segunda-feira, 12 de maio de 2014

A saúde e o circo

Não quero minorar a romântica candidatura do Mosteiro de Refojos a património da Humanidade, que mereceu toda a pompa da circunstância na reunião de há dias na Casa do Povo de Arco de Baúlhe, com sala cheia, incentivada pelo fervor do pároco na "defesa do que é nosso", ou coisa parecida. Mais uma "estação na via sacra" que a comitiva municipal tem feito pelas "capelinhas" do concelho. No entanto, era de melhor tom que as entidades da freguesia, ou paróquia, e demais responsáveis concelhios, focassem as suas atenções nos reais problemas da população que se dizem representar. Moribunda que está a extensão de Saúde em Cavez, a verdade é que a Extensão de Saúde de Arco de Baúlhe arrisca-se a encerrar portas. Há já centenas de utentes sem médico de família desde Janeiro e entregues os serviços mínimos a tarefeiros.

Isto é só o primeiro passo para que muitos, senão todos, sejam empurrados para a sede de concelho, já inchada da centralização de serviços. De entre os utentes, não esquecer os quantos que vinham de concelhos vizinhos até ao Arco e faziam girar o comércio desta vila. Isto sim, diz respeito aos arcoenses, à sua economia e à sua identidade. Isto sim, devia levá-los à Casa do Povo. Isto sim, devia levá-los para a Rua como faziam dantes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estamos fartos da falta de atitude de quem representa a nossa freguesia nos orgãos do poder local. Da sua falta de visão, identidade e reais interesses em prol do Arco de Baúlhe. Dizem-se eles arcoences.

Anónimo disse...

Agora mais do que nunca continua a imperar o servilismo. vão á casa do povo porque alguém os continua a arrebanhar de forma categórica. quando os chefes marcam presença a plateia tem de encher, não interessa a qualidade mas a quantidade. agora sim, estou totalmente de acordo que esses locais deviam encher em prolda defesa dos interesses do Arco e não quando o rei faz anos apenas. é por demais evidente que o posto médico ou se quiserem extensão de saúde do Arco vai fechar e já poucos meses terá de vida e aí sim vamos todos em romaria visitar o médico ao coração do concelho que precisa de animação, o arco precisa é de ser asfixiado. voltamos ao antigamente é lá e mais nada. mas como diria o outro somos um povo de brandos costumes. um dia daremos por isso e por outras coisas e então será muito tarde.

Anónimo disse...

ATENÇÃO Guerra fria entre a cãmara e assembleia. vamos esperar pelos acontecimentos seguintes mas barreto e china já viveram mais pacificados.

Anónimo disse...

Os da oposição democrática arcoense, quando a oportunidade tiveram, através da figura de um ilustre senhor profissional de saúde,funcionário do governo, com salário tranquilamente recebido, nada fizeram.
Agora nada farão. A não ser, talvez, continuar a "reencaminhar" doentes para fora da vila, pela A7!