrepreensivelmente virar para esquerda e ir directamente para Cavez. Ou seja, assim quem entra na moderna estrada junto ao centro de saúde segue o atalho e ao chegar a estrada nacional, vira a direita e vêm cá cima dar a volta na rotunda dos táxis e depois é que segue para cavez.
RESUMO - A isto é que eu chamo uma obra PERFEITA de COMPADRIO.
Por cada acidente que aconteça no local que entronca na EN206, os originadores deveriam ser responsabilizados pelos mesmos - pois a comoção que tenho é que existe um grande agente de conveniência para esta via, sendo uma benéfica cagada para a nossa freguesia. Deixem fenecer ali meia dúzia de pessoas e depois eu sei muito bem a quem hei-de apontar o dedo. Depois amputem esse troço e cortem o campo ao joão padeiro, pois o local inicial era o campo desse senhor e dava perfeitamente para virar a esquerda e virar a direita, e assim o meu terreno é que foi embutido por essa via e eu fiquei mais pobre, mas não por isso – claro que também gostava que o meu património valoriza-se.
É UMA ENORME PLANGÊNCIA.
Agora percebo a embrulhada joão padeiro/barreto/arca – é realmente uma tristeza ensurdecedora.
A sociedade deveria expulsar estes senhores e incluir também o sr. armando mole, pois perante estas situações fica intrépido e manso.
CADA UM QUE FAÇA O SEU JUÍZO E PERCEBERÁ A “PUTA” DA POLITICA
não é de admirar. coincide em pleno com as aberrações construídas que pupulam por aí. um viva ao poder político e empresarial. e aos outros, os de vistas curtas que levaram, levam e levarão ao estado em que se encontra o arco. é de de lamentar, mas não de admirar.
fantasma
se repararem na foto a rotunda diz bem com a vinha lá ao fundo...
(submarinaufundo)
(futura vinha)
vitor, mais um...post!!!
Kual é o problema da vinha?
Se o vinho for bom é o que interessa.
"Confesso que o género humano não é tão mau como certas pessoas o apregoam na esperança de o governar." Autor - Voltaire
é sempre de saudar quando as referências intelectuais são trazidas para o debate.
Obrigado pela saudação e... já agora... "vale a pena pensar nisto"...:
"Circula no mundo uma inveja velocípede que vive de intriguinhas: chama-se maledicência. Diz estouvadamente o mal de que não tem certeza, e oculta o bem de que tem evidência." Autor - Rivarol , Antoine
pois meu caro. mas este não é o caso. não é maledicência gratuita. creio que o tempo dará razão aos hereges.
Hoje passei no Arco de Baúlhe.
A 120 km/h, que é velocidade mínima para se aceder ao futuro…
A ESSA VOLCIDA É PURA DE GRANDE NABIÇOS É PRECISO SER UM GRANDE ESTUPIDO
na a7?
Os leões têm uma grande força, mas esta ser-lhes-ia inútil se a natureza lhes não tivesse dado olhos...Força, Homens de Boa Visão, a caminho da Glória Candidatos do PS!
Não, não.
A 120 km/h na Variante do Arco… só assim consigo tirar proveito da anunciada vantagem no acesso… veloz… a Cabeceiras.
120 km/h a subir. A descer foi aos 300, colocando Cabeceiras "no centro do Norte"…
Ó Acelerado das 13h e 38m, o excesso de velocidade levou-te o cérebro! Procura-o antes de dizeres mais asneiras. Coitadinho! Quando o crâneo é fraco, os miolos vão-se!!!
O Sr. Dario, daria um bom nabo para quem o quisesse comer. ah,ah,ah...
Afinal a rotunda, que até podia ter mais espaço se não dessem algum terreno á casa do carramanchão, vai interferir nos arruamentos e de que maneira. A estrada nacional passa a ser a "nova" e nos ferreiros não é preciso voltar para cima. a velha perde prioridade.mas então porque é que não a deixaram mais larga caramba?
....lá ao fundo vai ser uma vinha? os meus parabéns ao empreendedor. são precisos muitos destes para relançar a economia no arco.
f
É fácil explicar o porque do tamanho desta rotunda, É PARA DAR NAS VISTAS!!
verão, estaçao do ano onde o conceelho de cabeceiras vê mais povo pelas ruas, seguindo-se pelas fesstas locais, entao o eng Barreto teria de fazer alguma obra para ganhar votos !
Se esse tal presidente se preocupasse em arranjar as estradas do conecelho, que estão em estado lastimavel... Mas não, isso dá pouco nas vistas. é melhor fazer pontes entre cabeceiras e arco, rotundas gigantes no arco , como as do caminho para a A7... E AGORA ESTA !
f A tua geografia está uma vergonha.
ou foi de propósito?
Depois chamas nabo aos outros...
muito boas tardes.....como o ditado diz `cada macaco no seu galho`...sr. Doutor muito me espanta como vc. comenta uma obra antes de ela ter terminado. derivado aos comentarios infelizes que vc publicou sobre a nova retunda nas tojeirinhas, era um local fatidico como vc referiu, leva-me a interrogar se vossa ex. tirou o canudo certo. tinha-o como um Arcoence virado para o seculo XXI, em relaçao ao desenvolvimento da nossa querida vila... paciencia enganei-me! agora fico a pensar que o seu cerebro se encontra totalmente atrofiado em relaçao ao desenvolvimento da vila.. sera que consultou o plano de urbanizaçao? penso que nao.
-agora para o anonimo, deixa-te de ser cobardolas e hipocrita...sabes que a obra que esta a ser executada naquele lucal faz parte da futura alameda que vai nascer desde o nó viário, atravessando o valongo e todos os terrenos aos quais tu chamas favores...pensa bem, consulta tb o plano de urbanizacao para a nossa vila, porque aí iras encontrar mais variantes, atravessando terrenos de outros Arcoences....serás um dos favorecidos no futuro? é que se o vieres a ser saí do anonimato..............................
meu caro anónimo. o desenvolvimento de uma vila deve ser equilibrado e respeitar quem vive nela. esse modelo que tanto defende, do alcatrão e betão armado é um modelo que falhou. a vila perdeu população e a vila-sede não cresceu como se queria. de resto, deve haver poucos arcoenses tão ou mais conhecedores do plano de urbanização que eu para saber que este tão pouco tem sido considerado. e mantenho a minha opinião, agora que acabo de chegar a este canto. acho uma rotunda com uma dimensão exagerada que fica a dever mais espaço aos peões, não contempla um ajardinamento decente, digno de ser usufruído pelas pessoas. além de que a mesma estrada nova é estreita onde não deve e não tem rotunda onde merecia. não é preciso tirar canudo para saber o que é do bom senso, nem ninguém com canudo numa área se deve remeter ao silêncio noutra qualquer. além do mais, no meu caso, a segurança e a salubridade das estruturas são matérias que fazem parte da formação médica.
Assim de repente, esta "retunda" parece-me um local de dimensões minimamente adequadas ao levantamento de uma estátua erecta a uma figura que o mereça.
E essa figura, quer-me parecer, é o Grande Líder das Terras de Basto, Joaquim Barreto. JB tem feito mundos e fundos para tornar Cabeceiras o novo "centro do Norte". Ele tem trabalhado muito em abnegada consideração a Cabeceiras e seus povos irmanados.
Faça-se justiça. Dê-se uma estátua a quem merece.
dário, duma estatua erecta querias
tu mas era metida no...
Que malcriado.
A vinha não tem nada a ver com o arco. Ilusão óptica ou frustração?
Quanto á rotunda bem está. Só era preciso uma passagem desnivelada para os mais apressados. Mas pode ser que ainda se arranje. Talvez aquando da obra da alameda que ligará a outra rotunda ao rio. Vamos aguardar.
Vos precisavas de ir todos era pelo rio abaixo.
Pois, a volta a Portugal já foi. E pelos vistos por causa deste rotundão como muito bem a batizaram.
Enviar um comentário