segunda-feira, 21 de julho de 2008

A Santinha Errada e Doenças Por Curar

O nosso digníssimo Presidente da República - digo nosso mesmo que não tenha votado nele -,esteve nestes dias a espalhar grunhidos e rouquidão pelas Terras de Basto, "a Região mais deprimida do País". Em Celorico de Basto, para ser mais preciso.

Com ele por perto - guiado pela mão da vedeta local, exímio nadador das águas amareladas no Cais das Colunas, entertainer de Domingo à noite e tão celoricense de gema quanto eu - apressaram-se logo os autarcas das 4 coutadas em abordar-lhe a influencia junto do poder central. Representantes das coutadas, entendam-se concelhos, pediram mais de quantas coisas, dizem, entre elas a Via do Tâmega e uma ponte que ligue Mondim à tão aguardada via, assim como a financiamento para a ciclovia que vai selar a alcatrão a ferrovia, de Arco de Baúlhe a Amarante. O mentor da pedinchice foi Mota e Silva.

O tiro vai sair furado porque de Cavaco não pode esperar nada. Como primeiro-ministro então nem vale a pena lembrar. Deixou a região penar pelo que não tinha e tirou-lhe o pouco que lhe restava: a Linha do Tâmega, encerrada em 1990 no advento de uma segunda maioria absoluta do cavaquismo, tão reforçada nestas terrinhas p'r'aqui deixadas.

Atirou, como digo, as preces ao Diabo, quando provavelmente tinha figura milagreira de maior influência ao seu lado: o seu homólogo do concelho imediatamente a norte, que bem se pode gabar de ter investimentos por cabeça de fazer inveja a Rui Rio e, quiçá, a qualquer português da Grande Lisboa. O problema é que tanto dinheiro só tem alimentado a crescente elefantíase* político-partidária...


*segundo o Dicionário da Língua Portuguesa: "doença crónica caracterizada por um aumento anormal de volume de uma parte do corpo (membros inferiores, órgãos genitais externos e face) provocado pela obstrução do sistema linfático que, por sua vez, se deve a uma infecção parasitária

2 comentários:

Dario Silva disse...

"a Região mais deprimida do País"

São palavras de Cavaco Silva?
Dá-me ideia que o Mota e Silva, meu fã, vai agora ameaçar processar o PR por difamar o concelho de Celorico de Basto e coisa e tal, tal como fez perante a informação divulgada pelo INE aqui há uns anos.
Mas não passarão - passariam - de "ameaças".
E das Terras de Basto jão não espero outra coisa.
Ameaça que vai chover, ameaça que vai dar sol, ameaça que vai expulsar este e aquele, ameaça isto, ameaça aquilo.
Enfim, à falta de Ideia para outras coisas, vão entretanto com minudências.
Há sempre quem goste de ver a banda a tocar.

Dario Silva disse...

"O mentor da pedinchice foi Mota e Silva."

Porque é que não estou admirado?