terça-feira, 1 de abril de 2008

Finalmente: a União que se adiava

O edifício da Antiga Casa do Povo de Arco de Baúlhe (na foto), no centro histórico da vila, pode vir a acolher a cadeira de um novo poder. Depois da recente assembleia geral da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), e o incentivo ao namoro por parte de Eduardo Cabrita, os presidentes de junta de Arco de Baúlhe, Pedraça, Faia, Santa Senhorinha de Basto e Vila Nune acordaram levar às respectivas assembleias de freguesia uma proposta de referendo com vista a aprovar a fusão das 5 freguesias. A freguesia resultante contaria com cerca de 4589 habitantes para uma área de 33,73km2.


Segundo Armando Duro, porta-voz da iniciativa, "as 5 freguesias têm desde sempre afinidades entre as suas gentes, que tornam incompreensível a actual divisão administrativa." Por outro lado, com a conclusão das obras na Antiga Casa do Povo, futura Sede da Junta de Freguesia ofereceria óptimas condições para o funcionamento de vários serviços públicos a descentralizar. Potenciando-se, assim, a eficiência da administração pública, motivando a actividade cívica e económica nesta zona do concelho, com uma centralidade invejável na região de Basto e mesmo do Norte do País!", concluiu.

As actuais dúvidas prendem-se apenas pelo nome que será atribuído a este novo território. Se alguns autarcas defendem Arco de Baúlhe, por ser a freguesia com mais eleitores, há vários outros que sugerem Vila Faia de Pedrarco de Bastúlhe...

4 comentários:

Anónimo disse...

hum.... ?? Desconfio desta notícia... Será isto fruto do dia das mentiras?? :)

Paulo Vieira disse...

Uma inspirada mentira que deveria ser verdade !!

Anónimo disse...

kem iria ser o "plesidente da junta" hun
só os duros é k penetram... !!!
...até na m...

Anónimo disse...

deixem de ser loukos ha freguesias especialmente urbanas que se devem fundir e são mesmo muitos esses casos ora neste caso uma união destas freguesias todas é impraticavel, preocupem-se em criar coisas uteis que gerem riqueza de qualquer especie e deixem-se de modas.