sábado, 14 de maio de 2011

gosto disto

(...) não vale a pena entrar numa “guerra de território”, a freguesia pode continuar a existir como território e identidade, o que é necessário é agregar Juntas de Freguesias. Várias freguesias podem agrupar‐se numa única Junta e Assembleia de Freguesia, devendo, neste particular, ter‐se em especial atenção a realidade rural, as distâncias geográficas, os equipamentos ou as redes de transportes existentes.

a proposta lançada pelos populares e sustentada no que disse ontem paulo portas em debate com passos coelho é realista e mais consensual que uma fusão cega de freguesias e municípios.  no que concerne ao aumento da dimensão e capacitação financeira ao nível das freguesias, esta pode passar pela agregação de várias juntas numa só, mantendo as unidades territoriais anteriores uma mesa de voto (um ciclo eleitoral), onde podem eleger membros para uma só assembleia de freguesia(s) e daí um executivo. isto permite um aumento das competências de decisão e de intervenção, mantendo as anteriores relações históricas e afectivas das populações. assim, como disse portas, uma junta "não tem de andar a pedinchar ao presidente da câmara", como acontece actualmente e que muitas vezes obriga os eleitores a alinhar o sentido de voto da assembleia de freguesia com o voto para a assembleia e câmara municipal.

4 comentários:

Anónimo disse...

O CDS é o único partido dos 3 que pode mudar Portugal e as suas mentalidades,não á ninguém que apresente propostas para mudar o estado da nação a não ser o CDS.

Paulo Pinto disse...

Concordo com a ideia. Pôr as populações em pé de guerra e a sentir que em Lisboa é que se decide tudo não seria bom para ninguém. Parece uma solução sensata. Não há que ter preconceitos pelo facto de provir do CDS.

Anónimo disse...

tb concordo...não há cá paninhos "quentes" para ninguém....Alto convívio hoje em Cab...quem paga a factura? não tamos em contenção??....mas é preciso animar o povo!!! e votos,.., mtos votos,...

Anónimo disse...

Claro é preciso ter os animais (neste caso burros) sempre fartos pois pode ser preciso fazer serviço extra....