terça-feira, 16 de março de 2010

Crónica de uma polémica anunciada | Adenda

Agradeço ao Jorge Pacheco a honra de me deixar uma réplica, frontal e directa, num artigo que já vai longo em comentários.

Antes de mais, eu não julgo a boa-fé de quem dirige ou dirigiu a A.R.C.A.. Na mesma medida, respeito as decisões que tomam e louvo o sacrifício que oferecem pelas suas ideias. Agora não vejo nenhuma indelicadeza em não concordar com a transformação da Associação em IPSS. Quando digo "estranha e súbita" é por entender que a instituição não tinha qualquer vocação ou passado que previsse a emergência deste estatuto.

Por outro lado, uma IPSS acarreta determinadas responsabilidades e obrigações com a comunidade e em financiamento, que castra qualquer vontade a um sócio com um projecto para a A.R.C.A., eminentemente cultural e recreativo. É uma suposição, mas serão muito menos as pessoas que se arriscariam agora a presidir uma associação com tamanho fardo orçamental, como um Lar e Creche.

Um grande abraço.

2 comentários:

Anónimo disse...

isso não tem nada de fardo, é só gerir. Mas também é preciso saber

Anónimo disse...

Permita-me não concordar com o que diz. Penso que de toda esta situação quem mais saiu prejudicado foi o lar e não a associação. Com a presidente que a ARCA tem, isto não vai longe. De toda esta história quem mais saiu prejudicado foi o lar porque, como diz, nem toda a gente tem estômago para lidar com semelhante obra que traz reconhecimento e desenvolvimento para a nossa terra.