quinta-feira, 8 de setembro de 2011

os benevolentes

As barragens foram propagandeadas por Salazar como o milagre da energia barata e são hoje responsáveis por uma parte da produção de electricidade nacional, além de terem melhorado o controlo do caudal dos rios. Foi assim por todo o Mundo. Mas já se evoluiu muito desde então e hoje percebe-se melhor que elas têm um custo implícito, porque os ecossistemas vão sendo profundamente alterados e a nossa saúde paga todos os dias a factura... Infelizmente, para a maioria das pessoas, isto é conversa. O que importa é se a conta da luz é mais barata. (...)
Infelizmente a EDP apostou milhões para conseguir novas barragens, e isso incluiu antecipação de pagamentos de licenças que ajudaram o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos a cobrir uma parte do défice de 2009, além da mais demagógica e milionária campanha publicitária da década, em que se fazia sonhar com barragens como se fossem os melhores locais do Mundo para celebrar a natureza... (...)
Estes monstros de betão vão agora destruir dois rios da região do Douro, desnecessariamente. O Sabor, por exemplo, é uma jóia de natureza ainda selvagem. À medida que o turismo ambiental cresce globalmente, mais Portugal teria a ganhar com um Parque Natural do Douro Internacional ainda inóspito, genuíno. Já não será assim. A barragem em construção inclui uma albufeira de 40 quilómetros onde se manipula o rio de trás para a frente, com desníveis súbitos, acabando com a vida fluvial endógena e o habitat das espécies em redor.

7 comentários:

Dario Silva disse...

Queremos merda?
Teremos merda, dormiremos nela…

Anónimo disse...

mal maior é nem UM da direcção ter curso de jornalismo num...jornal...

mal maior é o jornal só fazer referÊncias a certas coisas que são feitas e falhar principalmente a nível de cultura, espectáculos de teatro, apresentações de livros, eventos de desporto....nada disto publicitado...apenas quando interessa...

Anónimo disse...

dario silva = a porco, linguagem porca, etc.

Marco Gomes disse...

Caro anónimo das 09:55, o seu apontamento foi registado. Obrigado.

Anónimo disse...

Não devemos dar valor a estes comentários. Desde quando é preciso um curso de jornalismo para escrever num blogue ou mesmo administrá-lo?
Até nos jornais locais escrevem sem curso e alguns ou algumas mesmo com curso escrevem que é uma vergonha.
Essa agora!!!!!

Anónimo disse...

Ninguém está a falar do blog! o admin do blog faz parte da direcção de um jornal...pq? porque escrevem blogues? quer dizer...agora para ser doutor não é preciso tirar medicina, para exercer ensino não é preciso ir para a universidade...é muito mau para todos que estejam na profissão ou curso de comunicação ou jornalismo ver que não vale a pena porque qualquer um pode escrever...viva lá cunha...

a segunda coisa que referi não é uma critica aos actuais, é preciso dar tempo, mas a direcção anterior falhou e muito...metade das coisas que aconteceram principalmente para os lados de celorico e mondim foram simplesmente ignoradas quando não tinham conotações politicas...

Vítor Pimenta disse...

caro anónimo das 16:31. o jornalismo que se faz é amador, não é profissional, tal como o teatro que se faz nas casas do povo. quanto a cunhas, eu arranjo-lhe uma a si e a quem quiser colaborar, escrevendo e dando a cara. é só mandar proposta para o mail/endereço do jornal.