sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O meu curto dedo de censura

É a recente polémica da blogosfera, uma espécie de WikipédiaGate, em torno do suposto comportamento lápis-azulesco do Governo. Referenciado pelo Público, logo de bandeja, por uma catrefada de outros meios de comunicação social e blogs importantes. Ora, segundo o Zero de Conduta, através de um site que permite essa procura, alguém com um IP do directório .gov alterou, para uma coisa mais agradável, o artigo sobre José Sócrates na Wikipédia, a enciclopédia on-line feita pelos cibernautas, em que se referencia ao caso da Licenciatura na Independente. Dele e de Luís Amado, o ministro dos negócios estrangeiros, que passou de "separado, com 2 filhos , após um affair com uma Executive member of the World Bank; Mrs.Sarah Cliffe" a "casado com 2 filhos".


Ui, muito grave... Já nem vamos dormir de noite. Ainda por cima, num site aberto à crises de azia de toda a gente. Agora admira-me como é que um blog de esquerda, no caso de Luís Amado, perde tanto as estribeiras no zelo da vida pessoal e individual, editada na Wikipédia, com tanta coisa colectiva para se falar e discutir. Ou se calhar, até nem me surpreende: publicidade...


Já agora, faço a minha pequena revelação. Há uns meses, no artigo da wikipédia sobre Cabeceiras de Basto, surgia no fundo da Página, uma adenda com o título de "O Porco Socialista de Cabeceiras (e mais uns pequenas javardices)" e com um extenso texto copiado e não editado de um jornal nacional, que não contempla direito de resposta, sobre um caso de favorecimento do edil do concelho que entretanto ficou esclarecido em Tribunal, numa absolvição. Eu registei-me e apaguei essa secção. Era um texto mal escrito e não vi nenhuma originalidade naquilo. Nem sei o que de importante diz da História de Cabeceiras de Basto, a não ser do actual comportamento ressabiado de muita gente. Para isso abriam um artigo noutra página, dedicado a Joaquim Barreto, no seu melhor e no seu pior.

Bem, eu só acho que as enciclopédias não são jornais ou revistas cor-de-rosa nem tanques de lavadeiras de roupa suja. Mas, infelizmente, está visto que a Wikipédia se tornou mais um palco da propaganda e da contra-propaganda no combate político-ideológico.

1 comentário:

joão martinho disse...

vitor pimenta vintage e no seu melhor.