segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Tempo de Repensar a Ferrovia (II)


O transporte ferroviário de passageiros volta a ganhar importância no panorama nacional e o Minho é a prova disso. 5,1 milhões de passageiros viajaram na Linha entre Braga e Porto em 2007. A CP até que se admira com tais resultados, que anteciparam uma previsão para 2014. Não será fenómeno nacional. Há na Europa uma importância crescente do uso dos caminhos de ferro que, além de mais amigos da Economia do Estado (diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis) e da família, são um meio alternativo à chantagem grevista dos camionistas. A Espanha tem apostado na ferrovia, aumentado nos serviços de passageiros e mercadorias e os troços. Na Holanda, diziam-me que a ferrovia era a espinha dorsal do funcionamento da sua economia.

O futuro tem bitola europeia. Enquanto tivermos actores políticos obcecados pela rodovia, nas suas versões largas e afuniladas, dificilmente estaremos nos carris da modernidade, com meios de transporte rápidos, seguros e sustentáveis. Sem preconceitos, digo, abandone-se a pobreza de ideia da ciclovia, reivindique-se e repense-se muito seriamente a reabertura da Linha do Tâmega.

foto de Pedro Flora

2 comentários:

Anónimo disse...

concordo contigo a 1000% pois, entre outros factores, uma greve de camionistas pode-nos colocar numa situação de isolamento brutal..situação impensável nos nossos dias (ou talvez não)!!

quanto á ciclovia,sinceramente..mais vale não mexer pois esta nova via de ecológica não teria nada pois iria servir, sobretudo de "estaleiro" para toxicodependentes!!

SIM á (re)abertura da linha!!!

Dario Silva disse...

A ideia original e fabulosa (para não dizer madura) do presidente Barreto querer um comboio a circular numa linha de 300 metros diz muito da sua capacidade de ver ao longe, de sonhar o melhor para Cabeceiras.

Não conheço nenhuma linha de caminho de ferro no mundo inteiro com uns miseráveis 300 metros de extensão.
De imaginar que o apeadeiro da minha terra, onde o comboio pára cerca de 50 vezes ao dia, tem 220 metros... o que dizer de toda uma linha com 300???

Tão pequeninos estes autarcas de Basto... tão grandes na MEGA pompa a anunciar produtos MICRO.... NANO!

As declarações de Barreto ficarão nos anais da história ferroviária portuguesa!
Um momento memoravelmente pequeno, delicodoce, ridículo.

ps: Cabeceiras pode aparecer no Guiness - a linha mais pequenina do mundo. Pode aparecer nos jornais de todo o mundo!

Dario Silva.