quinta-feira, 20 de março de 2008

[O Mal pelos Leitores] "VINE A LES BIBLIOTEQUES E TRIA AL TEU GUST”

Bibliotecas, livraries e biblioteques…todas elas como o mesmo significado mas ambas com significantes diferentes que variam de acordo com o país onde se encontram e respectivas culturas existentes.


Em Girona (Espanha), “biblioteques” significam muito mais do que um local de leitura e pesquisa. Significam um lugar de encontros e desencontros, de trabalho, de “actualização” e, por incrível que pareça, de diversão. São lugares onde se vê crianças, ordeiramente diga-se, a brincarem com pequenos jogos didácticos, são lugares onde se encontram adolescentes a realizar os seus trabalhos escolares, onde idosos consultam o “seu” jornal diário ou a “sua” revista semanal e onde - como o meu caso –que através da rede wireless existente me permite “conectar” ao mundo

Outra realidade vê-se ainda hoje em Portugal, nomeadamente na Vila de Arco de Baúlhe, onde apesar de existir uma infraestrutura de grande qualidade o uso que se lhe dá é praticamente nulo!!

Pessoas de pouca cultura, pergunto-me?? Penso que não, porque desta pequena vila saíram e continuaram a sair profissionais de elevada qualidade!! Então... qual será o problema!? Falta de dinamismo, falta de divulgação e acima de tudo falta de hábitos. Este último, “pecado” do Homem, por sermos “seres de hábitos”, é o item mais difícil de conseguir, mas os outros dois podem e deviam ter sido cimentados ontem ou hoje, e não, como quase sempre, amanhã!!

Utilizando, porque não, o slogan que se vê por aqui… “Venha às bibliotecas e use-as ao seu gosto”

Rui Magalhães
(um arcoense em Girona)

Leitura complementar: Bibliotecas a Arder de Vazias

Sem comentários: