segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Do Barragismo [e já agora mais uma "Paisagem em Extinção VI"]

Rio Tâmega em Vila Nune

No passado sábado, houve uma reunião de cidadãos do Baixo-Tâmega para discussão e tomada de posição conjunta acerca da Barragem do Fridão e o futuro desta região. José Emanuel Queirós, geógrafo e deputado municipal amarantino, elaborou um resumo das ideias expostas em reunião da qual resultou a aprovação de um "Manifesto Anti-Barragem" do qual sou signatário.

O mesmo manifesto resulta de um longo trabalho feito desde 1995, acerca das consequências da construção da Barragem do Fridão, e do prolongamento do erro do Torrão, agora a montante, com o que poderá resultar na saúde e na economia dos concelhos de Basto. Esta é a altura para impedir o maior atentado ambiental jamais feito na nossa terra e é esta também a oportunidade ideal para todos os habitantes de Basto e Baixo-Tâmega se aperceberem do cordão umbilical que os liga é mais forte que a toponímia.
foto de Rui Ornelas

3 comentários:

Carlos Leite disse...

Boas Vitor...
Como sabes esta já não é a melhor altura para protestar, a obra já foi adjudicada...
sendo ou não a favor, e depois de nos ser imposto este presente envenenado, só nos cabe agora ter imaginação para lhe retirar o veneno.
Cumprimentos

Vítor Pimenta disse...

É sempre altura para protestar perante um problema que não se adjudica irreversivelmente. A Barragem do Foz do Tua também foi desadjudicada. Quanto mais não seja é o protesto de quem quer ser ouvido nesta questão. Eu não tolero este tipo de prepotência, e ninguém o devia tolerar.

Dario Silva disse...

Vila Nune?
Ía dizer que isso já teve comboio e penso que com mais de 300 metros de extensão.