domingo, 23 de setembro de 2012

um grande nada

do conselho de estado só saiu o recuo do governo na tsu. nada mais. os parceiros sociais já se dispuseram a negociar alternativas que cubram o buraco e nos garantam dentro do acordo do memorando e no caminho progressivo da míngua. de resto, não há outra alternativa a isto que não a renegociação ou a ruptura com a moeda única,  e o governo não está disposto para a primeira nem a europa para a segunda. os portugueses esbracejam confusos, porque parece não haver futuro. estão como sempre estiveram, católicos e dispostos ao sacrifício, a purgar pelos pecados, valha ou não a pena. entretanto, o governo vai falhando na comunicação, na arte da motivação colectiva, e de belém não houve outra boa nova que se trouxesse aos pastores: uma renovação governamental que viesse ao menos retirar de cena ministros que não são, nem nunca chegaram a ser alguma coisa ou exemplo, como esse senhor relvas. não bastasse o enxovalho da crescente perca da dignidade, os portugueses ainda têm de ouvir sermões "de formiga e cigarra" desse ministro miguel macedo, outro grande nada, que de repente ficou com equivalência a mestrado de pouca vergonha na cara.

5 comentários:

Anónimo disse...

E ainda a procissão vai no adro. Estes e os outros, os tais antecessores, só fizeram merda e agora nem sequer sabem como a limpar ou talvez não interesse mesmo limpar a porcaria que vão fazendo todos os dias.

Anónimo disse...

Recuaram na TSU mas vão certamente avançar noutras matérias. Ninguém sabe o que seria melhor

Vítor Pimenta disse...

bem. este aumento da tsu era imoral no sentido em que havia uma transferência de dinheiro dos trabalhadores para os patrões e que beneficiaria, sobretudo, as grandes empresas. por outro lado ia diminuir o consumo por menor disponibilidade de dinheiro nas famílias.

agora parece-me que haverá um aumento no irs, de forma a subtrair o equivalente aos dois subsídios (de natal e férias). também poderá haver um aumento do iva até aos 25% que é o tecto máximo previsto. enfim, feitas as contas, haverá mais austeridade e "helenização" do país.

Anónimo disse...

Parece que nuestros hermanos hoje voltaram à carga e novamente com força. Só falta saber se vamos seguir o exemplo ou não.

Anónimo disse...

Atenção, no jornal o Público vem um artigo e pêras de Santana Castilho.O artigo termina assim: "Portugal tem, pelo menos, três talibans no Governo: Gaspar, Passos e Crato. Vivem obcecados por um problema circunstancial, financeiro, sem entenderem que os cortes cegos em áreas estratégicas, como é a educação, comprometem o futuro e pioram o imediato. Do seu consulado vão resultar jovens menos autónomos e felizes e adultos mais pobres e desesperados. É inaceitável para Portugal."
Parece que só eles é que não querem ver isso. Vamos esperar que alguém lhes abra os olhos.