sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Interesse Municipal

Pode não ser visível a muitos, nem agradar de momento no enquadramento da paisagem urbanística de Arco de Baúlhe, mas a indústria da madeira faz parte da cultura e da história da vila. E tanto assim é, que uma serra vermelha medeia a heráldica da freguesia, por cima da ponte.

Com a implementação do plano de urbanização de Arco de Baúlhe, muito provavelmente, estas infraestruturas vão mudar-se para as novas zonas industriais, mas o âmago desta terra não se desliga delas. Seria de todo interesse que o Estado, na figura da Câmara Municipal, ou a Sociedade Civil fizessem por preservar uma das actuais serrações locais, com um arranjo arquitectónico, transformando-a num espaço público verde ou um pequeno museu ao ar-livre com a pesada maquinaria antiga em exposição. De qualquer modo, este sector da vida económica de Arco de Baúlhe bem que podia ser inspiração de uma escultura para ornamentar a rotunda do antigo nó-viário, tão central e tão sem dignidade.

1 comentário:

anita disse...

so hoje vi este post!
quem nunca passou por aqui, quantos nao brincaram as escondidas entre a madeira que secava...Talvez nao esteja muito longe de acontecer alguma coisa.Mas vai deixar saudade...