sábado, 9 de outubro de 2010

Liu Xiaobo

headline_1286540079

A atribuição do Nobel da Paz ao dissidente chinês, rosto do desafio à maior ditadura do mundo, é a prova de que resta alguma decência no Ocidente, face à hipócrita real politik dos negócios internacionais, nos últimos anos.

2 comentários:

Eduardo disse...

O Governo Chinês, consta que já cortou a estrada e as comunicações com a prisão onde Xiaobo, está detido, para que ele não saiba da nomeação e da mesma forma a notícia foi censurada por toda a China, pensando com isso o Governo que vai impedir que os Chineses tenham conhecimento do novo Nobel. No entanto, e como é óbvio nesta aldeia global este objectivo do Governo Chinês é absolutamente impossível de concretizar. Disseste bem, a China é uma Ditadura e das grandes, mas infelizmente há bem pior. Porque na China, apesar do apertado e abjecto controlo político, há liberdade económica. Noutros pontos do mundo como a Coreia do Norte e a Birmânia, a situação é bem pior, pois os Governos põem o povo na mais perfeita miséria. Mas esta, é uma boa notícia, que poderá dar força àqueles que sonham, com uma China democrática.

Paulo Pinto disse...

Os governantes, a maioria das vezes, sacrificam a decência aos interesses económicos, comerciais, diplomáticos... Por isso recusam vistos ao Dalai Lama e escusam-se a comentar a situação dos direitos humanos na China e noutros países economicamente importantes. Mas é claro que nem toda a gente faz o mesmo. O Ocidente não é um monólito, mas sim um caleidoscópio de culturas, interesses e sensibilidades. O comité Nobel tem mostrado sempre a sua independência face à politiquice de vistas curtas.