sábado, 8 de setembro de 2012

Cavaco, cidadão honorário?

cavaco-cabeceiras-refojos

A Câmara Municipal decidiu atribuir a Medalha de Ouro de Cabeceiras de Basto, a qual outorga a Cavaco Silva o título de Cidadão Honorário do Concelho de Cabeceiras de Basto, justificando a entrega com “os elevados serviços públicos que prestou e presta ao país”.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu atribuir a Medalha de Ouro do concelho ao actual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. O agora cidadão honorário de Cabeceiras de Basto gizou e concretizou um dos mais duros golpes a este e aos concelhos vizinhos de Basto. Cavaco amputou o troço ferroviário da Linha do Tâmega, encerrado poucos dias depois de Cavaco Silva (primeiro-ministro de então) ter prometido em Celorico de Basto que não o faria sem que houvesse uma alternativa rodoviária. Hoje, nem comboio nem a realização da prometida (ninguém denuncia o contrato?) via rodoviária do Tâmega. A juntar a isso, Cavaco, que tem por obrigação estatuária defender a constitucionalidade (lembram-se do fervor, do rigor, da visão presidencial aquando a revisão dos Estatutos da Região Autónoma dos Açores?) de toda e qualquer lei oriunda da Assembleia, falhou no cumprimento do papel de defensor da lei fundamental e de Chefe de Estado ao promulgar o Orçamento de Estado para 2012. Posto isto, porque raio Cavaco Silva recebe uma das maiores honras concelhias? A memória histórica quer-se fresca e presente, e o que assistimos ontem é um triste episódio concelhio. Nem Cavaco, nem nós, merecíamos tal devaneio.

13 comentários:

Anónimo disse...

Porque será que nõ me ademira nada ainda não haver comentárioa????

Anónimo disse...

O quê, o presidente da reública esteve no nosso concelho?
Não acredito. A ser verdade como é que ninguém sabia de nada?
Deve ser por ser do partido que é.
Admira é ninguém o ter confrontado com o fecho da linha do Tâmega, no seu reinado. Como as pessoas são esquecidas.
Recebeu a medalha para que ninguém fizesse comparações com os outros presidentes que por aí passaram.

Anónimo disse...

Cortaram-nos a Internet na câmara.

Anónimo disse...

Para quê? Só se foi para que não pudessem publicitar o acto.
é uma malandrice dficil de acreditar, lá isso é.

Anónimo disse...

Ai cortaram?? Eu trabalho numa empresa privada e não tenho internet! porque é que vocês devem ter? Só se for para trabalhar!!!

Anónimo disse...

Trabalhas, trabalhas!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Trabalhas, trabalhas!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Gordo ausente da cerimonia por motivo de desvio de fundos!!!

Anónimo disse...

Fundos de quê? Só se for de poços.
Deixem-no em paz.
Ele agora deve estar contente. As enganadas da ARCA perderam o processo das eleições com o padeiro. também vão ficar doentes. A isto eu chamo solidaridade.

Anónimo disse...

De facto, a blogosefera é mesmo o reino e o espaço ideal dos cobardes.
Está na hora deste blog passar a site e incentivar a cultura e o debate de forma real.

Ps: Sr Cavaco e Sr. Barreto...a estrada de amarante-arco de baúlhe ainda é para fazer?para quando?

Anónimo disse...

Essa estrada já foi boicotada pelos dois há uns tempos.

Anónimo disse...

A visita ao Concelho e a atribuição da Medalha de Ouro ao PR Cavaco Silva foi um gesto de uma enorme injustiça, indignidade e verdadeira hipocrisia! Ao longo dos seus mandatos, seja como 1º Ministro, seja como PR, nunca Aníbal Cavaco Silva fez nada por Cabeceiras ou pela região que o torne merecedor e digno de tão alta distinção! Bem pelo contrário! O encerramento da linha do Vale do Tâmega e a não concretização das contrapartidas do protocolo assinado, são disso o melhor exemplo. Assim, de uma assentada,Barreto deu três tiros irreparáveis: Banalizou a simbologia do ato da distinção; desprestigiou o Órgão decisório (a Câmara Municipal); bem como o destinatário, o PR e pessoa que imerecidamente recebeu!
Por outro lado, vimos Joaquim Barreto no seu melhor, igualzinho a si próprio! Megalômano, egocentrista e politicamente hipócrita! Adicionou ao seu currículo mais um alto feito da (sua) nobreza rasca, subserviente e grotesca, da qual tanto se orgulha...; Estendeu e alargou as suas raízes eucaliptais...; Mobilizou os holofotes mediáticos que acompanham o PR para deles tirar proveito; E por último, serviu no banquete o seu prato predileto, repleto de hipocrisia política!
Por último, diga-se que o Joaquim Barreto que vimos hoje como presidente da Câmara, a distribuir medalhas, mordomias, benesses e salamaqueques ao PR Aníbal Cavaco e Silva, É O MESMO que 1985, mobilizava os seus capangas e as hostes partidárias para o afrontar e apupar em plena Praça da República, em Cabeceiras de Basto!Lembram-se?
Saibam, porém, que desde então a esta data, pouco na vida mudou, a não ser JOAQUIM BARRETO!...

Anónimo disse...

A visita a Cabeceiras de Basto e a atribuição d Medalha de Ouro do Concelho de Cabeceiras de Basto ao atual PR, Aníbal Cavaco Silva, é um gesto da maior injustiça,indignidade e hipocrisia política; Uma afronta aos cabeceirenses! Quer como Primeiro Ministro, quer como Presidente da República, NUNCA Aníbal Cavaco Silva fez algo em Cabeceiras ou na região, que o tornasse merecedor e digno de tão alta distinção! Bem pelo contrário! O encerramento da Linha do Vale do Tâmega e o não cumprimento das contrapartidas do protocolo então assinado, são disso o melhor exemplo. Assim, banalizou-se gesto e a simbologia do mesmo;desprestigiou-se o Órgão que a atribuiu (Câmara Municipal) e a figura institucional que a recebeu (A Presidência da República)!
Por outro lado e a contrpor, vimos Joaquim Barreto no seu melhor, igual a si próprio! Adicionou ao seu currículo mais um feito heroico da nobreza subserviente e rasca a que tanto se orgulha de pertencer! Chamou a si os holofotes mediáticos que acompanham a Presidência da República; Deu asas ao seu protagonismo egocentrista, estendendo raízes eucaliptais q secam tudo em seu redor; distribuiu cadeiras, lugares, mordomias e salamaqueques, dividindo para reinar!
Diga-se, porém, que este Joaquim Barreto que vimos em 2012, no papel de presidente de Câmara Municipal a condecorar e a beijular o atual PR, Aníbal Cavaco Silva, é o mesmo Joaquim Barreto que em 1985, na oposição, arregimentava capangas e as suas hostes partidárias para afrontar e apupar em plena Praça da República o então Primeiro Ministro, Cavaco Silva! E se desde então a esta parte, algo de importante mudou em Cabeceiras de Basto, não foi o protagonismo de Cavaco Silva, mas sim a pessoa de Joaquim Barreto!...