quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Uma Avenida dum Lado ao Outro do Minho, e até Trás-os-Montes, quem sabe Portugal de cima a baixo

A crescente importância dos blogues como alternativa aos meios de comunicação clássicos é um dos mais democráticos feitos paridos da popularização da Internet. Tornaram-se sobretudo instrumentos de intervenção cívica, divulgação de ciência e devaneios pessoais.

O Avenida Central do Pedro Morgado é um exemplo largo disso mesmo mas com cunho de qualidade. Fala de ciência e medicina (o rapaz é médico recém licenciado), fala de sociedade, fala de política, nacional e regional, das artes, do que for preciso, mas fala sobretudo da cidade de Braga. Está aliás, por de trás de uma das maiores regurgitações de participação da cidadania, de bracarenses e anexados, em torno das alternativas aos transportes da cidade. De louvar a iniciativa, devida, ou indevidamente, aproveitada pela comunicação social muitas vezes mais preocupada em copiar (daqui) na secretária, o jornalismo que devia ser feito no terreno e em serviço das pessoas e das instituições de todos.

É uma espécie de blogue modelo, pão nosso de cada dia. Vou lá eu mais certinho que à missa - a minha mãe que me perdoe. Tem por lá de tudo, mais que no Oliveira das Fazendas: a participação dos leitores, gente conhecida da praça portuguesa mais ensolarada, tem discussão e tem o olho e a boca de gente simples, e até dos gabinetes da edilidade de Braga. Eu até dou lá uma perninha aos Sábados. Não escapam, bispos, arcebispos, liberais ou nacionalistas, conservadores ou ressabiados da comuna de Lisboa.

Por estas e por outras, não surpreende o Avenida Central nomeado em mais de quantos prémios ao 5º Poder, ou que lhe em citação e conselho por parte de gente maior da Blogosfera.

Qual Diário ou Correio do Minho, qual quê? O Avenida Central é o meio de comunicação social (como lhe chamou alguém antes) mais importante e dinâmico da Cidade de Braga, e quiçá, da Região. Um dos melhores contributos para o acordar das cabeças por aqui. Para mostrar a importância da intervenção e participação dos eleitores nas questões da sua polis para além do descarregar do voto. Os minhotos menos conformados do Minho profundo também agradecem.

1 comentário:

josé manuel faria disse...

O Avenida Central pode ser um bom blog que o é. Contudo os teus textos aos sábados são melhores.