quinta-feira, 28 de abril de 2011

o nome das ruas

os 3 da toponimia


a notícia é antiga mas a falta de discussão há muito me enerva. a câmara municipal de cabeceiras de basto montou uma outra comissão cheia da gente do costume para dar nomes às ruas das vilas deste concelho, arreados que foram homens com conhecimento, como o estimado professor alexandre vaz. só mais um pecado original num processo que devia envolver o maior número possível de pessoas e documentos pela importância destes assuntos na preservação da memória colectiva e na identidade específica destas populações.

se nas matérias das outras vilas não me vejo na legitimidade de mexericar, já correndo a lista da toponímia proposta para arco de baúlhe, depressa a náusea dá lugar ao vómito. fica à vossa consideração: rua do bairro da cerca nova 1,2,3 até 7; alameda (quê?) do carvalhal, rua e travessa das gaiteiras; mais umas quantas ruas e travessas de quantos lugares e lugarejos há. foi este o modo escolhido. não se vê uma única referência a acontecimentos históricos e a personalidades locais e nacionais, excepção seja à  rua da viscondessa do peso da régua, que tão daimosa foi com o município, quando na propriedade dela foram arreigar obra.


de resto, onde está uma rua da liberdade? não há direito? uma praceta ou rua de camilo castelo branco, que tantas referências fez a arco de baúlhe na sua novela de "eusébio macário"? onde está uma rua do zé do telhado, cujo bando se juntou várias vezes na casa da ramada, na quintã? e a rua bento elísio de azevedo, daqui natural e deputado na assembleia constituinte de 1975? e um jardim ou uma praça júlio henriques, talvez em frente à "casa do povo" onde nasceu o mais ilustre cientista arcoense, que tem uma monumental alameda em coimbra? onde está uma referência a alfredo machado, presidente de junta nos anos 60 e responsável por uma das primeiras revoluções urbanísticas no arco (1,2 e 3)? onde está uma travessa do pintor abel croca? porque não rua padre manuel gonçalves, arquitecto da famosa (goste-se ou não) igreja do barco nas caxinas, em vez de rua do alambique?

não me alargando em mais comentários e propostas, isto é o que dá quando se tem como referência no arco apenas e só o presidente da junta.

9 comentários:

Dario Silva disse...

Faça-se JUSTIÇA: Avenida Barreta, já!

Zé da Bigorna disse...

Não há dúvida alguma que foi um trabalho de grande qualidade... Mas alguém acha que era preciso uma "Comissão" para fazer "isto"???
Qualquer menino de dez anos que pegasse num mapa topográfico conseguiria fazer um trabalho igual, se não melhor. Afinal de contas, foi apenas pegar no nome dos lugares e acrescentar-lhes "rua"e "travessa", já para não falar no extraordinário "quelho"! O orgulho que não será para os habitantes do Arco dizerem que moram no "quelho..."
Perdeu-se uma grande oportunidade de homenagear Arcoenses (ou personalidades que tiveram alguma ligação ao Arco) ilustres e de lhes perpetuar a memória. Só a inesgotável candura dos Arcoenses (eu ainda sou recente cá no burgo!) continua a permitir estas aberrações. A pergunta é só uma: Até quando?

Anónimo disse...

O victor... mete aqui no tem mal maior o facebook para darmos lik nos artigos

beijos

Anita

Anónimo disse...

Bem está comissão arrisca-se breve a ir trabalhar para a nasa...
INCOMPETENTES

Anónimo disse...

Sugiro a rua do Adeus para a rua do presidente da junta!

Anónimo disse...

sugiro, para a rua nova das tojeirinhas: "rua da incompetencia da concorrencia".para a rua 5 de outubro uma adptaçao: "rua da decadencia arcoense"."rua Valente" para o quelho da rua que se encontra obstruido com autombile.para a avenida principal (perdoem-me mas n sei o nome actual): "avenida da ausencia de liberdade".

para terminar uma questao pertinennte: onde anda o PSD arcoense!?lloooooll!! faz mais o Exmo. Vitor Pimenta por esta freguesia e concelho que PS e PSD arcoenses juntos;demitam-se;sejam humildes e assumam a incompetencia para a cidadania.sirvam as pessoas e a politica e nao se sirvam delas 3 ou 4 meses antes das eleiçoes

Anónimo disse...

concordo com o mau caro, quando se refere à ridícula atribuição de nºos às ruas que compoem a cerca nova. quanto as Gaiteras, nao esquecer de referir que o nome Lugar das Gaiteras ja existe ha algumas centenas de anos, assim como outros que me congratulo em ver preservados!!!

Anónimo disse...

Sim senhor, muito bem observado, e p´ra primeira dama não á nada????

Anónimo disse...

MOstraram-me há dias uma fotografia deveras interessante, não sei se é possivel colocá-la aqui. O pretenso dono disse que não sabia como fazê-lo. mas dizia o seguinte "praça armando mole". perguntei onde era e remeteram-me para a Casa do Povo. Não consegui ver nada e queixeime. Claro que não fui logo a correr, demorei uns dias e quando lá cheguei já só consegui ver o sitio. Foram rápidos a apagar. quando alguém colocou uns papéis a insultar o autor deste blogue, não foram tão rápidos a tirálos e ainda gosaram com a situação. Agora como tocava ao maioral cá do sitio a coisa foi pintada ou apagada e atenção nem sequer era um insulto.