quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

coração e cabeça

No passado domingo, jogou-se o grande derbi do Concelho, com o Desportivo de Arco de Baúlhe (DAB) a receber o Atlético Cabeceirense. É óbvio que um jogo destes não tem o glamour e a emoção do futebol amador de outrora, mas ainda se vê aquela centalha de paixão que deriva de uma importante parte da História do Desporto em Cabeceiras dos 60 anos.

Para lá do resultado, 4 a 0, com todas as condicionantes em redor, houve a celebração de duas instituições formadoras de homens e de espírito colectivo, sobretudo fomentadoras de amor à sua terra e à sua gente. Colectividades que, como muitas outras no concelho e na região, merecem o respeito e a atenção devidas  pela importante missão que se lhes delega e que, por isso, devem estar livres de qualquer mexerico de arremesso de poder público e partidário, mas antes apoiadas de uma forma neutra e equilibrada.

Saliente-se actualmente o DAB que junta elementos dedicados e despidos de toda a indumentária ideológica ou social para vestir a camisola do coração e que, tenuemente, vai fazendo palpitar o amor-próprio da segunda vila de Cabeceiras. Por outro lado, com uma equipe técnica predominantemente de outras freguesias do concelho, sobretudo de Refojos de Basto, o DAB vai elevando-se a um clube de referência para todos os cabeceirenses que se identifiquem com a paixão e espírito aguerrido dos fundadores, dirigentes, técnicos e atletas que fizeram e fazem o percurso histórico de quase 64 anos. Os resultados estão aí: uma crescente assistência aos jogos dos seniores e juvenis, estes últimos que disputam os lugares cimeiros da sua série.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens desportivo do Arco.

Cabeceirense

Anónimo disse...

Tanto discurso neutro até enjoa. Não entendo o conteúdo da mensagem:estará o Vitor a elogiar o DAB ou Cabeceiras de Basto. É por demais evidente que ambos não caminham lado a lado e é triste, muito triste, assistir sempre ao seu discurso neutro, azedo e com muita intenção de amor por cabeceiras. Não se entende.
O seu discurso deveria ser educado mas duro. Duro com cabeceiras e o atlético cabeceirense porque vive e sobrevive ás custas da câmara e impede, ano após ano que o DAB os ultrapasse e até elimine.

Esse discurso neutro deveria guardá-lo no cofre. De lá não se vê nada assim. Deve pensar ser abtes arcoense exilado que cabeceirense envergonhado

Anónimo disse...

Lol, sr.anonimo das 19:16, que mau.
não leve o futebol tão a sério, olhe que corre o risco de andar com a cara sempre "baixa" lol

Vítor Pimenta disse...

tem razão, eu ando assim pH 7.0 ultimamente.