Quando a direcção Associação Recreativa e Cultural de Arco de Baúlhe (ARCA) decidiu tomar em ombros o esforço de construir um Lar e Creche, franzi o sobrolho. A ARCA já se tinha desvirtuado anos antes, com uma motivação estranha e súbita de se constituir como IPSS. Não sei se por empurrão ou a que que preço, sugando muita da energia da direcção, desviada do que devia ser a agenda normal de uma associação cultural.
Não tardaram as dificuldades de financiamento, agravadas por eventos de angariação defraudados, o que obrigou à mediação da Câmara Municipal e com o devido juro. A partir desse momento, era óbvio que bênção do Presidente de Câmara à obra, quer na gestão da turra com o Clube de Caça e Pesca, quer no empurrão dado com visita oportuna do então Ministro Vieira da Silva ao estaleiro, teria de ser correspondida com uma total... colaboração. E, como já se sabia, o modelo de gestão política local não seria tolerante a uma direcção que primasse que pela diversidade de gostos.
Posto isto, não admira agora a emergência de figuras espicaçadas pelo politburo socialista cabeceirense para tomar as rédeas da coisa. O embargo moral à actual presidente da A.R.C.A., ficou patente num aparte doloroso e escusado de Joaquim Barreto, a meio do discurso da inauguração recente do gabinete da direcção regional de educação na Casa do Povo. Tristemente, estas como outras insinuações e boatos vendem-se como pãezinhos quentes, e a polémica pode envenenar de morte qualquer instituição.
A realidade é que, fosse esta uma comunidade minimamente saudável, e diagnosticada a necessidade, o Lar e Creche de Arco de Baúlhe poderia ter seguido um modelo de subscrição pública aberto e suportado por organizações locais. O projecto, aliás, apresentava-se como uma oportunidade única para unir esforços de várias estruturas, nomeadamente do núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa, com experiência no terreno, que há muito demonstrava desejo semelhante e que podia lograr apoios da estrutura nacional da organização.
Mas não. A gestão politizada e sectária do associativismo impõe-se, de um lado e de outro, para o mal de todos. Pior ainda quando há empregos e influência à mistura. E esta instrumentalização partidária só tem agravado o processo de letargia da comunidade e agudizado o conflito entre pessoas e grupos. O ambiente de crispação criado já teve o seu momento deprimente à boca das urnas de Arco de Baúlhe, nas últimas autárquicas. Assim, caros conterrâneos, não há boa vontade que medre e tão pouco se há-de chegar a lugar algum.
Não tardaram as dificuldades de financiamento, agravadas por eventos de angariação defraudados, o que obrigou à mediação da Câmara Municipal e com o devido juro. A partir desse momento, era óbvio que bênção do Presidente de Câmara à obra, quer na gestão da turra com o Clube de Caça e Pesca, quer no empurrão dado com visita oportuna do então Ministro Vieira da Silva ao estaleiro, teria de ser correspondida com uma total... colaboração. E, como já se sabia, o modelo de gestão política local não seria tolerante a uma direcção que primasse que pela diversidade de gostos.
Posto isto, não admira agora a emergência de figuras espicaçadas pelo politburo socialista cabeceirense para tomar as rédeas da coisa. O embargo moral à actual presidente da A.R.C.A., ficou patente num aparte doloroso e escusado de Joaquim Barreto, a meio do discurso da inauguração recente do gabinete da direcção regional de educação na Casa do Povo. Tristemente, estas como outras insinuações e boatos vendem-se como pãezinhos quentes, e a polémica pode envenenar de morte qualquer instituição.
A realidade é que, fosse esta uma comunidade minimamente saudável, e diagnosticada a necessidade, o Lar e Creche de Arco de Baúlhe poderia ter seguido um modelo de subscrição pública aberto e suportado por organizações locais. O projecto, aliás, apresentava-se como uma oportunidade única para unir esforços de várias estruturas, nomeadamente do núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa, com experiência no terreno, que há muito demonstrava desejo semelhante e que podia lograr apoios da estrutura nacional da organização.
Mas não. A gestão politizada e sectária do associativismo impõe-se, de um lado e de outro, para o mal de todos. Pior ainda quando há empregos e influência à mistura. E esta instrumentalização partidária só tem agravado o processo de letargia da comunidade e agudizado o conflito entre pessoas e grupos. O ambiente de crispação criado já teve o seu momento deprimente à boca das urnas de Arco de Baúlhe, nas últimas autárquicas. Assim, caros conterrâneos, não há boa vontade que medre e tão pouco se há-de chegar a lugar algum.
48 comentários:
Ó Sr. Vitor por favor, não deite mais lenha para a fogueira. Cruz Vermelha!!!... por acaso sabe o caus em que essa instituição está tanto a nível regional como nacional??? uma vergonha. É claro e previsível que iria ser assim, uma obra dessas feita por uma associaçãozinha de bairro!!!tenham dó.
Para que conste, não sou desse conselho.
Uma visão correcta da realidade actual que marca as relações da Câmara com a ARCA. Mas, caro Vítor, de há 16 anos para cá tem sido sempre assim. Não há autonomia associativa neste concelho, pois a autonomia, pressupõe meios financeiros próprios para financiar projectos e iniciativas. A esmagadora maioria das associações do nosso concelho, sobrevivem na dependência subsidiária do poder local. Mas esse apoio financeiro autárquico, e que por ser público, deveria ter objectivos generosos, acaba por ter um preço difícil de saldar, que é as associações e os seus protagonistas perderem a faculdade de pensar e a planificação e gestão das iniciativas ser controlada a partir da Câmara. Ora esta situação conduz a choques inevitáveis, porque quem se envolve no associativismo e participa em iniciativas culturais, fá-lo por considerar que as associações são espaços de liberdade que podem contribuir para a realização pessoal e intervenção cívica dos intervenientes que se materializa no apoio ao desenvolvimento da comunidade, vila ou freguesia. Quem está no poder na Câmara de Cabeceiras entende que é limitando e condicionando as actividades das associações que se controla e manieta o poder. O Poder foge de associações independentes como o diabo da cruz, pelo simples facto das associações poderem potenciar o aparecimento de líderes ou protagonistas dinâmicos que venham no futuro a pôr em causa a estabilidade desse mesmo poder. Portanto, a palavra de ordem é controlar. "Se não concordas com as minhas ideias, então estás contra mim e fecho-te a torneira dos apoios". É assim que pensa o poder instituído. Era bom que a Câmara e a Direcção da ARCA resolvessem as querelas, mas temo bem que a situação se vá agudizar. A estratégia será nos próximos meses "secar a instituição" comprometendo a obra do lar Creche e cortando cursos de formação profissional, com a ligação directa ao gabinete de Vieira da Silva. A paragem das obras, e as dificuldades financeiras vão conduzir inevitavelmente a um descontentamento de vários sectores no interior da ARCA, que vão considerar que a única forma de voltarem os apoios é mudar a Direcção e colocar alguém alinhado com a Câmara. A Direcção cairá mais cedo ou mais tarde e a benção dos apoios retornará, alienando a capacidade criativa e o associativismo livre. Em tempos recuados eu diria que o povo do Arco, com o seu espírito bairrista se imporia e insurgiria contra estes "golpes de estado", mas infelizmente o que temos em Cabeceiras e no Arco é uma sociedade civil anestesiada e a quem não interessa nem convém afrontar o poder instituído.
Nada a que n estejamos habituados. Já são muitos casos de tentativas de controlo e asfixia do poder político ao meio associativo. Casa do Benfica de Cabeceiras, Clube de Caça e Pesca, Cruz Vermelha, adbasto, Atlético Cabeceirense (mais uma que está para fechar), Santa Casa da Misericórdia de Cabeceiras, Águias de Alvite, etç, etç O Barreto é a cabeça do polvo!
Arcoenses façam da ARCA o mesmo que o Atlético Cabeceirense o Chiquinho nomeia a Direcção e o abismo vem a seguir.
Já começamos a ficar fartos da tentativa sistemática de Joaquim Barreto esmagar todas aquelas associações que ousam desenvolver projectos autónomos. O poder deveria servir para apoiar as associações e não para as controlar ou esmagar financeiramente ou politicamente. Esta gente que comanda os destinos do concelho é mal formada e inculta, apesar de ter o povo quase todo domesticado, pelo medo. Quando me dizem que uma pessoa com a cultura e a formação cultural e moral do Chiquinho chega a Vereador e controla grande parte da Câmara, este concelho é mesmo uma anedota. É uma vergonha o que se passou aqui na escola do Arco, onde esse Chiquinho e o Presidente da Junta tb andaram no porta a porta, para mudar a Direcção executiva, só porque não gostavam da Presidente do Conselho Executivo (ou ela não lhes fazia as vontades todas) e colocar uma Direcção ligada ao Senhor Barreto. Felizmente que os professores, os funcionários e os pais, não se deixaram manipular. É simples: tudo neste concelho que funciona de forma autónoma, é preocupante e tem que ser controlado politicamente. Deixo aqui um apelo aos dirigentes da Arca. Não se deixem manipular e batam-se por princípios e valores. A verdade virá sempre ao de cima. E acima de tudo não se demitam. Ou estamos em democracia, ou não estamos!
Bem, em primeiro lugar que se note que "falo" enquanto voluntária dedicada e como associativista activa. Sou voluntária (como tu já foste) há alguns anos e visto a camisola da ARCA com um orgulho que nem imaginas. Sinceramente Vítor, fiquei deveras surpreendida com este teu post... Se ainda te lembras do tempo que estavas activamente na ARCA, deves recordar que A ARCA (tal como todas as associações… pois as associações têm que ser isentas de partidos políticos e religiões) não mistura associativismo com política, com muita pena de uns e de outros, e muita da eventual guerra descabida especulada, que ilumina mentes que têm tanto de brilhantes como de burrice, é apenas a tentativa abrupta de politizar a ARCA. É também deveras surpreendente o interesse repentino de tudo e de todos na actual direcção, actualmente OUTROS VALORES SE ALEVANTAM como diz o nosso nobre povo. Sim, eu sei, não te preocupes eu não tenho medo...ate porque respeito sempre tive e agradeço que também o tenham...não percebes-te, não faz mal, certamente que irá alguém doer-se. Quanto a mais questões meramente politicas que aqui te referes, nem comento, porque a minha devoção é o associativismo e não a política. No entanto, é necessário esclarecer que é completamente absurdo as ilações que podes induzir em alguns, por exemplo, quando referes a estranhas motivações para a ARCA se constituir IPSS, vindo de ti, certamente que foi distracção, só pode, o ano 1998 diz-te alguma coisa… Não quero entrar em discussões não produtivas...só peço, enquanto Arcoense, muito RESPEITO quando à ARCA se referem, foram os nossos pais, os nossos tios, a nossa família, os nossos amigos, os arcoenses que participaram de uma forma ou de outra na fundação desta Associação, há 33 anos atrás e nós, voluntários, sócios e devotos desta associação só tentamos dar continuidade em prol dos vindouros...
Nádia.
Há um equívoco de interpretação de tua parte:
Eu respeito a decisão tomada por sócios activos e dirigentes em transformar a ARCA numa IPSS. Mas também sei, aliás, que não foi tomada de ânimo leve e que levantou anticorpos dentro da direcção.
Embora respeite, nunca concordei com a decisão, e nem sou o único. Disse-o publicamente e em conversas pessoais, porque achava (e acho) que se disvirtuava vocação livre e voluntariosa da ARCA, expondo-a forças mais ou menos ocultas e previsíveis.
Com mais ou menos razão, este assalto desenfreado à associação é um sinal claro e esperado dessa fragilidade.
Que fique claro que eu não estou a por irremediavelmente em causa a boa fé e o esforço atlântico dos voluntários ou da actual direcção, no momento em que decidiram levar este projecto avante. Apenas penso que estas aspirações deviam ter sido geridas de outra forma. A ARCA não merecia este fardo.Acho que toda a gente percebeu no texto.
Do mesmo modo, como arcoense, e já o sabes, não tolero a tentativa de envenenamento político de uma colectividade diversa e independente.
Daí não te surpreendas que, neste aspecto e apesar do erro que precipitou esta situação, estou totalmente solidário com a actual direcção da A.R.C.A..
Estamos a falar de pontos diferentes, apenas me referi à questao IPSS...foi um processo complexo, que a então direcção da ARCA lutou afincadamente, nao tem nada a ver com o Projecto Lar de Idosos e Creche...sao duas coisas distintas...
É estranho o repentino interesse na ARCA, digo-te que na maior parte das actividades culturais, somos meia dúzia de pessoas a trabalhar, e é nessas alturas que eu gostava de ver essas mesmas pessoas que tanto criticam e apontam o dedo à direcção, e à associação no seu todo, a trabalhar...
As questões meramente politico-partidárias que referencias-te, sinceramente nao quero saber nao tenho que me manifestar, o que me incomoda é falarem da NOSSA Associação, apenas por mera especulação.Sabes tão bem qto eu, que isso é tema de comadres e de ponto manta de gato :)
Neste concelho chegamos ao grau zero da decência e da falta de vergonha por parte do poder instituído em Cabeceiras. Até há bem pouco tempo os dirigentes da ARCA eram dinâmicos e bestiais...agora, de um momento para o outro e na concepção de alguns passaram a bestas. É o preço a pagar por não obedecerem a tudo. É isto o Barretismo! Na concepção do poder, a ARCA devia ser uma associação (mini-fábrica) para pagar favores políticos e cimentar a "mãozinha", com lugares em cursos profissionais. Continuem a votar e a apoiar se acham que é esta a sociedade que queremos construir em Cabeceiras, para os nossos filhos. Uma sociedade baseada na bufaria, no controlo político e na falta de liberdade associativa. O senhor Presidente da Câmara e a sua polícia política local deviam ter vergonha. Eu como milhares neste concelho já votei, mas há muito tempo que dei para este peditório. Passem bem.
caro anónimo das 09h54 faça o favor de ter o Maior RESPEITO pela instituição que se refere como sendo vergonhosa..A CRuz VErmelha é uma instituição internacional que merece todo o nosso apreço e RESPEITO...
o que diz é simplesmente absurdo...
Há uma expressão muito adequada para a sua intervenção:
"Quem está de fora racha lenha..."
agora veio a moda do "trabalhem"..."falam, falam mas não trabalham"!!!este discurso ja me enjoa, porque aquilo que há alguns anos se percebe é que, na Arca, instituição que funciona quase com o regime monárquico - hereditário - não se querem pessoas para trabalhar com a ARCA mas sim para a ARCA, servindo, quase que religiosamente o homem ou mulher do poder!!nada tenho contra os presidentes ou presidentas mas sim com a sua forma de liderança, quase que infantil: (...)!!!!
querem pessoal para a ARCA??então tornem-na acessível a todos, inclusivé ás suas opiniões e não apenas a uma família e seus amigos e companheiros!voluntários há-os na cruz vermelha...a ganhar pouco ou nada!!!
olhem pó Desportivo que é acessível a todos!como era se houvesse formação profissional no desportivo???
e, este baixo nível foi provocado pela ARCA com os seus cartazezinhos infantis no carnaval..
e, vitor, concordo contigo, a arca perdeu a sua identidade!para quando uma pessa de teatro!!??
FORÇA Dª LUISINHA
ARRANJE-ME UM EMPREGO NO LAR
QUE EU CUIDO DAS FRUTEIRAS.
(LUISINHA: padeiro já a minha frente, e vai dizer o Chiquinho que temos mais uma para a lista)
ÚLTIMAS IN JORNAL O BASTO:
A REUNIÃO DA SOCAPA PARA FAZER A LISTA APADRINHADA PELO BARRETO COM REPRESENTAÇÃO EXCLUSIVA DO VEREADOR "CHIQUINHO" REUNIU DOIS APOIANTES: ´CÁCÁ (o da comissão fabriqueira que ensina os outros a ganhar dinheiro... lol) E O QUICO (maior concorrente das lojas dos chineses no ARCO)... todos os outros por bom senso mandaram passear a ideia.
JÁ NÃO CHEGA DEITAREM FOGO A CASA DO POVO PARA FICAREM COM ELA
Começo por saudar todos os intervenientes que muito atentamente li as suas opiniões... Começo por ficar entorpecido com o artigo do Vitor pelo que me recordo ja foi um associado participativo desta associação, coincidência ou não era numa fase onde o calor socialista lhe aquecia os pés dando-lhe um certo protagonismo na vida activa do mesmo. Quanto a ARCA muito prezo esta sua luta contra a politização, e esta tentativa de tomada de poder acontece porque realmente o projecto da ARCA vai ter uma grande importância não só para os cidadãos do arco mas tambem no concelho em geral, facto tal que mexe com muita gente que nos sabemos quem são. Quanto à Nádia de facto quem fala assim não tem papas na lingua, mas se te arranjassem um tacho no centro de saude do arco de baulhe? Continuavas a defender esses valores ou atravessavas as margens do rio e adquirias a conduta manipoladora do poder local? pois isso até é uma qualidade tua...
Quanto aos resto dos comentários não passam de uma verdade dura e cruel do mundo em que vivemos e em que nada fazemos para o mudar.
Bem haja
Caro anónimo das 21h21m se quer falar cmgo directamente tenha o bom senso de assinar...caso contrario quem me fala nas costas respeita-me a cara...o que me leva a pensar que realmente me tem em grande consideração...e um grd respeito...e desde ja enalteco a minha pessoa por ter imposto tamanho respeito para se acobardar desta forma...
A arca passa de uma instituição IPSS a uma situação SOS... Vamos lá por esses recursos a funcionar...
"cácá da comissão fabriqueira e kiko concorrente dos xineses".
muito bem!!!parabens,pois,cá está um comentário-modelo, daquilo que se produz na arca por uma ou duas pessoas que toda a gente sabe quem são!!!é destes comentários que vive a arca e é com estes comentários, que toda a gente sabe que existem e de quem vêm, que a arca quer pessoas para os ajudarem.
tenha vergonha na cara..Deus queira k não tenha 1filho/a sem o título de Dr. atrás porque vai-lhe dar um desgosto imenso.e claro está,também é tipico da sua parte criticar tudo o que é feito nesta vila:tascoela,festa dos djs,etc pois só o k faz é k é bem feito, claro.
dividir para reinar..é o que estão a tentar fazer no arco e na arca!!não deixem que a política mexa em tudo mas também não deixem a arrogancia e altivez de uns e estupidez bacoca de outras continuem á frente da mesma.tambem quero ser boluntario da arca mas tenho que receber a minha parte do bolo da formação...lol...tretas
Vitor, antes de mais queria-te saudar pela pertinência do tema que aqui levantas-te, pois precisa de ser muito debatido, e o mal maior revela-se como um espaço de debate saudável no Arco de Baulhe, de penar apenas alguma falta de educação de alguns intervenientes.
Na minha modesta opinião existe um problema no Arco de forma geral, e isso acaba por afectar todas as associaçoes aqui presentes. o Arco é pequeno para tantos ataques e sectaristas por parte dos seus actores motores. nada de bom e de interessante se conseguirá, se as partes estiverem de costas voltadas.
Quanto á ARCA, não sou familiar de nenhum dirigente da Arca, nem tampouco sou natural do Arco, e sempre que sugeri algo na Arca fui muito bem recebido e até aceite, e duvido que estes sentimentos manifestados por alguns comentadores nao estejam descabidos de algum ressentimento ou interesse individual.
Penso tambem, que a Arca se tornou um bolo apetitoso, pela escala que ganhou, pois pode vir a alimentar muitas pessoas e interesses de trabalho.
Estranho que na terra que dá morada ao povo mais cosmopolita das terras de Basto, que é o Arco, se deixe embalar em jogos e em questoes tão mesquinhas como as que estão na base desta pressão sobre a direcçao da Arca.
Estes estão lá a uma data de anos, e construiram o que a ARCA é agora, com um Lar prestes a abrir, e parece-me o tempo inapropriado para fazer o assalto que se prepara.mas sei que há muitos favores para se pagar, e mais umas tantas familias para segurar.
Bem hajam Arcoenses
Caro anónimo das 18:39, olhe que se calhar não é bem assim, Internacionalmente a Cruz Vermelha até trabalha bem, já Regionalmente e Nacionalmente... não sei não... ou antes, até sei.
Passe bem e continuem aí com a vossa "guerrinha".
Segundo sei a ARCA é uma IPSS desde o ano de 1998, reconhecida Centro Regional de Segurança Social do Norte, o Lar e a Creche são projectos recentes.
Caro anonimo das 21:22:
Concordo plenamente contigo, no que diz respeito à nadia certamente se lhe arranjassem um tacho até aprendia a nadar para atravessar a margem do rio eheheheh. E falo por experiência própria.
Anónimo das 22:17
Agora é que tu disses-te tudo...
São todos voluntários para mamar os honorarios na formação e são sempre os mesmos..
ò meus amigos vira o disco e toca o mesmo...
A ARCA é a ADIB do barreto...
meuze amigoze e minhaze amigaze, eze, eze..permitam-me o sentimentalismo:a ARCA é do Arco, o que me deixa orgulhoso.acima de tudo porque o Arco com o seu bairrismo,que o tenha eternamente e quem não gostar dele que atravesse o rio,continua no centro da região de basto pois é terra selvagem, que não se domestica, e que vende muito cara a derrota.isto tudo mostra k a ARCA tem força e precisa de um líder forte, mas acima de tudo, de um líder capaz de mover "massas" e não de as afastar,não sei se é o caso.sei kas pessoas passam e o arco fica..cru, bairrista, irreverente e opinador.
bom trabalho vitor..há muita sede de liberdade de expressão no concelho,ainda mais na vila de Arco de Baúlhe.não percebo pk os políticos teimam em não fazerem uma reciclagem ou um update.
Acho o comentário do Vasco da Gama de baixo nível, mas quem és tu para dizer o que disseste?? Uma coisa sei fazes parte da ARCA e és daqueles de onde não se espera nenhuma ajuda és sim uma pessoa que não devia fazer parte de uma instituição pública, o teu comentário é mesmo de filhinho do papá...
Acho que para não pores o teu nome deves estar preso por algum lado será que trabalhas para Câmara?
Que eu saiba O KIKO e o KAKA não trabalham para a Câmara trabalham no duro, e certamente com honestidade independentemente das suas ideias (livres) que tu deves respeitar... Pelos vistos querias que o KIKO e o KAKA fizessem parte da ARCA, vais acabar sozinho e sem a ARCA porque pelos vistos falta pouco... VIVA o Barreto...
Tanta tinta se gasta, tanta saliva se produz...
... dos actos todos palram, mas de acções nada se produz!
Será que enquanto a caravana não acabar de passar os cães continuarão a ladrar ou morerão de cansaço...
... vamos esperar para ver as cenas dos próximos capítulos!
A avaliar pelas opiniões expressas sobre este conflito, julgo que as posições estão excessivamente extremadas entre o Presidente da Câmara e a Direcção da arca. Estando a constar-se no Arco e fora do Arco que a Câmara entrou em ruptura com a ARCA julgo que à Direcção da ARCA não restará outra alternativa, para bem da própria instituição, senão demitirem-se. É o preço que têm que pagar por se terem deixado absorver pelos apoios e donativos camarários, para cursos e creches. O arrastar por muito tempo desta situação paralisará os projectos da ARCA e é bem mais importante para a população o que está em causa (Conclusão do lar e continuidade da formação), do que três ou quatro pessoas que lideram a instituição, que por mais que se tenham empenhado e sejam dinâmicas, se ficarem e n se demitirem estão a colocar os seus interesses pessoais acima dos interesses da população que pode vir a ser servida pela ARCA.
Neste como noutros casos, a politização das instituições tem sempre resultados nefastos. Mas infelizmente, em braços de ferro como este, o Presidente da Câmara sai sempre por cima.
Olá após a ausência de uns dias de internet...só afirmo o que os próprios me disseram.
Estaline pergunta ao cácá (UmBerto)se não é verdade as minhas informações.
E MAIS NÃO DIGO.
Agora deve-se ter o bom senso de saber o que se diz...
Eu fazia um desafio ao Sr. PI que era convocar uma sessão Pública para lavar roupa suja, de certeza que iria ter muitos colaboradores na sala para dar a língua. - com uma condição cara tapada e voz distorcida.... Enchia... e a câmara ia em peso e claro a Estaline cobrava os bilhetes
Bom dia
Polemicas á parte.
Vai haver eleições na ARCA ???
Viva ao Arco e o resto que se foda....
Fazendo uma avaliação geral dos comentários, podemos verificar que a arca so tem significado e importância para esas gentinhas do arco, 90% dos comentários são de habitantes dessa freguesia que andam preocupados no voluntáriado remonerado que é o novo fenómeno...
Fiquem tranquilos com a arca agora por favor não venham pedir esmolas para cabeceiras para satisfazer os vossos projectos... ok? Obrigado
ò anónimo das 20:52, pode ser que um dia o lar/creche lhe venha a servir, eu ja dei para o lar e também ja dei para outras associaçoes de cabeceiras, quando se pode nao custa nada ajudar
Olá Vitor. Apesar de não concordar com algumas das tuas afirmações, mas respeitando-as, ou não fosse eu socialista e democrata, felicito-te pelo texto oportuno e pertinente. Deixa-me dizer-te que estou de acordo quando dizes que o projecto do lar devia incluir o núcleo da Cruz Vermelha. No inicio do processo, eu defendi a apresentação do projecto em nome das duas entidades...
Quanto à tua afirmação "motivação estranha e súbita" da ARCA se constituir como IPSS, desculpa, mas estás a ser indelicado com os dirigentes (eu incluido) que nessa altura levaram a peito essa batalha. O trabalho árduo, moroso e mesmo desgastante que alguns dirigentes tiveram nessa altura, dos quais destaco o Dr. Norberto Silva, não pode ser "condecorado" com essa afirmação. Convém não esquecer que ARCA IPSS e Projecto Lar se distanciam no tempo em cerca de 10 anos.
Quanto aos comentários dos teus visitantes, fico admirado, e ao mesmo tempo feliz, por constatar um cada vez maior interesse em debater a ARCA.
Como sócio da ARCA, deixo à actual Direcção a minha manifestação pública de apoio incondicional, o que tenho feito aliás nas Assembleias Gerais (reuniões abertas a todos os sócios) e nos momentos de trabalho que antecedem qualquer iniciativa.
Para que não restem dúvidas, o meu nome completo é Jorge Manuel Magalhães Pacheco, (sim, irmão da actual presidente da direcção da ARCA), sou militante do Partido Socialista, SOU ARCOENSE, SOU ARCOENSE, SOU ARCOENSE(apesar denão viver no Arco à mais de 20 anos).
Abraço
Jorge, percebo a tua angústia pelo rumo que as coisas tomaram, mas acredita que o seres do Partido Socialista neste caso adiantará pouco ou nada. É bom que reafirmes o que disseste três vezes na parte final, que és arcoense, que neste caso é o valor máximo a preservar. O facto de dizeres que és do PS pode levar muitos de nós a pensar que a ARCA e muitos dos seus actuais dirigentes, nos últimos anos e até esta altura, que estalou o conflito com a Câmara, estavam alinhados com o poder instituído em Cabeceiras. E sendo assim a imagem que pode transparecer e não vos favorece mesmo nada é que "zangam-se as comadres sabem-se as verdades", e que a ARCA afinal era um instrumento ao serviço do poder, para cimentar e consolidar esse mesmo poder. A imagem que dá para o exterior dessa tua declaração PS e de incondicional apoiante da Direcção da ARCA é de que este conflito nãO PASSA de guerras intestinas no interior do PS arcoense. E isso é muito mau para a ARCA que deveria impor-se como sempre foi, uma associação livre, plural, arcoense, para servir os arcoenses e o arco. Quanto a seres PS como referi adiantará pouco ou nada, pois quem manda e quem define em Cabeceiras quem é do PS ou não, é o Barreto e a sua contra-informação. E acredita que se o Barreto começar a dizer que o Jorge Pacheco, a irmã, o marido da irmã e outros elementos da ARCA não são socialistas e estão contra a Câmara, o povo vai acreditar na palavra do Barreto. Não te eskeças que vivemos no concelho uma democracia encapotada que mais não é que uma ditadura comandada por um ditadorzeco fascizóide. Abraço
Olá Abel Alves.
Quando disse que sou militante do PS, foi apenas e só, porque o sou e porque sendo-o, nunca perdi a minha dignidade dizendo "ámen" com... Quem me conhece sabe isso, e também sabe que em trabalho associativo e afins por onde eu passei, nunca permiti nem pactuei com a entrada de politica.
Quanto às suas palavras "guerras intestinas no interior do PS arcoense", não as percebo, e se as há, afirmo-lhe com toda a verdade que não as conheço e não têm nada a ver com ARCA ou com a minha pessoa.
Quanto a comadres e compadres, depreendo dessa afirmação que o Abel não acompanha minimamente o desenrolar deste filme. Os conflitos institucionais entre os dois protagonistas já vêm de vários anos e várias direcções (das quais também fiz parte), aliás, prova provada de que esta Associação NUNCA foi um instrumento ao serviço do poder.
Quanto ao confundirem um partido com uma pessoa, enfim... (imagine um benfiquista deixar de o ser porque o seu actual presidente mandou...).
Abel conhecemo-nos? desculpe, não leve a mal, mas só Abel Alves, não consigo...
Grande abraço.
Parece que tenho um homónimo por estes lados, ou então é uma brincadeira de muito mau gosto.
Para que não hajam confusões, o Abel Alves, blogger e colaborador do Blogue Remisso, este que vos escreve aqui e agora mesmo, não é o mesmo Abel Alves que escreveu o comentário das 11:20.
Não sei nada sobre o assunto referente a este post e tão pouco conheço as pessoas envolvidas
nesta discussão.
Caro Abel, abéis há muitos. Eu sou de Cabeceiras e posso-te dizer que sou autarca. Não sou é do PS. Grande abraço
Vitor podias fazer um post a dizer que vai haver uma reuniao do Desportivo do Arco de Baúlhe dia 27 as 10 horas... para o pessoal aparecer e é na casa do povo. Os papeis devem aparecer nos cafés daqui a pouco tempo já que esta última não se realizou devido a falta de presença de associados... se quiseres criar aí um post acho que era intressante ver se o clube vai ter nova direcção e visto que é uma das mais antigas colectividades do Arco e está com falta de arcoenses a participar na colectividade...
Obrigado
PS: Não faço parte da direcção por isso não aceites o comentário, mas gostaria que a próxima reunião estivesse com a sala cheia, e acho que seria um bom tema a ser discutido aqui no teu blog.
Antes de mais quero felicitar o Vítor pelo trabalho feito no seu blog.
Ao ler a extensas respostas ao post original não pude deixar de reparar em algumas afirmações feitas pelos intervenientes, como esta :
"pois as associações têm que ser isentas de partidos políticos e religiões) não mistura associativismo com política, com muita pena de uns e de outros, e muita da eventual guerra descabida especulada, que ilumina mentes que têm tanto de brilhantes como de burrice, é apenas a tentativa abrupta de politizar a ARCA", pois Nádia Martins deve saber mais do que eu que a ARCA está politizada á muito tempo! Digo mais, tornou-se blindada a quem queira ser diferente ás ideias politicas e interesses da sua "gerência", deixou de servir unicamente os interesses dos Arcoenses tornando-se um negocio de família, aonde se servem primos, maridos, irmãos, esposas, etc.
Isto tudo são apenas consequências dos actos da "gerência" dos últimos anos, quem semeia ventos...
Saudações
SR. ANÓNIMO DAS 10:57, DEIXE DE SE ESCONDER DEBAIXO DA CAPA COBARDE DO ANONIMATO.
Quando temos razão, ou achamos que a temos, não devemos ter medos ou receios de opinar publicamente.
Numa sociedade democrata como a nossa, é inconcebivel que tantas pessoas se escondam nesta capa, intitulando-se donos da verdade. Se querem um Portugal melhor, dêem a cara e lutem por isso.
Estive no vosso lindo concelho dois anos lectivos que recordo com saudade, e onde não vi, nunca, dar valor ou considerar o trabalho do voluntariado.
Ao proprietário/moderador deste blog deixo um conselho, não pactue com a cobardia de um anonimato, porque um dia alguém o questionará:
-Com tantos comentários anónimos, quais foram os da sua autoria?
Bem hajam.
ó anónimo das 10:57..garanda tirada:
"A ARCA tornou-se blindada a quem queira ser diferente ás ideias politicas e interesses da sua "gerência", deixou de servir unicamente os interesses dos Arcoenses tornando-se um negocio de família, aonde se servem primos, maridos, irmãos, esposas, etc."
muita gente concorda contigo.
é mesmo assim ca arca tá:é uma Associação Restrita de Cidadões Arcoenses.so falta o brasão a porta pois o regime monárquico esta instalado, com a excecão do prsidnte ser mulher.
semearam ventos, afastaram tudo e todos com as suas ideias de géneo, criticaram e criticam o que os outros fazem porque,lá está, nao foram os geneos que criaram!!fou da-se..géneos de que??qé que são a mais cos outros?Sejam umildes pá
HAVIA DE VIR OUTRO SALAZAR!?
Finalmente fez-se luz nas hostilidades arcoenses, como sempre o poder serve primeiro para satisfazer os interesses familiares, e depois os do povo...
A afinidade encontrada dentro da estrutura da arca é preocupante...
Metam uma coisa na cabeça eles não estão lá a fazer favores a ninguém, eles estão lá para beneficio próprio €
Boas noites antes de mais os meus parabéns ao Victor pela sua frontalidade de conhecimento ao tocar em temas tão pertinentes. Estou presentemente a trabalhar na Invicta e embora visite o seu blog semanalmente julgo que as pessoas são muito radicais nos seus comentários pela minha noção.
Pelo que conheci e conheço da instituição foi sempre uma das poucas instituições que laborou com muito frenesim devido a sua postura das iniciativas que faz e que fez, pois se examinar todo o concelho eu não vejo instituição com tanto trabalho e animação. O presságio destes comentários todos induz o erro, pois sabemos que a entidade se torna “emancipada”, e sente-se que essas algumas pessoas que se querem apoderar do destino da entidade, sem nunca terem feito uma palha, desfrutando o frenesim público que aleitam é de muita pouca prudência.
EM DESFECHO CONCLUO-O QUE:
Tantos satíricos!
Está convidativa a erecção?
Devem tirar o filho aos fecundantes?
Devem os torpes assenhorear-se?
SAÚDO ATRAVÉS DESTA COMENTAÇÃO A INSTITUIÇÃO QUE TEM FEITO UM DISTINTO TRABALHO E DOU UMA PUJANÇA DE LUTA PARA QUE AVANCE E NÃO SE DEIXE APEAR PELA MESQUINHEZ CALCULISTA QUE TANTO SE PRESSAGIA NO QUE LI.
A ganância humana tem destas coisas.
Um grande abraço
Rui Carvalho
ooh anónimo das 03:13 daqui é o anónimo das 15:13
também deves querer meter a colher
huum
sr rui carvalho...não está em causa a qualidade da arca!esta em causa a quantidade de criticas que as familias (sobretudo a geração mais nova) que lideram a arca enviam para todos.desde "tascoela",comissão de festas, etc.a ARCA sempre foi um grupo fechado de pessoas, ligadas por familiares!apesar do trabalho no passado ter sido bom, sempre foi um grupo restrito.então, não entendo!!??não aceitam opiniões de ninguém do Arco (ve quem são os principas dinamizadores da arca e de onde são)porque acham-se acima de todos.e depois inda têm o descaramento de dizer que ninguem os ajuda e que"quem faz o que pode a mais não é obrigado".tão a ter o que merecem.talvez se fossem mais humildes, se aceitassem as ideias dos outros, se quisessem o lugar do poder por mérito e não por auto-imposição,talvez, tivessem mais apoio.e, talvez se deixassem dos festivaizinhos da treta onde so juntam meia-duzia de..........familiares, mais uma vez,e seus amigos!!!!verdade..verdadinha..
Vasco da Gama (Hélder) e que tal falar sobre 2 pessoas que se esconderam numa sala na Casa do Povo para ouvir conversas alheias, mas tiveram azar foram apanhadas.
A senhora Presidente da ARCA pôs uma corrente no Livro de Datas da ARCA... Estará com medo que ele ganhe pernas e fuja ou que alguém veja o que não deve ver?
Apenas para suplicar aos membros da ARCA (Associação Recreativa Cultural do ARCO) em que consiste uma associação, é que acho k andam um bocado olvidados no verdadeiro sentido do associativismo e principalmente do termo voluntariado…
“A expressão associativismo designa, por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direcção, conselho fiscal) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns. O associativismo, enquanto forma de organização social, caracteriza-se pelo seu carácter, normalmente, de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento da satisfação das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestações”
Saudações…
Ass: Nós por cá
Enviar um comentário