A última semana foi marcada inevitavelmente por mais um acontecimento que nos expôs a nossa humilde e envergonhada existência como nação aos olhos de mais uns quantos milhares de milhões de olheiros por esse mundo fora que certamente não passam fome e bebem água contaminada de urina e cólera.Um abalo que nos abriu tão profundas fissuras em exposição que nem faltou a chacota racista dos apresentadores franceses da MTV croissantica e os atropelos estrangeiros a tentar o idioma dos hospedeiros. Isto para além de levar às lágrimas, a forma forçada com que as celebridades nos elogiam num desfile de sorriso amarelo de quem não sabe sequer se está em Espanha…
MTV Europe Music Awards em Lisboa foi uma outra final do Euro 2004: de fraca qualidade e francamente sofrível para quem, de ouvidos mais bem afinados, teve de engolir como sapo tão gordo quanto o Jô Soares, a musica tão má que se ouve nestes dias…
Bem, e mais uma vez a portuguesa mocidade acompanha no pior que se faz lá fora, exaltando-se histérica nos valores franchisinzados de meia dúzia de meninos e meninas mal comportados que parecem que dançam e cantam as mesmas coisas. O rock e o pop já se parecem tanto com o R&B e os Hip-hop’s que até na categoria de Banda Alternativa ganhou a menos alternativa de todas…
Mas sinceramente: é, mais uma vez, a opinião snobe e sem sentido de quem, até de vez em quando, também cantarola umas pimbalhadas, pintadas ou não do ritmo tony portuga ou mesmo do Raggaeton cuja batida de abanar pneu, parece encaixada em todo o single que apareça… Mas vamos ao que interessa.
Mais uma vez, toda a gente elogia ( ou faz que elogia) este espectáculo que o nosso país soube organizar… ou será que soube deixar organizar? Já com o Euro 2004, pareceu tudo mais organizado pelo staff logístico da UEFA que propriamente pelo nosso savoir-faire que tanto nos têm gabado. Têm um exemplo: o logótipo do Europeu de Futebol foi encomendado a uma empresa britânica da especialidade; e pudera! O “nosso”, que tão bem pintamos com carne de gente no Estádio do Jamor anos antes, parecia ter sido retirado do Clip Art do Microsoft Word.
De qualquer maneira, o nosso país tem muito que ensinar em génio literário e em todas as outras artes, desde a arquitectura ao bailado, à pintura e à música. No entanto, dá-me a sensação da vergonha e do medo de falhar que nos impele para um pequenismo irritante, aproveitado de uma forma quase colonialista e superior por quem se serve das nossas paisagens, para lançar ao chão tapetes vermelhos e campos de golfe.
Outro facto curioso que faz pensar qualquer português mal-enganado é que a Shakira para além de falar melhor a língua de Camões (e também nossa, ora essa!), que a Nelly Furtado, teve mais audiência que Mário Soares no período dos noticiários da noite: Será isto resultado do corpo de curvas jovens da colombiana-libiana-italiana, versão pura de uma globalização da própria sensualidade; ou terá mesmo sido a fuga em zapping das pregas velhas e gastas que os media tentam realçar nas bochechas corporais do candidato? Bem… Eu cá vou pela primeira opção.
MTV Europe Music Awards em Lisboa foi uma outra final do Euro 2004: de fraca qualidade e francamente sofrível para quem, de ouvidos mais bem afinados, teve de engolir como sapo tão gordo quanto o Jô Soares, a musica tão má que se ouve nestes dias…
Bem, e mais uma vez a portuguesa mocidade acompanha no pior que se faz lá fora, exaltando-se histérica nos valores franchisinzados de meia dúzia de meninos e meninas mal comportados que parecem que dançam e cantam as mesmas coisas. O rock e o pop já se parecem tanto com o R&B e os Hip-hop’s que até na categoria de Banda Alternativa ganhou a menos alternativa de todas…
Mas sinceramente: é, mais uma vez, a opinião snobe e sem sentido de quem, até de vez em quando, também cantarola umas pimbalhadas, pintadas ou não do ritmo tony portuga ou mesmo do Raggaeton cuja batida de abanar pneu, parece encaixada em todo o single que apareça… Mas vamos ao que interessa.
Mais uma vez, toda a gente elogia ( ou faz que elogia) este espectáculo que o nosso país soube organizar… ou será que soube deixar organizar? Já com o Euro 2004, pareceu tudo mais organizado pelo staff logístico da UEFA que propriamente pelo nosso savoir-faire que tanto nos têm gabado. Têm um exemplo: o logótipo do Europeu de Futebol foi encomendado a uma empresa britânica da especialidade; e pudera! O “nosso”, que tão bem pintamos com carne de gente no Estádio do Jamor anos antes, parecia ter sido retirado do Clip Art do Microsoft Word.
De qualquer maneira, o nosso país tem muito que ensinar em génio literário e em todas as outras artes, desde a arquitectura ao bailado, à pintura e à música. No entanto, dá-me a sensação da vergonha e do medo de falhar que nos impele para um pequenismo irritante, aproveitado de uma forma quase colonialista e superior por quem se serve das nossas paisagens, para lançar ao chão tapetes vermelhos e campos de golfe.
Outro facto curioso que faz pensar qualquer português mal-enganado é que a Shakira para além de falar melhor a língua de Camões (e também nossa, ora essa!), que a Nelly Furtado, teve mais audiência que Mário Soares no período dos noticiários da noite: Será isto resultado do corpo de curvas jovens da colombiana-libiana-italiana, versão pura de uma globalização da própria sensualidade; ou terá mesmo sido a fuga em zapping das pregas velhas e gastas que os media tentam realçar nas bochechas corporais do candidato? Bem… Eu cá vou pela primeira opção.
4 comentários:
Não te esqueças q a MTV tb é uma empresa que contrata serviços para que tudo corra como eles querem, para puderem lucrar os milhões deles, com pessoas com quem habitualmente trabalham. Claro que concordo contigo noutros aspectos como por exemplo na cena de n ter tocado nenhuma banda portuguesa no palco principal, mas é tão simples qto isso, liga a tv na MTV internacional e n verás lá nenhuma banda Portuguesa. Isto era um espectáculo, para os milhões que vêem a MTV diariamente em todo o mundo e não para os alternativos e pseudo-intelectuais tugas c a mania... Dúvido que esses vejam a MTV. Os alternativos e pseudo-intelectuais de lá de fora, podes crer que vêem, pois querem sucesso e a fórmula tá por ali. Não tenho dúvidas que se houvesse alguma banda Portuguesa que atingisse o patamar comercial que a MTV projecta, também lá ia estar. This is Business my friend...
Ena! És bom!
em 4 posts, consegues apontar o dedo aos media pra aí umas cinco vezes. és memsmo bom...
Porra! Que post espectacular!
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