quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Verdete

IMG_0596© Ana Magalhães

De Amarante, a montante da barragem do Torrão, vão chegando relatos(1, 2, 3 e 4) de um rio verde, pestilento - eutrofizado. Esta albufeira não atrai turistas, nem desenvolvimento, nem emprego, nem gente. Atrai insectos. Com um risco elevado de eutrofização, amplamente assumido pelos estudos e pela própria EDP, isto é a amostra do lago de água choca que nos espera com a construção das barragens na bacia hidrográfica do Tâmega. Não há propaganda encomendada que se possa impor a esta realidade, descartado que está qualquer esforço para despoluir o rio. Até lá, ide-vos iludindo com os barquinhos, os peixinhos e a casinha de pau. Comprai também uma mola para o nariz.

6 comentários:

a disse...

isto mais parece o parque do mosteiro relvado, mas num cenário catastrófico

João Teixeira disse...

Engana-se caro A.Meirelles, o porque do mosteiro relvado está mais castanho do que verde pela falta de relva que já tem...
Uma tristeza, milhares de euros deitados fora enquanto milhares de pessoas deste concelho passam necessidades...
Quando ao post é triste ver a natureza ser tratada assim...

BASTOnadas disse...

Antes estivesse esta àgua como o relvado...
4 bastonadas a cada um

Unknown disse...

não se percebe esta gente..este povinho..que não vêm com os seus olhos, não ouvem com os seus ouvidos e -neste caso particular- não irá cheirar com o seu nariz!!!

é incrivel como, após realidades como esta serem cruelmente demonstradas, a passividade regional (nacional!!?)seja brutal!!!tão brutal ao ponto de algum iluminado vir a publico dizer que a barragem servirá populações e defenderá a natureza!!!!

quanto á relva no parque do mosteiro concordo plenamente que ela exista:é um serviço á comunidade, lamentalvelmente utilzado para jogar futebol! para o futebol em si, chegaria que a relva das rotundas,com uma manutenção caríssima, fosse utilizada nos parques desportivos das terras de basto...assim se apoiaria o desporto e a pratica do mesmo.

Dario Silva disse...

Que local aprazível para um piquenique...!

Anónimo disse...

aguas paradas nao moem moinhos, deixa vir o inverno e verás essas águas limpas.
Enche uma pixina com água da torneira, sem tratamento e em poucos dias verás assim a água