segunda-feira, 9 de julho de 2012

fim ou novo começo?

É oficial. Com 63 anos de existência, o Desportivo de Arco de Baúlhe, uma das colectividades mais antigas e importantes da região de Basto, fecha as portas face ao crescente desinteresse por grande parte da sua massa associativa e simpatizante. Muito se pode especular em redor disto, sobretudo questionar algumas decisões que primaram pelo investimento, de grande parte da indemnização da demolição velho Campo de Morgado, em resultados desportivos imediatos, em detrimento da construção de novas instalações, modernas e confortáveis para os seus adeptos e atletas. Mas a morte anunciada do D.A.B., se não for parte da causa, é também consequência da decadência económica e social de Arco de Baúlhe e que se tem agudizado nestes tempos de crise. Tempos estes que, não trazendo tragédias inevitáveis, exigem que se faça uma reflexão profunda sobre o estado das coisas e como podemos preservar aquilo que nos identifica, que é a base dos afectos e plataforma de mudança.

15 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, primeiro correm com os jogadores da terra, depois armam-se em salvadores da pátria e só conseguem enterrar ainda mais o desportivo. até parece que só O salvaram para salvar mais alguma coisa (tou certo ou tou errado?).
formaram uma direcção e não cumprem o mandato até ao fim, porquê? dizem que até queriam gastar umas dezenas de milhares de euros numa bancada provisória. não a fizeram mas parece que o dinheiro se foi. a câmara dá subsídios a determinadas colectividades mas exige plano de actividades e contas (e acho muito bem) mas pelos vistos ao arco nem é bem assim. pois até recebem mais que os outros clubes.

Anónimo disse...

Se assim acontecer, tenho pena. Algumas das minhas alegrias passaram pelo campo de Morgade. Assim definha uma terra e, não tenho dúvida, por culpa própria.

António Vale

Anónimo disse...

O derrube do antigo Morgade, Olimpo Arcoense, e a caricata e obscura transição para o novo campo, com condições muito fracas, traçaram o actual momento da instituição.
Como é que a massa associativa e jogadores locais se entusiasmarão pelo clube que nos últimos anos tem sido lidado por pessoas que prioritariamente vêem na direcção do Desportivo um lugar de visibilidade e ascensão social, marimbando-se para o clube quando os resultados são fracos?
Ao Desportivo faltam pessoas competentes e Arcoenses nos comandos, que estão sempre presentes.
Viva o Desportivo, o pilar do bairrismo arcoense.

Anónimo disse...

Apesar dos derrotistas e daqueles que, apesar de lá estarem, andarem a minar o Desportivo e a tentarem desviar alguns interessados em que ELE não acabe, ainda há esperança. Não liguem aos lorpas que vos andam a desviar das vossas convicções, avancem sem medo.
Cuidado eles acabam com tudo onde mexem.

Anónimo disse...

que mexem!!!! esses não fazem nada.

Anónimo disse...

Então o funeral do Desportivo foi boicotado por um grupo de arcoenses? Cuidado com as contas, parece que não batem certas. mas vocezes já estão habituados se me não engano. pois já vão decadas em que essas coisas se faziam.

Anónimo disse...

uuiia! então vão acabar algumas mamas. só esperamos que não apareçam mais mamadelas caras.

Anónimo disse...

Se for com arcoenses verdadeiros a coisa ainda pode resultar, o pior é se eles são falsos ou importados como alguns maus exemplos que toda a gente conheceu, os resultados estão bem á vista . o arco bateu no fundo com toda a força. aos que agora se disponibilizam não vai faltar trabalho, mas se forem dedicados o povo do Arco vai agradecer
FORÇA

Anónimo disse...

Depois dos bettencourt do arco vem agora um grande lobo disfarçado em em carneiro.
Um vem do porto apresentar serviço politico para a sua terra.As próximas eleições estão aí. Outro vem da vila, também com o mesmo motivo.Mais acima, um outro, de partido oposto, vem (convidado) de modo a fazer acreditar que a política não vai interferir com a coisa.
Interfere sim e ela está aí!

O PS perde o poleiro (os filhos já têm o emprego esperado e pago com os anos de "sacrifício" na liderança do clube que se assemelhou à ARCA).
Foi triste ve-los a mandar sem saber.Foi triste ve-los a capitanear o desportivo (no campo e na direção desportiva) apenas e só porque têm relação familiar com o dono!!

Jà imagino que no próximo carnaval das lamúrias da arca, um novo carro será adicionado pela antiga direção e liderada pelo diretor desportivo, pelo capitão e pelo sub-capitão!
A única palavra para descrever o que foi feito no desportivo desde que a "comissão de apoio" assumiu o clube é: triste vergonha interesseira.

Tantas semelhanças houveram entre o DAB e ARCA.Porque será?

Para a nova direção: boa sorte para as próximas eleições!O DAB continuará a servir de "rampa de lançamento"..ou não!

Vítor Pimenta disse...

Pois meu caro anónimo, pode manter-se com esse delírio, mas nem tudo é politizável no Arco, por muito que o queira fazer só para desmotivar quem se disponibilizou para uma tarefa nada fácil.

Anónimo disse...

Não só estou a transmitir algo verdadeiro e real, como os longos anos de vida que todos temos nos indicam precisamente isso!

Um clube de futebol foi e é rampa de lançamento pessoal para muita gente ou para os descendentes dessa mesma gente.
Dizer que não concorda, está no seu direito, assim como o direito de errar o assiste.
Mais ainda quando faz questão de nunca vivenciar a realidade das coias por dentro. Sabe que esse é uma grande lacuna pessoal e que na maior parte das vezes fragiliza a sua tentativa de transmitir uma opinião correta e muito bem formada (e neste caso redondamente errada).

E o intuito do texto não é desmotivar quem quer que seja, é alertar a população, denunciar o que foi feito e aquilo que já se está já a preparar!

O DAB não vai renascer como querem e com muita pena minha. Vai sobreviver, novamente, e destruir a bela imagem que as pessoas guardam do passado do clube!

Vítor Pimenta disse...

Aceito as minhas lacunas, pode apontá-las, mas eu assumo a função que posso. Não me acho também imune ao erro. Mas penso que contribuí o suficiente noutras funções e noutras alturas.

Agora que fala em rampa de lançamento, aponte aí 1 presidente do DAB que tenha sido depois eleito presidente de junta ou da câmara ou vereador ou o que seja, só para me elucidar melhor.

Anónimo disse...

Mas afinal o artista dessas bocarras tem medo a quê?
Pensa que são todos da laia dele?

Anónimo disse...

Atenção que as "bocarras" vêm lá de cima, do mosteiro. Ao que parece preparam-se para boicotarem, com a desculpa da crise, o trabalho dos que agora se aventuram, sem receitas e não só...

Anónimo disse...

e...