sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Monstro

Carlos Abreu Amorim, no Blasfémias, faz publicidade à petição on-line pela Regionalização lançada por Mendes Bota. Tudo bem, não fossem as 5 regiões desde já propostas para cumprir com a reforma. Tudo bem, não fosse nenhuma referência à urgente reforma do mapa e competências do poder local.

Venha quem vier, mas num Estado com o Poder democrático a 3 níveis: Governo e Assembleia da República, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, meter mais um na entremeada sem fazer nada com as pontas, mais que reorganizar o país, burocratiza-o e desorganiza-o ainda mais. Regionalização sim, mas com menos Câmaras e menos Juntas de Freguesia.

3 comentários:

Carlos Leite disse...

viva vitor.
eu ja tinha assinado a petição.e espero que os interessados no desnvolvimento do nosso pais o façam.
a regionalização é precisa,é melhor este sistema que o actual, e nao queiras fazer todas as alteraçoes de uma vez, porque a reformulaçao que tu apresentas, que eu ate estou de acordo,se fosse feita de imediato,poderia levar o sistema politico á falencia, em todos os sentidos o que levava os politicos a fazerem campanha contra.
vamos por partes.
esta fase é crucial e deve avançar, depois logo se verá...
abraço

João Marques disse...

Ora aí estão alguns dos pontos-chave da regionalização à pressa ou "a la carte". Já discutimos isto muitas vezes e continuaremos a discutir porque não há remédios santos para a descentralização do poder.

Vítor Pimenta disse...

Miguel. Tens a noção da despesa corrente que o Estado terá se criar Regiões sem reduzir o número das autarquias? Tens a noção da quantidade de impostos que são gastos só na máquina burocrática do Estado? É impossível como irresponsável desligar a Regionalização de uma reforma profunda do mapa e das competências das autarquias.