quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A campanha do camaleão

Por força da formação em sociologia, por virtude ou por defeito, desde cedo criei o hábito de olhar para os acontecimentos tendo sempre presente o referencial passado – presente e de formular opinião de acordo com esse diálogo temporal em jeito de sincronia. Desta forma não consigo ficar indiferente a dois importantes sinais do que nos rodeia nestas autárquicas de 2013 em Cabeceiras de Basto. Em primeiro lugar repare-se na incidência de inaugurações por parte do executivo camarário em pleno período eleitoral. Vejamos alguns exemplos referindo apenas o mês de Agosto: Casa do Tempo no dia 2 de Agosto; Piscina descoberta do Arco de Baúlhe no dia 10 de Agosto; Casa da Juventude, Artes, Ofícios e Gerações no dia 12 de Agosto; Edifício de apoio de renovação de infraestruturas da Praia da Ranha no dia 18 de Agosto; Casa do Pão e Núcleo Interpretativo da Vida Selvagem no dia 31 de Agosto.

É quase impossível deixar de notar a manifesta estratégia eleitoralista, uma vez que é no mínimo ingénuo acreditar que todas elas foram agendadas para Agosto (pouco mais de um mês antes do dia designado para o sufrágio) e não distribuídas por meses anteriores por pura coincidência. Não seria só ingénuo como também completamente estúpido. Que seja claro que aqui não está presente a crítica leviana à utilidade da obra feita no período indicado. Essa é uma outra discussão. Só poderá ser feita através da análise da utilização dos espaços referidos, da potenciação dos seus recursos e da sua manutenção. Tudo a seu tempo e este ainda não é o tempo.

Por outro lado analisando os protagonistas dessas mesmas inaugurações por comparação com outras que se fizeram anteriormente à designação oficial do candidato à Câmara Municipal por parte do Partido Socialista, é facilmente notória a presença de Serafim China Pereira na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal. Ora, se anteriormente Serafim China Pereira não aparecia nas inaugurações sob esse direito que lhe assiste, parece que entra de súbito em cena como que promovido a mais um dos “excelentíssimos senhores” no rol de “individualidades” presentes à mesa do cerimonial corta-fitas por obra de qualquer incauto acontecimento. Mais uma vez seria no mínimo ingénuo se assim acreditássemos.

Tanto a preenchida agenda corta-fitas como a estratégia de inserir China Pereira nas ditas sucessivas inaugurações revela apenas e só algo de grave. Revela, na minha leitura, que representantes da autarquia local para a qual foram eleitos usem de forma premeditada recursos da mesma autarquia para intervir directamente e indirectamente na campanha eleitoral de um modo que favorece a candidatura do Partido Socialista, infringindo o ponto primeiro do artigo 41º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais. Desta forma, tal e qual camaleão, mestre da camuflagem, ficamos sem saber a diferença entre representantes eleitos em papel de candidatos e entre candidatos em papel de representantes eleitos. 

Como acima referi, esta é a minha leitura. É aquilo que vejo e que traduzo em opinião. O que acima escrevo vêm-no também todos vós. Assim sendo, compete também a todos vós o “julgamento” em cada opinião produzida mesmo que essas possam valer pouco. Dia 29 de Setembro podem valer bem mais do que isso. 


Nota: O ponto 1 do Artigo 41º da Lei Eleitoral dos Orgãos das Autarquias Locais pode ser encontrado na íntegra através do site da Comissão Nacional de Eleições em www.cne.pt, pelo que para o devido efeito de apresentação de fonte transcrevo abaixo na totalidade o referido ponto:
"1 - Os órgãos do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais, das demais pessoas colectivas de direito público, das sociedades de capitais públicos ou de economia mista e das sociedades concessionárias de serviços públicos, de bens do domínio público ou de obras públicas, bem como, nessa qualidade, os respectivos titulares, não podem intervir directa ou indirectamente na campanha eleitoral nem praticar actos que de algum modo favoreçam ou prejudiquem uma candidatura ou uma entidade proponente em detrimento ou vantagem de outra, devendo assegurar a igualdade de tratamento e a imparcialidade em qualquer intervenção nos procedimentos eleitorais."


16 comentários:

Anónimo disse...

Tens uma visão das coisas tão tacanha pá! Só vês isso em Cabeceiras?? Viste hoje o telejornal?? o passos coelho a fazer inaugurações etc... é em todo o lado, e não é novidade nenhuma, sempre assim foi e ade ser. Em tempo de eleições há tudo á farta. E pode estar tudo muito mal... e tal... e coisa... mas como vês no exemplo de Cabeceiras!! Não falta quem queira ir para o "poleiro", essa é que é essa!!!
Portem-se bem.

Anónimo disse...

se só vê esses descaramentos políticos graças à sua formação em sociologia, o meu caro é ainda mais tacanho do q eu pensava....

Marco Gomes disse...

Algo pode ser normal e, ao mesmo tempo, ser reprovável. Infelizmente, estamos carregados de exemplos.

Camaradas "opinadeiros", larguem o vinho.

Anónimo disse...

é mais saudável beber vinho e opinar o que lhes vai na alma do que ser "porco" no comentário oh marco; estiveste mal, muito mal.

Anónimo disse...

Bem ou mal tudo indica que te acertou bem em cheio. E quanto a porcos deves estar a olhar para a direcção errada.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo ..qto + vejo os candidatos....mais vontade tenho de fugir deles....e como diz o "inteligente: em tempo de eleições, há tudo À farta

GEO disse...

Bom texto José Duarte. Aliás, não esperava menos vindo de ti. Continua a escrever, sobre outras coisas também. Conto contigo e com a tua geração para destronar o sentimento de impotência vigente, esse que os mestres Radiohead declamaram em "Fitter Happier" ou que recentemente os Linda Martini retrataram através da letra de "Ratos".

Anónimo disse...

meu caro, não questiono os seus posts, assim como os dos seus colegas, gosto e muito, por isso é q visito o vosso blog. dou-lhes os parabens pelos conteúdos, e q continuem por muitos e bons anos....o q acho desnecessário é o meu caro puxar dos galoes para valer a sua opinião, nada mais.

e com tantos anónimos pelo meio... cumprimentos da anónima das 10:22

Marco Gomes disse...

Bem, parece que o sentido de humor anda perdido nesta caixa de comentários.

p.s. bebo vinho e também como porco, obrigado pela preocupação.

Anónimo disse...

hahahahaha!nem por isso marco.

Anónimo disse...

Porco!!! Ai sim? Quando souberam que havia disso em vila nune (porco independente) depressa apareceu o irmão gémio em riodouro (porco socialista).
Que raio de conincid~encia bacoca.

Anónimo disse...

olhe que os camaleões agora são outros!!! angelicais independentes armados em bons samaritanos q tb querem mamar e muito na camara e nas juntas de freguesia....

Anónimo disse...

tal como o senhor Marco e o seu irmão na troca d cadeiras no jornal o basto(jornal dos independentes dos apartidários e dos bons samaritanos)

Marco Gomes disse...

Obviamente, que os camaleões e os mamões são os que querem ir para lá. Os outros, os santos, são os que lá estão e os que lá querem ficar. É isso?

Anónimo disse...

Foda-se foi forte marco mate a cabeça num saco. Doeu esta. a verdade pura e dura dos IPC exposta com Marco e seu irmão, para o filme ficar completo só falta o outro ribeiro que ninguém conhecia e depressa ficou famoso.

Marco Gomes disse...

Que sabicholas, sim senhor. Digam lá qual é a verdade "exposta" comigo e com o meu irmão?