domingo, 12 de julho de 2009

Filhos e Enteados

cartaz arco baúlhe



A opção de renovação das escolas encontra em Arco de Baúlhe, já com a propaganda gratuita devida, um caminho atrofiado que não posso deixar de discordar. Enquanto que o parque escolar de Refojos viu-se valorizado - e ainda bem - com um edifício novo, na renovação à velha EB2,3 e com mais uns valentes metros quadrados de terreno; em Arco de Baúlhe, optou-se pela solução gulaguiana de concentrar tudo, anexando um pavilhão mais para o primeiro ensino básico, dentro dos limites da actual EB 2 e 3.

A soma resulta numa subtracção porque, se considerarmos ainda a possibilidade forte de se prolongar por lá o ensino até ao 12ºano, de um momento para o outro, o pessoal docente e não-docente vai ter de haver-se praticamente com o dobro dos alunos em metade do espaço de manobra. E isto quando se lega ao abandono um edifício e um terreno nobre no centro da vila. Alguém me diga onde está o superior interesse pedagógico nestas decisões.

3 comentários:

Paulo Pinto disse...

Os projectos, às vezes, já são de qualidade (ou utilidade) duvidosa. Mas não ficamos só por aí. É como as coisas se fazem. Decide-se tudo sobre as escolas sem se perguntar nada a quem lá trabalha, nem mesmo a quem as dirige!
Há pouco tempo uma escola ficou sem recreio, porque a Câmara resolveu fazer lá uma certa obra para uso público. Os meninos passaram a não ter onde correr nem brincar. Não está certo. Mas, pasme-se, nem houve o cuidado de informar, dar uma simples satisfação ao coordenador de estabelecimento nem aos que lá trabalham.
Se é por distracção ou por desprezo, não sei. Mas, quanto a transparência, estamos conversados.

Vítor Pimenta disse...

Bem, agradeço o comentário, antes de mais, porque o subscrevo na totalidade ma e porque este assunto foi estranhamente contornado de discussão. O ensino em Arco de Baúlhe vai ficar seriamente prejudicado na minha opinião e não se consegue ouvir nenhuma oposição o a isto. Enfim.

Paulo Pinto disse...

Sim. Até porque incluir o ensino secundário também, como a carta educativa prevê, será já difícil no espaço disponível. Há algumas vantagens em concentrar, mas não de qualquer maneira...