segunda-feira, 25 de abril de 2011

da liberdade


green windows - no dia em que o rei fez anos

no ano em que "e depois do adeus" de paulo de carvalho serve como primeiro sinal à revolução em abril, josé cid, mike sargeant entre outros, levam esta entrada ao festival rtp da canção. a melodia e o arranjo lembram beatles, influencias grandes do pop importado da altura. a letra é uma excelente paródia à situação política da primavera marcelista.  mesmo assim, mantém-se actual, subtil, apontando baterias às diversas dinastias e linhas sucessórias do poder e à alegria parva e submissa do povo. não foi cid que deu ao mote à revolução, antecedendo "grândola vila morena", mas o que se seguiu não seria muito diferente. a democracia empurrou a sociedade portuguesa para cima, ainda que com muitos sonhos por cumprir, outros feitos em pesadelo. mesmo para quem não encontra motivos para celebração, que se festeje ao menos a liberdade de dizer o que nos apetece sem a permanente lâmina do lápis azul sobre a cabeça de quem ousa pensar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi bom, pelo menos para quem conheceu o 24, mas alguns bem gostavam de de voltar a esse tempo e ter aqueles poderes. Infelizmente exemplos desses temo-los todos os diase às dúzias.
Não comungo daquelas opiniões que surgiram á pouco "se soubesse que ia fazer a revolução para nos acontecer isto - esta crise - nunca o teria feito".
Mas atenção temos ditadores disfarçados de democrtas que até chateia.