«Verdes querem suspender barragens
O Bloco de Esquerda e os Verdes pediram ontem, no Parlamento, a suspensão do Programa Nacional de Barragens e a exclusão das infra-estruturas previstas para o Tua e Fridão, apontando a falta de estudos sobre os impactos cumulativos. “ O estudo de avaliação ambiental estratégica foi manipulado e baseia-se em dados desactualizados”, afirmou Heloísa Apolónia, aludindo a um estudo da Comissão Europeia que corrobora as críticas que têm sido feitas ao Programa Nacional de Barragens.
“Não foi estudado o efeito cumulativo das barragens que já estão construídas com as previstas neste programa e as avaliações de impacte ambiental que estão a ser feitas a cada uma das barragens estão a revelar impactes ambientais, socioeconómicos e sociais muitíssimo superiores ao que se previa”, explicou.»[JN de 28-01-2010, pág. 14]
Como se pode ver, estes dois partidos que nem sequer representação política têm nesta região, talvez, porque descomprometidos com o poder económico e outros poderes, estão a defender no Parlamento aquilo que pessoalmente considero os verdadeiros interesses, actuais e futuros, das populações do Vale do Tâmega ao preconizarem a não construção da barragem de Fridão. Será que estão errados?
José Augusto Gonçalves
2 comentários:
Diga-me uma coisa vocês querem os rios da maneira que estão?? Todos poluídos sem banhistas, só a servirem de casa de banho para as populações?? Há gostava de deixar aqui uma pergunta no ar, por quanto mais tempo é que os verões nos vão trazer uma carga de incêndios? O que faz a camara de Cabeceiras para não tornar acontecer o que aconteceu em 2009, o que fazem as outras camaras da região de Basto??
com as barragens.. os rios continuarão a estar poluídos e a servir de "casa-de-banho" para as populações...ou não!!??
Enviar um comentário