terça-feira, 10 de dezembro de 2013

mandela

Em dia de funeral, presto homenagem não a um santo mas a um grande político, cujas decisões possibilitaram a transição mais ou menos pacífica da África do Sul para uma sociedade mais democrática, sem guerra civil e revanchismo racial, sem a fuga em massa de brancos que levou ao caos outras ex-colónias. De resto, o apartheid continua entre ricos e pobres.

6 comentários:

Hermes Trimegisto disse...

Mandela é muito mais do que um homem, é um Instrutor da Humanidade, daqueles poucos homens que incarnam neste mundo com a missão muito específica de, pelo exemplo de vida, inspirarem a humanidade a evoluir e caminhar no sentido da Liberdade, Igualdade e Fraternidade! Ao homem que deu ao cárcere 27 anos da sua vida e perdoou, viu filhos e familiares serem assassinados e perdoou, foi barbaramente torturado e perdoou, foi traído e perdoou, presto também a minha homenagem! Que a sua mensagem perdure e inspire aqueles que comandam os desígnios do nosso mundo!

Anónimo disse...

Como é que é possivel classificar este ser humano como politico....
Já só vê politica em todos os lados, tenha cuidado...

Anónimo disse...

Ó meu caro, o Homem é ser político por exelência, é evidente que não no sentido da partidarite aguda, que infelizmente abunda por estas bandas, mas se o Homem o não fosse quem seria?

Anónimo disse...

este homem foi um bom homem que fez algo pela humanidade, mas, não o fez sozinho e foi-lhe bem pago os anos que esteve na pilra

Marco Gomes disse...

Este homem foi radical quando foi preciso ser radical. Libertou os oprimidos e os opressores quando p que era necessário mudar, mudou. Uma lição.

Paulo Pinto disse...

Uma figura de uma enorme grandeza humana. Um homem admirável, ao qual a África do Sul e o mundo muito devem. Felizmente há outros exemplos que lhe são comparáveis, e que ainda estão vivos: Xanana Gusmão, Aung San Suu Kyi. A política também produz gente assim.