domingo, 20 de junho de 2010

De Prato Frio

Pelo que se já vai lendo por aí (em destaque do Jornal O Basto), o Ministério da Educação e a conivência do Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, optaram por encerrar o Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe, centralizando toda a direcção educativa do concelho em Refojos de Basto - ou Cabeceiras, como preferirem. A medida, podem alegar o contrário, não tem outro aroma que não o da vingançazinha no indisfarçável incómodo pelos sucessivos executivos em Arco de Baúlhe não cederem à agenda controleira dos Paços do Concelho.

Porque de resto, não há desígnio de contenção orçamental que o justifique. Não creio que a manutenção da actual estrutura directiva fosse tão cara quanto isso, se considerarmos o dinheiro do erário público gasto em feiras do cavalo, corridas do burro, touradas e outras tantas garraiadas oferecidas ao povo, sem ganho palpável na economia do concelho. Tanto é que não também não se olhou a despesas na criação de mais um apêndice burocrático, que é aquela coisa chamada Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto. Gente que por muito bem intencionada e instalada na velha rua arcoense, não é a que organiza iniciativas como a Feira Medieval, nem garante a saúde mental devida na idiossincrasia das gentes do Arco.

Neste sentido, mais que a oposição, quem deve estar a arder de raiva pela facada são os simpatizantes e militantes do partido socialista em Arco de Baúlhe e freguesias em redor, que apesar do pior naipe de candidatos de sempre, insistiram em engolir sapos e dinossauros e renovar a confiança nas escolhas da nomenclatura. São estes os modos do agradecimento.

21 comentários:

CarlosT. disse...

Soube a agora ao ler o este teu post.
Só tenho a dizer que é completamente lamentável e desnecessária, para não dizer outra coisa, toda este "manipulismo" levada por quem manda! Completamente asqueroso!!!
Só de saber que há muitos lambe botas que lhes esticam a passadeira....
á conta destas e de outras o partido na presidência, vai-se afundando no pântano criado por esta gente.
CarlosT

Vítor Pimenta disse...

Pelos vistos nem tiveram a hombridade de informar pessoalmente os actuais presidentes dos agrupamentos. Foi por telefone, curto e grosso. Enfim. Vai-se lá compreender estas coisas.

Anónimo disse...

Que não fiquem no brandir da palavra.
Façam como São Martinho que enfrentou a «Serpe» ou a «Coca», consoante o localismo.
Os empossados nos cargos directivos, levem o «Dragão» à barra dos tribunais, se tiveram a coragem do Santo.
JEQ

Anónimo disse...

Este encerramento faz lembrar ou vem na linha dos pouco antigos "saneamentos políticos". Mas o que mais custa é ver, de facto, os "lambe botas" do costume a reagirem como sempre (não reagem, pura e simplesmente, apenas abanam a cabeça quando o "chefe" fala. Mas, como diria alguém "só têm aquilo que merecem".
Nas ofertas ao povo podíamos enumerar muitas outras mas para quê?
Lá tem que ir o povão prestar vassalagem ao chefão.
Claro que em termos económicos quem perde é o Arco mas também neste aspecto anda muita gente a dormir há muito tempo. Continuai a defendê-los e o desastre terá outras dimensões.
O denominado apendice burocrático era, na minha perspectiva, uma forma de controlo que, agora, perde a sua principal utilidade. Não me admirava nada que dentro de pouco tempo também se extinguisse.
Parte disto tem a ver com a ciumeira que lhes causavam as realizações deste dinâmico núcleo (não eram só as feiras medievais, eram os carnavais, as feiras gastronómicas, as marchas, ...) enfim a entrega dos envolvidos.
Um dia vai-vos tocar e só aí é que vão acordar. Pode é ser tarde .

Anónimo disse...

Aqui ficava bem a boa educação. Na Feira Medieval foram convidados, vieram, gozaram com a situação, já sabiam de tudo e nada disseram. As gentes do Arco não lhes mereciam isto.
Agora toca a agradecer.

Eduardo disse...

Vítor disseste bem. É absolutamente incompreensível que se extingam agrupamentos de escolas e se mantenham as equipas de apoio às escolas do Basto e do Ave. Para que saibas informo-te que aqui há uns 6, 7 meses em Braga havia apenas um CAE ou Coordenador de Área Educativa. Aliás havia um mais ou menos por distrito. Agora, em Braga, criaram 14 vê bem! 14 Cae (s). Quem ocupou estes Cae (s) que são um sorvedouro de dnheiro público com ordenados principescos. Aqueles políticos que a nível local não conseguiram a eleição para Vereadores ou Presidentes de Junta. É isto que é pernicioso. Extinguem-se agrupamentos para poupar uns trocos, no combate ao deficit, mas deixam-se estar os comissários políticos. Não há neste país um rumo, uma estratégia correcta em educação. Elegeram-se os Directores há meia duzia de meses, para agora se mandarem embora. Constroem centros escolares e logo a seguir encerram-se agrupamentos de escolas, mas mantêm-se os Comissários Políticos. Este país não tem a mínima hipótese! Andamos só a fazer de conta que reduzimos o "deficit". Os alunos vão ser os principais prejudicados e da Câmara de cabeceiras tão solícita a colocar-se ao lado das populações quando se perspectivava o encerramento local de escolas, não se houve uma única palavra. São todos uma verdadeira merda!

Anónimo disse...

Enquanto andaste do lado deles nao dizias nada, mas como querias ser algo mais la dentro e nao te deixaram agora nao tens outro remedio senao falar mal deles para disfarçares um pouco!

Anónimo disse...

e realmente impressionante a tendencia de o sr engenheiro secar tudo de bom que havia no arco...... so tenho pena que o arco ja n seja o arco de uns tempos atras..
Mas quem ta a fazer do arco assim sao os arcoenses..esta na hora de abrir os olhos.. e de lutar pelo que nosso . nao olhar a partidos mas sim aos interesses da populaçao arcoense..interesses esses que nao sao defendidos pelos membros da nossa juntas (armando duro)...O arco e dos arcoenses , nao e da emunibasto ou do barreto!!!Ja chega de abanar com a a cabeça so pq veem ali um punho ou a cor rosa...

Dario Silva disse...

Mas se o Grande Líder Barreto organizar uma Visita de Desagravo junto à Câmara Municipal de Lisboa com dois autocarros de velhinhos, não ajuda?
Até estou admirado Mao Tse Barreto ainda não ter fretado os autocarros, comboio é que não que isso é bicho mau!…

Anónimo disse...

Começando a contar o número de gestões para abalroar em troca do poder as situações são muitas e só não vê quem tiver cabeça dura:
1- Xapelada das eleições de Braga (actual conselheiro do secretário de estado)
2- Tentativa de assalto ao Centro Paroquial de Abadim
3- Assalto a fundação AJ Gomes da Cunha - no qual agora não toca pois o Vice Presidente da Câmara foi na lista do PS, imposto pelo partido e não imposto pelo Barre... pois queria introduzir mais "executantes" - é isso que faz falta JM - pessoas assim
4 - Assalto aos Bombeiros Cabeceirenses - ao qual o digníssimo estratega Jorge Machado entrou, e não deixa mexer - é isso que faz falta JM - pessoas assim.
5 - Assalto a Cabasto, que utilizou a estratégia do livro da Assembleia.
6 - Assalto a Associação do Maronês (o chiquinho tratou do assunto)- roubaram o livro ao Presidente da Assembleia e fizeram as eleições escritas.
7 - Eleições escritas na ADIB realizadas em Janeiro Fevereiro de 2010 com data respectiva para o ano de 2009 - Alguém viu alguma convocatória? Nadinha de publicação em lado nenhum quanto mais no seu famoso jornal politico.
8 - Assalto a ARCA com a mesma estratégia - no qual o tiro lhe saiu pela culatra - O Presidente da Assembleia "emborrachado" pelo ouvido através do chiquinho (não é o chiquinho que manda, já sabemos que é o Barre). Coitados de quem lá está, lutam sozinhos.
9 - Venda da Mútua de Basto em Celorico ao Muncipio de Celorico através de um projecto aprovado para o concelho de Cabeceiras "As estradas a Norte do Concelho". - Coitados dos associados
10 - Devoramento do agrupamento de escolas que tentou minar no Arco - já ansiava há tanto tempo por devorar o excelente trabalho e abafar a Professora Senhorinha - Lamentável
11 - Aluguer do Pavilhão da Rural Basto a particulares quando o mesmo é um entreposto comercial para os agricultores....
12 - E o centro empreserial que a associação do Alto Ave queria criar em Cabeceiras e o Barre - disse que não.
13 - Os financiamentos politicos - ACA, EDP... que nos cobra e aumenta a electricidade - no resto da Europa diminui em Portugal aumenta, claro vai haver barragem nem que tussa o povo todo.
é tanta a asneirada e nós aqui adormecidos
Vamos para rua, cada vez me dói mais ver um 25 de Abril para os insaciáveis que o fizeram, cada vez chego mais a conclusão que só foi feito para interesses próprios e nunca ajudou o povo dos cravos.
NÃO VAMOS TEMER - BASTA - VAMOS ORGANIZAR E LUTAR PELO NOSSO BEM ESTAR E NÃO PELO SIMPLES PODER DE TER O NOSSO VOTO NA MÃO.
ABAIXO O DOMÍNIO DOS COMANDADOS.
QUEREMOS UMA BOA GESTÃO
QUEREMOS UMA ECONOMIA SAUDÁVEL
ABAIXO QUEM É CORRUPTO
JÁ ANDO AQUI HÁ MUITOS ANOS E AQUILO QUE OUÇO DIZER É QUE ELAS PAGAM-SE CÁ TODAS.
ESPERO SINCERAMENTE E COM MUITA VONTADE DE VIDA QUE SEJA FEITA JUSTIÇA NO MAIS BREVE POSSÍVEL - VAMOS LUTAR TODOS POR ISSO
escreve para aqui: justicabecei@gmail.com
vamos fazer um núcleo de luta

Anónimo disse...

QUE GESTÃO MAIS GRAVOSA DE PODER PELO PODER
Fico muito boquiaberto de ler rever e aparar jogadas de "tremideira".
Em primeiro lugar fico surpreendido dos Arcoenses e toda a população Cabeceirense se deixar arrastar por uma cabeça tão comandante (e cobarde que está sempre escondida), que arrasa e enfraquece cada vez mais o concelho.
A árvore é fácil de fazer
Barre... - O solitário escondido e medricas - só ganha altivez com a sua equipa, pois em estado não grupal até foge.
chiqui... (não merece nunca letra maiúscula) - Obediente executador das ordens e desordens do comando(O Chico Dário devia-lhe dar mais umas lambadas)
fátima oliv.... (idem)- O pior da ralé executante do mesmo comando.
vereador da voz femenina (idem) - inicia o triste e forte comando da disciplina executiva.
Fati... - encostada até aos dias de hoje, acordou com mais um punhado de poder - quem diria que a mulher se iria transformar e abandonar a humilde educação que teve.
Ire.. Font.. - idem + camuflada, mas toda comandada.
Rosa Mir... - a espera da oportunidade insaciável, "n" comandada e não só.
e faltam aí mais alguns. mas para não tornar o texto muito xato, fico-me por estes, os quais considero uns capatazes exímios onde seguem as palavras do BARRE: "se não há respeito há medo".
E O MEU GRITO DE GUERRA PASSA POR UMA CAUSA:
"VAMOS LIBERTAR CABECEIRAS"
Lutar por politica para as pessoas e não para ajudar o comando central a piorar e desfasar o pouco que ainda há.

continua

Anónimo disse...

ANDAR COM ESSE ARMANDO DURO..FODASSE!É UM MEDROSO...FAÇA-SE ALGO...o povo comanda, o povo decide...VAMOS-NOS UNIR..BASTA DESSE BARRETE DE GENTE

Vítor Pimenta disse...

Bem, eu acho que neste caso a melhor atitude que poderia ter um Presidente de Junta era colocar o lugar à disposição, remetendo para a assembleia de freguesia a decisão de eleger de um novo executivo ou a convocação de eleições antecipadas.

Ou isso ou o entorpecimento generalizado, que até é o mais fácil m os 7-0 da selecção estas distracções da bola.

Caro anónimo das 2:04, vê-se perfeitamente que me conhece como pessoa e cidadão.

Anónimo disse...

VOTA PS

Anónimo disse...

REVOLUÇÃO...BASTA

Anónimo disse...

Viva o Barreto...
Ai vocês queixam-se, agora? Mas as pessoas que estão agora a fazer estes comentários á Che Guevara, já andaram com bandeirinhas do Ps atrás do Barreto, tal como o dono do blog e mais 90% dos membros da Arca.
E o que digo é isto vocês deixaram a planta enraizar-se tanto no Arco que os arcoenses já nem dão por ela.
Perguntem aos arcoenses se querem liberdade? se querem ter qualidade de vida?
A resposta é avassaladora, não, os arcoenses querem isto tal como está senão acreditam vejam o resultado das últimas eleições... Para que não haja confusão sou de Refojos e sou livre.
Bem haja...

Anónimo disse...

Viva o Barreto...
Ai vocês queixam-se, agora? Mas as pessoas que estão agora a fazer estes comentários á Che Guevara, já andaram com bandeirinhas do Ps atrás do Barreto, tal como o dono do blog e mais 90% dos membros da Arca.
E o que digo é isto vocês deixaram a planta enraizar-se tanto no Arco que os arcoenses já nem dão por ela.
Perguntem aos arcoenses se querem liberdade? se querem ter qualidade de vida?
A resposta é avassaladora, não, os arcoenses querem isto tal como está senão acreditam vejam o resultado das últimas eleições... Para que não haja confusão sou de Refojos e sou livre.
Bem haja...

Vítor Pimenta disse...

pois caro anónimo. até tem a sua razão. mas que sugeria em alternativa? hmm

Anónimo disse...

Ao Sr. Anónimo das 14:54:
Sr. anonimo, não sei se é assim tão livre, se fosse, não era anónimo...

anónimo, que remédio!!!

Xkizitah disse...

Infelizmente, a maioria dos comentários aqui feitos, são assinados por anónimos...Se pensarmos bem, acho que isso significa alguma coisa.

Anónimo disse...

Claro!!! que remédio...