quarta-feira, 4 de maio de 2011

incontornável

superfreg
com o fmi nas rédeas e um país com 308 municípios e 4.259 freguesias,que precisa de optimizar a sua administração pública a redução do número de autarquias está na ordem do dia. aliás como sempre esteve. é a mais importante discussão do poder local até 2013 e que deve ser feita por todos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Eu não concordo, nestes meios rurais e de grande area de intervenção, que se juntem tão grandes freguesias. Concordo sim que nos grande aglomerados populacionais tais como grande centros, na redução das freguesias porque todos sabem que quase ninguem sabe onde é a sede da sua junta e muito menos quem é o presidente e respectivo executivo. Concordo e acho crucial acabarem com as freguesias sede de concelho, sei que pode ser incomportavel para alguns mas em que se justifica a existencia de uma junta como a de Refojos? A camara faz tudo e os restantes seviços a funcionaria que está na junta pode passar a fazer o serviço dependendo da Camara Municipal, sempre deixam de haver custos de instalações e principalmente remuneração de 3 membros da junta em que na generalidade dois deles estão lá só para receber o dinheirinho ao fim do mês.

Anónimo disse...

Cabeceiras so precisa de 4 freguesias, refojos, bucos, gondiaes e cavez

Anónimo disse...

sem dúvida.concordo totalmente com isso. passe-se a vila de Arco de Baúlhe (em conjunto com faia e vila nune) para trás-os-montes. é tão bom saber que temem tanto o poder económico do Arco.
ps: porque não alteram o nome de Refojos para "Vila Nova da Dependencia das Obras Públicas"?ahaha

Anónimo disse...

Ó meu caro anónimo 16:32 o auge dos tempos economicos do arco ja la vão, ja não ha tráfico de tabaco, roupa nem empresas ficticias... até parece k o FMI chegou mais cedo ao arco.

Anónimo disse...

E vocês chegaram ao fim da linha. Atrasados mentais.

Vítor Pimenta disse...

caro anónimo das 23 e coiso, eu percebo a provocação, só não compro o isto: quão equilibrado é juntar as duas freguesias urbanas numa só, só as duas com 6000 votantes em conjunto e depois ter depois freguesias como gondiães com menos de 400.

Eduardo disse...

A reorganização das freguesias em Cabeceiras deveria partir dos 4 pólos urbanos, Arco, Refojos, Cavez e Cabeceiras ( S. Nicolau)
E 4 freguesias chegavam e sobravam!
Alguém acredita que se justifica uma freguesia com 150 residentes como Passos ou 65 habitantes no caso de Vilard e Cunhas? É necessário racionalizar os recursos disponíveis.

Anónimo disse...

Concordo consigo Eduardo.
Algo terá que ser feito, não faz nenhum sentido manter as freguesias que sofreram desertificação. Esta é a verdade.

Cumprimentos

Vítor Pimenta disse...

do eduardo, sem dúvida, a proposta mais equilibrada. o mapa acima foi apenas um dos pontos de partida. tem de haver uma discussão inteligente sobre isto, porque o processo não vai ser muito consensual.

Paulo Pinto disse...

É anacrónico manter freguesias onde não há cão nem gato que não tenha que dar o nome para as listas da assembleia de freguesia, pois os adultos residentes abaixo dos 70 anos se contam pelos dedos...
Mas então e os concelhos, não irão também ser reduzidos? Continuaremos a ter quatro na região de Basto? Possivelmente Cabeceiras e Celorico irão juntar-se. A ocasião é a ideal, agora que tantos autarcas não vão poder recandidatar-se...

Anónimo disse...

Já que falamos de freguesias e afins, não era oportuno alguém contar o que se passou na de Riodouro???????????
Parece que o caso foi mesmo sério. JUnta de freguesia, conselho directivo dos baldios, ...

Anónimo disse...

Nimguém está interessado nisso. Mas já agora era interessante saber-se porquê. Ou talvez não.

Anónimo disse...

É o poder local a abafar as asneirolas feitas pelos seus bonecos... Compactuar com corrupção é ser cumplice de corrupção.

Vítor Pimenta disse...

não creio muito sensata a fusão de municípios, muito menos acho exequível a fusão de cabeceiras com celorico. prefiro uma fusão de freguesias, ponderada, com reforço dos poderes e de orçamentação. acho de exemplo paradigmático uma junta de freguesia como a do Arco não ter competências nem orçamento no urbanismo, sobretudo quando a câmara municipal se desleixa da regulação e tem feito um trabalho vergonhoso nessa matéria.

miguel disse...

Concordo com o ultimo comentário do Vitor Pimenta, fusão de municipios acho uma utopia seria necessário uma profunda reforma no sistema da administração local, pelo que a fazer essa reestruturação iria-se gastar alguns milhões de euros. Já em relação às juntas de freguesia acho deve se fazer a junção se não mesmo extingui-las. Qual a utilidade que faz uma junta de freguesia? Passa umas declarações e uns atestados assina umas provas de vida....!!!! Esse serviço pode ser perfeitamente executado pela camaras municipal.
Agora e só fazer as contas cabeceiras tem 16 juntas pelo que vi no mapa, cada junta tem três elementos remunerados (dois deles só recebem o cheque no fim do mês pois não fazem nada), fora o pagamento das senhas de presença em assembleias, Agora pergunto não era mais bem gasto esse mesmo dinheiro em infraestruturas para beneficio das populações?
Já agora a titulo de curiosidade o que se passou na junta de Riodouro

Anónimo disse...

tantas utopias.tanta gente com receio de reformas.tanta gente com medo de mudança.porque??por causa dos tachos, panelas e cunhas?

triste povo este que nem na revoluçao dos cravos conseguiu fazer uma verdadeira revoluçao..com mortos e presos.foi tudo demasida e estranhamente pacifico.

para mudarmos temos que entrar pelas utopias e pelo barulho.temos que agitar as "augas" e trazer a baila toda a poeira.sem grandes reformas, ficaremos igual.sem acabar com os lobies e com os 4 ou 5 empregos para uns e 0 para outros nao teremos futuro.acabem com as elites e teremos Portugal justo de novo